Diferença Entre Cozinha Compacta e Cozinha Modulada

Cozinha Compacta

Se o cômodo onde será a cozinha da casa é pequeno, é preciso pensar muito bem como os móveis e eletrodomésticos ficarão dispostos para que os espaços sejam bem aproveitados. A cozinha compacta surge a partir das novas construções que tendem cada vez mais a diminuírem o tamanho das casas e dos apartamentos.

A cozinha compacta é uma proposta para ambientes pequenos e podem ser projetadas em forma de L. Nestes tipos de cozinhas são muito comuns encontrar um ou dois balcões, uma pia, um fogão e um forno, todos esses elementos muito bem pensado em cada lugar deverá ser colocado.

Os itens das cozinhas compactas geralmente são menores do que os das cozinhas normais, justamente para serem bem adaptáveis a quaisquer espaços que forem ser utilizadas e são peças únicas.

As partes unitárias das cozinhas compactas podem ser alugadas a fim de uso de residências, de apartamento, em condomínios urbanos, quaisquer tipos de casa de férias e até mesmo para cabanas. Se a cozinha for passar por uma reforma que durará muito tempo, o aluguel de uma cozinha compacta para ser usada durante este período é uma ótima opção.

Ao considerar todo o conjunto de uma cozinha compacta, está inserido nesse conjunto unidades completas ou específicas da cozinha que quando for montada deve ser feita como se fossem uma única peça, ou seja, no final cada unidade formará uma unidade só. Essa única peça formada por itens menores normalmente tem um preço fixado, mas é possível acrescentar outros itens como micro-ondas, liquidificador entre outros e com isso aumenta o preço de acordo com o que for acrescentado.

Uma cozinha compacta tem o tamanho de 30 a 60 metros quadrados. Elas podem ter 25% o tamanho de uma cozinha normal. Algumas unidades de cozinhas são tão pequenas que foram planejadas para caberem em espaços de 2,5 metros quadrados.

Essas cozinhas geralmente são montadas em linha reta, sem nenhum obstáculo entre seus componentes sendo colocados um do lado do outro. As peças são compostas por um mesmo design e apresentam um estilo parecido com o da cozinha que ela será instalada. Muitas vezes as peças unitárias não precisam ser enviadas como peças para depois serem montadas juntas, ela pode já ser enviada como uma unidade única de uma vez só, facilitando muito o serviço. Já se a unidade pronta for grande, pesada e difícil de ser transportada desta maneira é necessário que as peças sejam levadas individualmente e montadas no local.

Espaços vazios muitas vezes encontrados em cozinhas convencionais, não são encontrados nas cozinhas compactas, onde tudo é comprimido e não há espaço entre os aparelhos.

As cozinhas compactas não são produzidas por grandes designs de móveis e em sua grande maioria são comuns, simples e sem nenhum tipo de luxo. Os materiais mais utilizados são o aço com revestimento em pó, malamina, termófilo e aço inoxidável. Dependendo da empresa pode-se encontrar materiais até mais pesados, como pedras de quartzos e armários de madeira.

Tipos de Unidades Para Cozinhas Compactas

São peças sólidas e bem funcionais, porém dificilmente encontrará algum item de marca ou de alta qualidade. Alguns itens da lista das cozinhas compactas são:

Geladeiras: Normalmente as geladeiras têm o mesmo tamanho que as geladeiras de bar e têm até 1,55 metros de altura.

Pias: As pias possuem uma característica em comum com todas as unidades de cozinhas compactas elas possuem apenas um lavatório que mede de 4,27 metros até 4,88 metros. Pode ser acrescido como um item adicional trituradores de lixo.

Microondas – É outra peça que normalmente não está inclusa no kit completo de cozinha compacta, mas que pode ser um item adicional. Eles não medem mais do que 0,21 metros cúbicos.

Fogões – Os mais comuns são fogões com dois queimadores, tendo na máxima expansão para quatro.

Fornos – Em algumas cozinhas maiores é possível ter fornos integrados com os fogões.

Máquinas de lavar louça – Não são os tipos de itens comuns que se encontram em cozinhas compactas, mas podem ser acrescidas como item adicional.

Prós

  • Não precisa colocar itens desiguais.
  • Tem-se muito mais recursos em menos espaço.
  • A instalação é rápida.
  • São móveis com alta durabilidade.

Contras

  • Podem ser pesados para transportar e mover.
  • Há poucos fabricantes no mercado que produzem cozinhas compactas.
  • Estão fora das marcas conhecidas para móveis.

Cozinha Modulada

Cozinha Modulada

Cozinha Modulada

A cozinha modulada é uma maneira mais simples, moderna e moldável de planejar uma cozinha. Ela possibilita que o cliente tenha uma variedade de opções em armários para distintas funções que são vendidas como “módulos”. Esses módulos se encontram em diversos tamanhos e a escolha dependerá do espaço onde esta peça será instalada para ser utilizada. Além do tamanho, há muitas cores, estilos e acabamentos variados no mercado de móveis e que interferem diretamente no preço desses componentes, mas também significa que você encontrará o tipo certo que você procura e combinará com o estilo e aparência de sua cozinha.

As cozinhas moduladas são altamente personalizadas, cada cliente pode escolher o modelo que mais lhe agrade e satisfaça suas necessidades dentro de uma cozinha. O módulo pode ter prateleiras padrão, armazenamento de vinhos, temperos ou copos, ou até ser o módulo de uma ilha. Os armários são fabricados na altura que se deseja, seja em áreas inferiores ou superiores. É possível intercalar modelos e designs diferentes para fazer diversas combinações e chegar em uma combinação perfeita.

Além de serem muito dinâmicas, são elegantes e acessíveis. Uma vantagem é que é possível ter uma cozinha sob medida, personalizada sem gastar o dinheiro com uma cozinha personalizada, mas que cabe em particular para se acomodar no seu espaço.

Este tipo de cozinha é muito comum e popular para quem tem um ambiente pequeno e limitado, serve para quem mora em casas geminadas, apartamentos ou qualquer tipo de casa que tenha cozinhas muito estreitas. Ter o armário certo que irá atender suas reais necessidades é ideal para que se evite a ocupação de espaços com móveis grandes que não terão nenhuma utilidade. É possível poupar espaços, mas ter um melhor uso do espaço a sua disposição.

Prós e Contras de Cozinhas Moduladas

Prós:

  • Moda – Ter uma cozinha bonita e elegante não significa apenas um status social, ela colabora para a beleza e sofisticação da casa como um todo.
  • Layouts Flexíveis – Existe uma grande facilidade em mudar, colocar ou tirar com grandes facilidades elementos da cozinha modulada como as cores os armários, as prateleiras etc. Normalmente quando alguma peça é danificada, ela é facilmente reparada, pois todas as suas unidades são pré-fabricadas.
  • Conveniência – Se torna uma tarefa mais fácil organizar os acessórios, os ingredientes e as louças. Isso faz com que tempo e energia sejam economizados, já que fica mais fácil saber onde cada utensílio está guardado. Como elas têm espaços reservados para guardar todos os tipos de coisas, a cozinha fica mais organizada.
  • Manutenção e Limpeza – Muitas pessoas acreditam que as cozinhas moduladas precisam de constante e pesada manutenção, porém isso não é verdade. Elas necessitam de pouquíssima manutenção, que já é uma vantagem muito grande para as famílias de hoje em dia. Além de serem fáceis de usar e de serem limpas. Os materiais para a fabricação destes tipos de móveis já são pensados para serem à prova de lavagem e juntarem muita sujeira.
  • Economia de espaço – Os móveis são pré-moldados para utilizarem os espaços com eficiência e aumentando o espaço disponível para armazenagem.

Contras:

  • Custo – Apesar de serem mais baratas que as cozinhas personalizadas o custo com a instalação de uma cozinha modulada é bem mais caro do que de uma cozinha comum. Os clientes deverão pagar pelos encargos trabalhistas, com os custos dos materiais, o transporte e a energia.
  • Trabalho – Para instalar uma cozinha modulada é importante mão de obra qualificada e que tenha boa precisão. E todo o processo de instalação demora algum tempo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *