Como Limpar O Estofado Da Cadeira?

As cadeiras e poltronas estofadas são perfeitas para deixar um ambiente mais sofisticado e elegante, além disso, são confortáveis e aufere ao usuário um aconchego que não é possível encontrar nas cadeiras comuns.

Apesar de todas as vantagens que as cadeiras estofadas apresentam, elas sujam mais facilmente do que as cadeiras normais, e a sua limpeza exige mais atenção e cuidados. Por isso, é sempre importante saber algumas dicas pra que ela ocorra da melhor forma.

Por Que É Importante Limpar Os Estofados Das Cadeiras?

Existem alguns segredos na hora de limpar o estofado das cadeiras e também poltronas, já que a estrutura deve ser limpa de maneira diferente da parte estofada. Normalmente a estrutura da cadeira é feita em um material sólido, sendo as mais comuns as de metal ou madeira, já o estofado, que consiste em um revestimento de pano com espuma para deixá-lo macio, encontra-se pregado na estrutura, porém, deve ser limpa de maneira separada.

O estofado das cadeiras é um local que normalmente está exposto à sujeira já cotidiana, como resíduos do ambiente que impregnam na sua superfície, e também é um local propício para acidentes, como a queda de alimentos ou bebidas. Outros resíduos que também deixam o estofado poluído são os pelos de animais, as poeiras escondidas no ambiente e os poluentes da rua que ficam nas peças de roupas e sapatos.

Tais sujeiras podem gerar acúmulo de bactérias e ácaros que ao longo prazo pode causar problemas de saúde nos usuários, como alergias e algumas doenças respiratórias, por isso é muito importante que haja a limpeza correta dos estofados, tanto uma limpeza mais simples mensalmente e uma limpeza profunda ao menos três vezes ao ano.

Como Limpar O Estofado Da Cadeira?

Apesar de a limpeza no estofado da cadeira ser extremamente importante, uma boa dica para conservar o objeto limpo é usar uma capa plástica, que não absorve tanta sujeira do ambiente quanto o estofado em si. Também é possível usar capas de outros tecidos, como sarja, podendo ser uma boa proteção para a cadeira e mantendo a elegância que o estofado proporciona.

Para começar a limpeza do estofado de uma cadeira é preciso que ocorra uma boa aspiração, para que toda a poeira seja removida, assim como a sujeira mais superficial, tal como migalhas e possíveis pelos. É importante que o aspirador de pó possua um acessório específico que contém o bico achatado, esse estilo de acessório foi desenvolvido para a limpeza de tecidos, como almofadas, tapetes, e claro, os estofados.

Limpando o Estofado da Cadeira

Limpando o Estofado da Cadeira

Caso esse acessório para o aspirador de pó não esteja disponível em casa, é possível criar um acessório alternativo com produtos disponíveis em casa: basta acoplar no cano do aspirador um rolo de papel higiênico com a sua extremidade que está na ponta amassada, criando uma espécie de bico achatado, que produz um efeito similar ao acessório criado para esse fim.

Após esse primeiro passo, chega o momento de analisar com qual material o estofado foi feito, pois depende dele para saber como a limpeza deve ser feita. Normalmente os estofados são feitos em linho, algodão, camurça, veludo, couro ou courinho. É preciso analisar o tecido do estofado e também a sua etiqueta, onde haverá informações sobre como a limpeza deve ser feita para que não ocorram danos ao produto.

Quando a etiqueta contém uma letra P, quer dizer que o estofado deve ser limpo a seco, essa é a limpeza mais simples e pode ser feita com produtos de fácil acesso, encontrados no supermercado. Já as etiquetas que contém a letra W demonstram que a lavagem do produto deve ser feita úmida, aqui o processo é apenas um pouco mais complicado, porém, pode ser feito em casa. As etiquetas com a letra F exigem que o produto passe por uma higienização especializada por empresas que fazem esse tipo de processo.

Para a limpeza úmida, deve-se usar água misturada com alguns produtos de fácil acesso e que normalmente são encontrados em casa, sendo eles: álcool 99%, bicarbonato de sódio, vinagre branco e amaciante de roupas. Os produtos devem ser incolores para não manchar o estofado, essa solução é simples e consegue remover toda a sujeira presente no estofado.

Para aplicar na cadeira bastante usar um borrifador e uma escova de cerdas macias, vá borrifando e esfregando o estofado no sentido das fibras do tecido. Após passar um tempo esfregando com a escova, basta passar um pano seco em toda a área do estofado, e deixar o produto secar naturalmente, caso ele se mantenha molhado por muito tempo, pode ser feita uma secagem com aspirador de pó ou até mesmo secador de cabelo.

Já para os produtos com um revestimento mais firme, como o couro ou courinho basta usar uma mistura de água com sabão ou detergente neutro. Essa mesma mistura pode ser aplicada em produtos revestidos com camurça, no entanto, a quantidade de sabão deve ser bem baixa.

Como Limpar Manchas Do Estofado Da Cadeira?

A limpeza de manchas é feita de maneira diferente da limpeza regular, já que as manchas exigem métodos de remoção mais especificas, o que vai depender de qual produto causou a mancha, em primeiro lugar. O ideal é que as manchas sejam removidas ainda frescas, porém, caso elas já estejam impregnadas no tecido, não adianta esfregar o local que ela não será removida, sendo necessário procurar um especialista em limpeza em alguns casos, para que ela seja feita corretamente.

Porém, quando as manchas são recentes, é possível tomar algumas medidas rápidas sendo capaz de limpar a maioria das manchas quase que imediatamente. Cada mancha exige um tipo de limpeza, confira as mais comuns:

  • Mancha de maquiagens ou tinta de caneta: Assim que a mancha for feita o tecido do estofado deve ser limpo com um pedaço de papel, removendo assim o excesso de sujeira. Depois, use um borrifador com uma solução feita com água morna e detergente, esfregando gentilmente com uma esponja de cozinha. O local deve ser seco com um pano. Caso tenha demaquilante em casa, o produto pode ser usado antes da água com detergente neutro.
  • Bebidas coloridas (vinho, refrigerante, café e outros): Cubra o local da mancha com folhas de papel toalha para que o excesso de líquido seja removido. Começa a passar toalhas de papel fazendo uma limpeza das bordas para o centro, pois assim a mancha não irá se espalhar. Use uma esponja macia com água com gás ou água tônica, depois, aperte mais folhas de papel toalha na região até que todo o líquido colorido desapareça. Depois, faça uso de uma solução com água e sabão para que toda a sujeira seja removida.
  • Mancha de Gordura: Faça uso de um papel toalha para remover o excesso de óleo, depois, use um pouco de talco ou amido de milho para absorver ainda mais o óleo. Deixe o pó na mancha por cerca de 15 minutos, depois, o remova com um pano umedecido em uma solução de água e detergente neutro. Após passar o pano, escove a área com uma escova de cerdas macias, usando um borrifador com a mistura feita com álcool, bicarbonato de sódio, vinagre e amaciante.

    Retirando a Mancha

    Retirando a Mancha

Dicas Para Manter O Estofado Da Cadeira Limpo:

  • A limpeza com aspirador de pó deve ser feita de maneira rotineira, ou seja, de duas a três vezes na semana. Dessa forma o local se mantém limpo e a limpeza mais profunda pode ser feita em um tempo mais espaçado.
  • Tome cuidado com a secagem do estofado, o ideal é que mantenha a cadeira no sol por algumas horas e depois a deixe secar ainda mais um tempo dentro de casa, essa secagem pode levar até 24 horas.
  • Cuidado com a quantidade de água usada durante a limpeza do estofado, já que o excesso de água pode ser prejudicial para a cadeira, podendo manchar o estofado ou danificar a espuma que o preenche. Produtos químicos que não são específicos para o estofado podem danificá-lo e até levar a sua inutilidade.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *