Como Acender Churrasqueira Com Pão

O churrasco está entre as preferências dos brasileiros sendo mais do que uma forma de preparo de carnes e vegetais, é um evento social. Assim como acontece no futebol quase todo mundo tem um palpite de como manejar a churrasqueira e preparar o churrasco perfeito, mas na prática nem sempre essas ideias se mostram eficazes.

No topo da lista está acender a churrasqueira com pão. Para você que sempre quis acertar no uso do pão para essa finalidade, mas nunca conseguiu vamos dar algumas dicas. Aproveite que vamos apresentar também outras dicas para acender a sua churrasqueira gastando pouco.

Dicas Para Acender a Churrasqueira

Confira abaixo algumas dicas para acender a sua churrasqueira com sucesso e sem gastar muito.

– Carvão

Para que seu churrasco seja um sucesso é essencial que o carvão esteja totalmente seco. Então você não pode deixa-lo fora da embalagem e nem no sereno. Se tiver umidade já não acende como deveria.

– Álcool Gel

O ideal para acender a churrasqueira é o uso de álcool gel, pois o álcool líquido (70% ou menos) possui muita água em sua composição o que dificulta dar início ao fogo. Quem usa o álcool líquido geralmente joga uma quantidade demasiada do produto sobre o carvão, não é muito produtivo para o resultado esperado.

– Acenda Com Pão

A forma mais eficiente de acender a churrasqueira é usar um pão e álcool gel. O procedimento consiste em remover o miolo do pão e preenche-lo com álcool gel. Com um fósforo e muito cuidado acenda o pão. Assim que o pão começar a pegar fogo jogue-o no meio da churrasqueira em meio ao carvão.

A partir do momento em que o carvão pegar fogo e levantar a primeira labareda é necessário contar uns 50 minutos para que a brasa esteja boa. Não se deve fazer o churrasco com a labareda inicial.

Acendendo a Churrasqueira

Acendendo a Churrasqueira

– Mantendo a Brasa

A melhor maneira de manter a brasa é deixar pedaços de carvão separados num montinho a parte do pão. Ao perceber que a brasa está perdendo seu calor alimente-a com o carvão mantido reservado.

– Quantidade de Carvão

Uma dúvida bastante pertinente entre os churrasqueiros de primeira viagem é a quantidade de carvão que deve ser usada para preparar o seu churrasco. Não tem uma resposta cravada uma vez que isso depende do tipo de churrasqueira que você está usando, os tipos de carnes que pretende assar, os cortes escolhidos (costela, por exemplo, demora muito mais do que carnes fatiadas para assar) e também a estação do ano (se está quente ou frio). De maneira geral um churrasco para dez pessoas demanda o uso de um saco de carvão de 5 kg. Escolha um carvão de boa qualidade.

– Carvão Reserva

Saiba que algumas churrasqueiras consomem mais carvão do que outras então tenha sempre um ou dois sacos de carvão extra para eventualidades. Uma dica é verificar se a brasa está vermelha e viva para saber que seu churrasco ficará bom.

Carvão

Carvão

Outras Formas de Acender a Churrasqueira

A seguir preparamos uma lista com mais dicas de como acender a churrasqueira de maneira econômica e rápida.

– Papel Higiênico e Óleo

Basta que você encharque um pedaço grande de papel higiênico com aquele óleo de cozinha e depois ateie fogo, mas com muito cuidado. Quando começar a pegar fogo você deverá abanar para que a brasa seja mantida. É uma forma bem rápida de acender a churrasqueira, mas produz uma fumaça bem escura. Mantenha-se abanando para que a brasa seja mantida.

– Sistema Vulcão (Com Rolo de Jornal)

É bastante semelhante à dica de como acender a churrasqueira com papel higiênico, no entanto, ao invés de usar óleo de cozinha usaremos álcool. Em volta de uma garrafa enrole várias tiras de jornal, quando estiver com uma camada bastante grossa remova a garrafa.

Você ficará com um canudo feito de camadas de papel jornal, no centro da churrasqueira posicione esse canudo de jornal envolvendo-o com o carvão interna e externamente. Coloque fogo no jornal. Acender a churrasqueira com esse método faz com que o fogo dure mais tempo o que ajuda a brasa.

Os contras de usar esse sistema está no fato de produzir também uma fumaça escura e de jogar bastante cinza, exatamente por isso se chama de sistema vulcão. A fumaça é bem tóxica assim como no caso do uso de papel higiênico.

– Pedaço de Pão e Álcool

Outra forma de acender a churrasqueira com pão é embeber um pedaço dele em álcool. De preferência use pão amanhecido para a tarefa. Depois coloque o pão dentro de um monte de cartão e cubra usando mais carvão. Adicione mais um pouco de álcool em cima do monte e ateie fogo. Esse método tem a facilidade de pegar fogo rapidamente e com uniformidade, porém, você precisará abanar bastante para que a brasa possa ser mantida.

Distância Indicada Entre as Carnes e a Brasa

A principal regra para um bom churrasco é assar a carne na brasa e não no fogo. Para qualquer tipo de carne, seja para assar ou grelhar, deve-se usar carvão em brasa e não labareda. Para grelhar a dica é manter uma distância de 15 cm da brasa, pedaços menores de carne como medalhão de alcatra, fatia de picanha e assado de tira são os mais indicados.

Para assar a carne a distância indicada em relação à brasa é de 40 cm a 60 cm, as peças maiores como costela bovina, picanha e fraldinha devem ser colocadas inteiras. O ideal é começar o churrasco com as linguiças a 15 cm ou se preferir coxa e sobrecoxa com pele a 40 cm em relação à brasa. Somente depois adicione as outras carnes.

No caso de churrasqueiras que não tem alturas diferentes de grelha o mais indicado é usar a brasa mais ou menos incandescente. Tenha em mente que quanto menos calor tiver a brasa mais tempo a carne irá permanecer na churrasqueira. Outro ponto é observar que cortes como picanha fatiada, por exemplo, devem ser colocadas para assar na brasa mais incandescente para que não cozinhem.

Gostou dessas dicas de como acender a churrasqueira? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *