Como Limpar a Passadeira a Vapor?

Quem tem uma passadeira a vapor sabe o quanto esse utensílio pode ser prático no dia a dia para eliminar aqueles amassadinhos que aparecem de repente nas roupas. Esse aparelho que já faz parte da rotina de muitas pessoas demanda alguns cuidados importantes para continuar com um bom funcionamento. É essencial limpar o eletrodoméstico por fora e por dentro assertivamente.

Se você tem dúvidas sobre como fazer esse processo de limpeza corretamente veio ao lugar certo, pois vamos dar dicas na forma de passo a passo. É bem mais simples do que parece conservar a sua passadeira a vapor funcionando sem nunca te deixar na mão.

Como a Passadeira a Vapor Funciona?

Antes de explicarmos como fazer a limpeza interna e externa da passadeira a vapor é interessante explicar rapidamente como ela funciona, não é mesmo? Na verdade é um processo bem simples que pode ser resumido nos seguintes passos:

Primeiro Passo: Reservatório de Água

Você deverá desenroscar a tampa do reservatório de água do seu equipamento.

Segundo Passo: Adicione Água

Tendo aberto o reservatório do equipamento você deverá adicionar água filtrada e fria com o auxílio de um copo medidor.

Terceiro Passo: Encha o Reservatório

Respeitando os limites de água do aparelho você deverá encher o reservatório.

Quarto Passo: Feche o Reservatório

Tampe o reservatório depois de tê-lo enchido.

Quinto Passo: Ligue o Produto

Prossiga ligando o aparelho, deixe que ele funcione por cerca de dois minutos para que comece a fazer a liberação do vapor.

Sexto Passo: Usando a Passadeira a Vapor

Por fim chega o momento mais esperado, o de usar a passadeira a vapor. Direcione o bocal de vapor para as suas roupas que devem estar estendidas verticalmente. É bem interessante para quem precisa de mais praticidade em seu dia a dia e/ou não tem experiência com o ferro de passar roupa.

Como Limpar a Passadeira a Vapor: Passo a Passo

Abaixo apresentaremos um passo a passo de como realizar uma limpeza completa da sua passadeira a vapor, por dentro e por fora. O aparelho funcionará dentro das expectativas desde que você o conserve bem limpo.

Primeiro Passo: Desligue o Aparelho da Tomada

Para que a limpeza da passadeira a vapor seja feita com segurança é essencial que você se certifique de que o aparelho está desconectado da corrente elétrica. Além disso, é primordial que o aparelho esteja completamente frio no momento em que você for executar a limpeza para evitar eventuais acidentes.

Segundo Passo: Faça a Limpeza da Parte Externa

A limpeza da parte externa do aparelho assim como dos seus acessórios – bico e tampa do reservatório – deve ser realizada com um pano de algodão úmido que não esteja soltando fiapos. Não utilize produtos de limpeza químicos ou abrasivos, pois podem danificar a passadeira a vapor.

Terceiro Passo: Limpe as Sujeiras Acumuladas

Caso o pano úmido com algodão não tenha sido o suficiente para a limpeza completa do aparelho recomendamos que você complemente com uma esponja umedecida com água e um pouco de detergente neutro para remover o acúmulo de sujeiras. Fique atento para que não haja nenhum mínimo contato da água com componentes elétricos, isso pode inviabilizar o uso da sua passadeira a vapor.

Quarto Passo: Limpe a Parte Interna

Fazer a higienização da parte interna do aparelho é mais fácil do que você imagina. O primeiro passo é encher o reservatório da passadeira a vapor com água misturada com vinagre. Na sequência você deverá ligar a passadeira e esperar até que o reservatório seja completamente esvaziado, leva no máximo meia hora.

Prossiga desligando o aparelho da tomada e depois enxágue a parte interna apenas com água até eliminar quaisquer resquícios ou odor da solução usada para a limpeza. Fazendo isso a parte interna do aparelho estará completamente limpa.

Dicas Extras Para a Limpeza da Passadeira a Vapor

Depois de usar a passadeira a vapor é importante sempre esvaziar o reservatório para não deixar que ocorra acúmulo de resíduos e minerais. Use no aparelho sempre água filtrada ou desmineralizada.

E Se o Aparelho Estiver Calcificado?

Você sabia que todos os aparelhos eletrônicos que usam água passam por um processo de calcificação que nada mais é do que o acúmulo de calcário? Mesmo utilizando água filtrada é possível que em algum momento o aparelho demonstre sinais de que está calcificado. Para evitar que esse acúmulo de impurezas atrapalhe o bom funcionamento da sua passadeira a vapor é recomendado fazer um processo de descalcificação regular.

Quando não se tem o cuidado de fazer essa limpeza do calcário acumulado com frequência é possível que o aparelho comece a causar manchas nas suas roupas quando você o estiver usando. Isso acontece porque os minerais indevidamente acumulados começam a ser expelidos durante o funcionamento. Não precisa se preocupar, pois vamos ensinar como eliminar esse problema também.

Processo de Descalcificação: Como Fazer?

É indicado fazer a limpeza de calcário e outros resíduos todos os meses para manter a sua passadeira a vapor com excelente desempenho. Abaixo apresentaremos o passo a passo de como fazer essa limpeza satisfatoriamente.

Primeiro Passo: Desligue o Aparelho da Tomada

É fundamental que o aparelho esteja desligado da tomada e tenha esfriado por pelo menos uma hora. Essa é uma medida de segurança crucial para que você seja bem-sucedido no processo de limpeza.

Segundo Passo: Desmonte o Aparelho

Após ter deixado o aparelho esfriar você deverá desmontar o cabide e a mangueira de vapor do equipamento.

Terceiro Passo: Esvazie o Aparelho

Na sequência leve a sua passadeira a vapor para uma pia e esvazie totalmente o depósito de água e o da caldeira.

Quarto Passo: Encha Novamente o Depósito de Água

Encha mais uma vez o depósito com água limpa e coloque-o de novo na pia. Espere dez segundos para dar tempo da água chegar a caldeira. Prossiga agitando o aparelho para esvaziar toda a água. Você deverá repetir o procedimento mais algumas vezes para que o calcário seja realmente eliminado. Fazendo isso você garantirá o bom funcionamento da sua passadeira a vapor e sua durabilidade.

Gostou dessas dicas de como usar e limpar a passadeira a vapor? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *