Como é Feito o Compensado Naval? Para Que Serve?

Diferentes tipos de compensado são largamente utilizados para a confecção de móveis sob medida e projetos decorativos diversos. Há algum tempo era um tanto difícil encontrar peças feitas desse material, contudo, o mercado passou por um processo de popularização que tornou o compensado mais acessível.

Seu aspecto natural faz com que o compensado possa ser amplamente utilizado em decorações com estilos variados indo do clássico ao contemporâneo. Pode ser utilizado em ambientes externos e até em cenários urbanos. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre o compensado de maneira geral e sobre o compensado naval que vem crescendo no mercado por se dar bem em ambientes úmidos.

O Que é Compensado?

Móveis podem ser feitos de madeira em seu estado natural ou a partir de madeira processada. Compensado nada mais é do que uma chapa feita de fibras de madeira em sobreposição que são coladas sob intensa pressão. Trata-se de uma técnica que evita eventuais prejuízos uma vez que a madeira processada não precisa ser lixada e nem nivelada.

Móveis feitos com madeira natural precisam passar pelo processo de lixamento e assim uma parte acaba sendo eliminada. É interessante mencionar que o compensado apresenta o mesmo peso e elasticidade de uma peça de madeira in natura, porém, com mais resistência e homogeneidade.

Compensados podem ser usados para fabricar móveis de grandes dimensões como mesas de jantar, portas, armários entre outros. Há diferentes tipos de compensado disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características peculiares podendo ser empregados em contextos variados.

Como os Diferentes Tipos de Compensado São Feitos?

Independente do tipo de compensado a estrutura é composta por camadas tal qual um sanduíche. O material é o resultado da junção de placas diferentes de madeira que são coladas com uma resina especial para que o compensado seja resistente a dobras, fissuras e rachaduras. Um material com grande resistência que não apresenta desgastes ao ser pregado, por exemplo.

Compensado

Compensado

O Que é Compensado Naval?

O compensado naval é o tipo de compensado usado em projetos que precisam de móveis com resistência a umidade. As lâminas de madeira que darão origem ao compensado naval são escolhidas a dedo para tal função e sobrepostas uma a uma com sentido alternado em número ímpar e com as capas (lâminas externas) no mesmo sentido.

Tanto as lâminas internas quanto as externas são feitas de pinus reflorestado que são fixadas com uma cola especial. Para fazer a fixação das placas de compensado naval é utilizada uma cola chamada de “cola fenólica” que se caracteriza por ser mais resistente a água em comparação com os outros tipos de cola.

As placas de madeira que recebem essa cola passam por um processo de secagem especial, esse combo do produto e do processo faz com que o compensado tenha um grau de umidade muito reduzido em comparação com um compensado comum. O nome desse compensado é uma referência a sua maior aplicação, a confecção de móveis e outros componentes de embarcações marítimas. Trata-se de um material que se adapta bem a locais úmidos. Esse compensado é imunizado contra a ação de fungos e cupins.

Para Que Serve o Compensado Naval?

As características de adaptação e resistência à umidade faz com que esse compensado seja amplamente empregado em projetos de ambientes internos e externos que sejam naturalmente úmidos como banheiros, cozinhas, varandas que recebem chuva entre outros. É um dos materiais preferidos dos arquitetos para varandas e mezaninos.

Compensado Naval: Vantagens e Desvantagens

Abaixo apresentaremos as vantagens e desvantagens de usar o compensado naval em seus projetos de construção.

Vantagens do Compensado Naval

– Resistência à água e a ação do tempo;

– Maior resistência ao empenamento. Quando empena – o que é difícil de acontecer – apresenta um grau de empenamento bem menor em comparação com outras placas de madeira;

– É um material mais leve e mais aderente a pregos e parafusos;

– Tem preço baixo;

– Pode ser usado em seu estado natural sendo ecologicamente correto;

– Pode receber inúmeros tipos de acabamento.

Desvantagens do Compensado Naval

– Apresenta com certa regularidade falhas de fabricação;

– As lâminas de capa costumam apresentar falhas não seguindo um padrão;

– A lâmina pode lascar quando o material passa pelo processo de usinagem.

– Precisa de colagem de lâmina nas laterais para camuflar as lâminas internas, isso é opcional.

MDF Hidrorrepelente: Uma Alternativa ao Compensado Naval

O material conhecido como MDF – ou MDF Ultra ou Super MDF – nada mais é do que uma composição resultante da combinação de fibras de madeira com aditivos químicos. As fibras passam por compactação através de processo de prensagem que garante que as fibras se mantenham fixas.

O MDF hidrorrepelente é um MDF que passou por um tratamento de ácido acético durante o seu fabrico para que se torne repelente a água. Dessa forma é um tipo de MDF mais resistente que não absorve água e que pode funcionar como um substituto do compensado naval.

Esse material chegou ao mercado com status de inovação e com destaque para sua prolongada duração. Pode ser uma ótima opção para designers e arquitetos realizarem projetos diferenciados em especial em áreas externas ou em ambientes com grande umidade. O acabamento laqueado desse material torna-o perfeito para projetos de construção.

Placa MDF

Placa MDF

MDF Hidrorrepelente: Vantagens e Desvantagens

Confira abaixo as vantagens e desvantagens de usar o MDF hidrorrepelente.

Vantagens do MDF Hidrorrepelente

– Adapta-se bem a processos como cortes, usinagens e furos;

– Pode receber acabamento de pintura;

– Apresenta ótima relação de custo e benefício em longo prazo;

– Resiste bem a ação da água e do tempo;

– Tem painel uniforme.

Seu painel é uniforme.

Desvantagens do MDF Hidrorrepelente

– Apresenta preço elevado;

– Não tem muita variedade no mercado;

– É um material pesado;

– Tem menos resistência a empenamento.

Compensado Naval ou MDF Hidrorrepelente: Qual Escolher?

Com as vantagens e desvantagens de cada um dos materiais apresentadas acima fica mais fácil fazer uma escolha adequada para as necessidades do seu projeto de construção. Sempre analise como os prós e os contras de acordo com as suas demandas.

Gostou de saber mais sobre compensado naval? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *