Mini Churrasqueira A Bafo Como Usar

Que o brasileiro ama um churrasco não é segredo para ninguém, porém, nem sempre há uma churrasqueira grande a disposição para assar sua carne, principalmente para quem vive em apartamento e tem medo de incomodar os vizinhos com a fumaça.

Uma solução perfeita e bem prática para esse tipo de problema são as churrasqueiras a bafo, que na maioria das vezes é um modelo portátil e que pode ser usado em pequenos espaços, principalmente os modelos de mini churrasqueira a bafo.

O Que É Uma Mini Churrasqueira a Bafo?

As churrasqueiras a bafo são a opção perfeita para quem possui ambientes pequenos para realizar o seu churrasco. Essa versão de churrasqueira é bem prática e econômica, além de ser bem mais fácil de ser usada que as churrasqueiras comuns.

As churrasqueiras a bafo possuem uma tampa para abafar a sua fumaça, assim como um sistema que faz com que a gordura da carne não caia diretamente sobre o carvão. Alguns modelos também funcionam de maneira elétrica ou a gás.

A fumaça que fica armazenada no mesmo compartimento da carne enquanto ela está sendo assada faz com que o alimento fique com um sabor de defumado.

A versão mini da churrasqueira a bafo é perfeita para carregar para diversos lugares ou ainda para ser usada em casas e espaços pequenos. Os modelos de churrasqueira a bafo são encontrados em vários tamanhos, estilos diferentes e variam os seus preços.

A mini churrasqueira a bafo é bem econômica em relação de carvão, já que é usado um número bem reduzido de pedras de carvão para o preparo da carne. A emissão de fumaça reduzida faz com que seja um item que não cause muita sujeira ou incômodo.

Esse modelo de churrasqueira também faz com que o alimento seja cozido mais rápido, afinal, funciona como um forno onde todo o calor é mantido ao redor do mesmo. Claro, também é possível fazer o churrasco com a tampa normal, fazendo com que ela se torne uma churrasqueira similar as tradicionais, demonstrando a praticidade do utensílio.

Além de ser muito prática, uma característica bem vantajosa das churrasqueiras a bafo é que devido ao design moderno e estilizado, elas se tornam realmente um item de decoração do ambiente.

Outra vantagem muito importante das mini churrasqueiras a bafo é a forma como a limpeza das mesmas é feita de maneira bem simples, bastando limpar a sua grelha e remover os restos do carvão utilizado, na maioria das vezes.

A diversidade de alimentos que podem ser preparados na churrasqueira a bafo também é bem grande: o modelo é ideal para preparação de carnes mais duras, como pernil, costela, cupim, assim como prepara muito bem as carnes próprias para churrasco e também legumes e peixes. Algumas pessoas usam as churrasqueiras a bafo para assar pizzas e hambúrgueres e pães.

A tampa na churrasqueira a bafo é muito importante, já que é por meio dela que o dispositivo consegue abafar o alimento. Elas possuem uma saída de ar que funciona como uma chaminé, mas que pode ser fechado para minimizar a emissão de fumaça.

Já que esse utensílio é um ótimo aliado na cozinha, principalmente para aqueles que são iniciantes no churrasco ou que possuem pouco espaço para o realizar, é muito importante saber como usar a mini churrasqueira a bafo, para que a carne seja preparada da melhor forma possível.

Mini Churrasqueira a Bafo: Como Usar?

Churrasco

Churrasco

As churrasqueiras a bafo são bem fáceis de utilizar, mas, quando ainda não se conhece o produto é sempre importante pesquisar como ele deve ser manuseado, para que seja tirado o maior proveito possível do utensílio.

No caso do primeiro uso, basta passar um pano molhado para tirar a poeira que pode ter se acumulado na churrasqueira por ter ficado guardada, porém, se ela já tiver sido usada alguma vez é importante verificar se não há acumulo de gordura na sua parte inferior ou em suas laterais, pois a gordura pode acabar queimando e deixando e estragando a carne. Quando há resquícios de gordura, o ideal é limpar a churrasqueira a bafo com uma bucha, água quente e apenas detergente neutro.

Após fazer a limpeza, deve-se deixar a churrasqueira secando, até que não haja mais água em nenhum dos seus compartimentos. Depois, deve ser passado um pouco de óleo vegetal (óleo comum usado na cozinha), em toda a parte de dentro da câmara de cozimento.

Quando chegar a hora de ligar a churrasqueira, é preciso analisar o modelo, já que há produtos que utilizam a energia do carvão e outros são a gás. O carvão é um combustível perfeito para assados mais rápidos, além de ser indicado para grelhados, sendo o meio de energia mais utilizado também por conferir a carne um sabor diferenciado. As churrasqueiras a gás são mais práticas, já que ele mantém sempre a temperatura e não é preciso repor o combustível, como é o caso do carvão.

Sendo a churrasqueira de carvão ou a gás, é necessário que o fogo seja aceso cerca de 30 minutos antes do momento em que ela vai ser utilizada. Nesses 30 minutos o ideal é deixar todos os respiradouros da churrasqueira abertos. Quando a carne é colocada na churrasqueira, é importante que o respiradouro de entrada esteja aberto, para alimentar o fogo, e o de vazão superior, para que a fumaça seja liberado. Caso o intuito seja fazer uma carne defumada, o respiradouro deve ser regulado para que a maioria da fumaça seja mantida dentro do corpo da churrasqueira a bafo.

A churrasqueira a bafo funciona igualmente uma churrasqueira comum, no entanto, ela é mais simples já que conta com um termômetro na sua tampa, que indica se a temperatura está sendo mantida alta e irá assar a carne.

O que preparar na mini churrasqueira a bafo?

A churrasqueira a bafo é perfeita para o preparo de vários tipos de carne, como, por exemplo, a costela no bafo, um prato bem famoso no Brasil. Para esse prato, basta temperar a carne e a assar enrolada em papel alumínio entre 2h a 3h, e depois remover o alumínio para que a carne doure e absorva o saber de defumado devido ao carvão. O ideal é remover a carne do papel alumínio em uma bandeja fora da churrasqueira, para que não caia gordura dentro dela.

Outra opção é usar a churrasqueira como grelha, sendo possível preparar diversos tipos de carne e até mesmo legumes. Para esse preparo o ideal é remover o defletor da churrasqueira, para que o fogo fique em contato com a grelha.

Como É a Conservação E Limpeza Da Mini Churrasqueira a Bafo?

Para aumentar a durabilidade da churrasqueira a bafo, assim como a sua eficiência, é importante que ela seja conservada de maneira correta.

Após utilizar a churrasqueira, ela deve ser limpa sempre com água e detergente neutro, com o auxílio de uma esponja macia ou uma escova de cerdas macias. Nunca use palha de aço ou buchas, que podem danificar o produto.

Também é importante limpar a gaveta onde o carvão é depositado, removendo as sobras de carvão. Aqui também deve ser utilizada uma escova de cerdas macias ou esponja, junto de água quente e um detergente neutro.

Após a lavagem a churrasqueira deve ser deixada ao sol para secar, e guardada em um local seco e arejado. Também é importante passar óleo vegetal nas suas partes internas sempre após a sua secagem, já que isso aumenta a sua conservação.

Quanto Custa Uma Mini Churrasqueira a Bafo?

Há muitos modelos de mini churrasqueira a bafo disponíveis no mercado, e os preços podem variar muito dependendo das características de cada produto, com valores mínimos em média de R$ 80,00 e máximos em torno de R$ 2.500,00.

O ideal é pesquisar qual modelo de mini churrasqueira atende as necessidades do usuário e assim comprar a que irá o satisfazer da melhor forma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *