Como Usar Churrasqueira Elétrica Com Água

Você está considerando comprar uma churrasqueira elétrica com água? A fama desse equipamento de não fazer fumaça e ajudar a deixar as carnes mais suculentas vem conquistando uma legião de adeptos, no entanto, é crucial saber como usar o aparelho assertivamente para evitar acidentes.

Um equipamento elétrico que usa água pode ser bastante perigoso nas mãos de um churrasqueiro despreparado e desatento para questões básicas de segurança. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre a churrasqueira elétrica com água e como usá-la sem se arriscar. Já mencionamos que se foi possível escolher outro modelo de churrasqueira é indicado, pois assim você diminui as possibilidades de superaquecimento e choque elétrico.

A Churrasqueira Elétrica Com Água

 Esse tipo de churrasqueira deve ter sempre o nível de água indicado na bandeja para que realmente não faça fumaça e para evitar a queima da própria bandeja. Sendo assim ao adquirir esse equipamento é importante ter cuidado com a adição de água. O ideal para esse equipamento é trabalhar com cortes mais finos de carne que cozinhem mais rapidamente como fraldinha, maminha e picanha.

Carnes maiores e/ou que demandam um cozimento mais lento como cupim e costela não devem ser preparados nesse tipo de churrasqueira. Nesses casos é muito fácil que a carne fique queimada por fora e não asse por dentro. Ressaltamos ainda que churrasqueiras elétricas podem se tornar um gasto e tanto se forem usadas com grande frequência.

Suculência da Carne

 Abaixo da grelha há um mecanismo de resistência cuja função é garantir que a carne fique mais suculenta. A água dessa churrasqueira tem como função aparar a gordura e evitar que a fumaça se manifeste. O calor faz com que a água evapore e retorne para a carne. A grande vantagem dessa churrasqueira é oferecer a possibilidade de ter a carne no ponto, mas sem carvão espalhado para todo lado e sem fumaça que gera confusão com os vizinhos.

Suculência da Carne

Suculência da Carne

Contudo, mais uma vez ressaltamos que existem alguns riscos em relação ao uso desse equipamento, pois ele combina dois elementos conflitantes, água e eletricidade. Esse combo é o suficiente para demandar atenção por parte do usuário. Cuidado especialmente se você tem crianças em casa, não tire o olho da churrasqueira enquanto ela estiver em uso e depois do uso até que esteja fria.

 Cuidado Com a Churrasqueira Elétrica Com Água

 Embora as churrasqueiras elétricas com água sejam bastante recomendadas para ambientes fechados por não produzir fumaça podem ser muito perigosas para o manuseio cotidiano. Quem ainda assim decidir comprar ou já tiver uma deve usar luvas térmicas para mexer no equipamento. Testes com várias marcas do mercado demonstraram que há muitas possibilidades de superaquecimento e choques elétricos.

Quando for escolher a sua churrasqueira elétrica com água é essencial observar se há isolamento térmico e elétrico nos pontos que serão tocados pelo usuário. O isolamento deve estar presente na ‘carcaça’ e também na grelha. Além disso, geralmente a corrente elétrica que alimenta as resistências desses equipamentos é muito elevada, ultrapassando os 10 ampères – limite dos circuitos de uma casa. Uma situação que pode levar ao superaquecimento dos condutores e culminar em danos da rede elétrica da casa.

Risco de Choque Elétrico

Quando a churrasqueira elétrica com água não possui a resistência devidamente isolada pode levar o usuário a tomar choques em usos cotidianos. A fragilidade com que os equipamentos são montados também é um ponto que chama atenção no tocante a churrasqueiras elétricas com água, tem opções no mercado em que é possível soltar o cabo de força com um mero puxão ou uma torção acidental. Todo cuidado é pouco quando se está manuseando um equipamento elétrico que possui adição de água.

Risco de Incêndio

A segurança térmica é outro fator de grande relevância quando o é assunto churrasqueira elétrica com água, isso porque em muitos casos a bandeja de água ficará diretamente apoiada na mesa. Se você esquecer de colocar água na bandeja pode gerar um superaquecimento que em determinadas condições pode inclusive dar início a um incêndio.

Imagine uma bandeja de uma churrasqueira elétrica que chega a uma temperatura acima de 250°C apoiada sobre uma mesa de madeira. É um grande risco e por mais que acreditemos que dificilmente essas coisas acontecerão é fundamental estar sempre atento à quantidade de água colocada na bandeja. O uso da churrasqueira elétrica com água sem a água na bandeja não é recomendado, pois pode levar a acidentes bastante graves.

De Olho no Mercado

Em mais de um teste realizado pela PROTESTE todas as marcas de churrasqueiras elétricas com água receberam algum tipo de recomendação de melhoria, algumas inclusive foram obrigadas a descontinuar seus produtos. É uma situação muito grave, pois é um produto que pode trazer grande risco para o churrasqueiro e sua família. O fato de um produto estar numa prateleira de uma loja sendo comercializado deveria ser sinônimo de que ele pode ser utilizado, mas infelizmente não é bem assim.

Churrasqueira Elétrica Funcionando

Churrasqueira Elétrica Funcionando

A PROTESTE segue solicitando alterações nos projetos dos equipamentos que foram considerados aceitáveis e descontinuação daqueles que representam um risco significativo para os consumidores. A indicação para quem deseja ter uma churrasqueira desse modelo é dedicar algum tempo para fazer uma pesquisa sobre a idoneidade dos fabricantes e da avaliação da PROTESTE.

Acompanhar as mudanças de projetos  de desenvolvimento das churrasqueiras elétricas com água é crucial para fazer uma escolha mais assertiva do ponto de vista de cuidado com a sua integridade física. No mais recomenda-se o uso de luvas térmicas e calçados de borracha quando for usar a sua churrasqueira elétrica com água. Tudo que pode ser feito para evitar acidentes é sempre bem-vindo.

Dica Importante

 Sua churrasqueira elétrica com água deve ficar apoiada numa mesa para ter mais estabilidade. Jamais manuseie esse equipamento descalço, pois há o risco de choque elétrico. Leia com atenção o manual de instruções e observe o quanto às peças são conectadas com segurança para evitar acidentes durante seu manuseio.

Gostou de saber mais sobre churrasqueiras elétricas com água? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *