?> Dicas Para Negociar o Valor do Imóvel | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Negociar o Valor do Imóvel

Não seja afoito e aceite a primeira proposta do proprietário ou da imobiliária do imóvel que você gostou para comprar. Não vá aceitando a justificativa que o mercado está “aquecido” e aquele é mesmo o preço. Qualquer valor é negociável, pode acreditar. E não fique com medo de perder o imóvel, é sempre um método que os vendedores usam para fazer com que os compradores aceitem o valor estipulado inicialmente. Muitos fatores podem ajudá-lo a negociar o valor do imóvel, como por exemplo: o tipo de acabamento, a localização, o estado de conservação, entre outros.

Parta do princípio que para negociar o valor da compra de um imóvel é necessário ter cautela e paciência. A pressa na hora da compra resulta sempre no pagamento de um preço que superestima o valor real do imóvel.

Para pagar o valor real do imóvel é necessário não perder de vista nenhum aspecto. Cada detalhe garante que o preço chegará no valor justo. Alguns detalhes são de extrema importância e a avaliação não é feita como deve ser, por exemplo, um apartamento novo não necessariamente deve custar mais do que um apartamento usado. A região onde ele está, por exemplo, faz toda a diferença no valor total.

Segundo os especialistas ao negociar o valor do imóvel, o primeiro requisito que precisa ser levado em consideração é onde ele está localizado e mesmo assim, dentro de um mesmo bairro, podem existir diferenças consideráveis. A distância dos meios de transportes públicos, o tipo de comércio na região, a proximidade com clubes barulhentos, são algumas das “questões” que devem ser levadas em consideração.

Agora, falando do imóvel, veja alguns itens que fazem a diferença na hora de negociar o preço: o acabamento do prédio, quando foram feitos os últimos reparos, se existe problemas no prédio (que signifique em curto ou médio prazo seja necessária uma reforma), se existe vagas de garagem e quantidade, o estado dos elevadores, parte elétrica do apartamento, parte hidráulica, entre outros.

Conhecimento Para não Perder Dinheiro na Compra

Normalmente, o corretor de imóveis é que diz o quanto vale o imóvel, mas nem você sendo o proprietário tem que aceitar a proposta do profissional e nem sendo o comprador. Eles costumam se basear acima de tudo no preço do mercado, mas ultimamente, a sensação que todos têm é que o preço de mercado não é real. Os imóveis estão supervalorizando no Brasil, principalmente, aqueles das capitais brasileiras, destaque para o Rio de Janeiro, que será sede da Olimpíadas de 2016. Há quem garanta que os preços vão cair depois do evento, outros sustentam que cair não, mas com certeza irão estagnar.

O principal é que na negociação do valor do imóvel não e perca dinheiro e para dar uma forcinha, não entre achando tudo perfeito, os defeitos é que podem ajudar para redução do preço oferecido. Porém, existe uma regra de valorização, que leva em consideração principalmente os aspectos a seguir, nesta ordem: localização, o estado de conservação que se encontra o imóvel, o tipo de estrutura que o prédio oferece (seja a básica, como elevador e a de lazer, como piscina, academia) e as vagas de garagem. Essa última tem se tornado um grande diferencial na hora de compra. E tenha atenção em um detalhe, alguns imóveis o apartamento possui vaga de garagem, mas ela não é sua, o que significa que não é um valor agregado, já que não é possível vendê-la. Um corretor pode usar isso para justificar o preço. Quando a vaga de garagem consta na planta e pode ser negociada é uma outra situação e isso sim, valoriza o imóvel.

A segurança e o acesso ao condomínio também são itens que valorizam mais um imóvel. Você não pode pagar o mesmo preço em um apartamento com a mesma metragem que o outro, no mesmo bairro, na mesma rua, se um tem porteiro 24 horas e o outro não.

O Valor Sentimental do Imóvel não é o Real

Na hora de negociar o valor de um imóvel, não se deixe levar pelo lado sentimental e nem demonstre essa sua “fraqueza”. Quando o corretor e o proprietário percebem o seu demasiado interesse no imóvel, certamente ficará muito mais difícil pagar pelo preço justo. Comece levando em conta que quem vende sempre coloca um valor acima do que realmente quer para ter margem de negociação. Sua meta é descer esse preço e descer mais um pouco. Claro, não exagere querendo pagar bem menos do que o imóvel vale.

Não tenha pressa para fechar o negócio se contentando com coisas que não estavam nos seus planos. É melhor procurar um imóvel para comprar quando se tem tempo para pensar. Pode ter certeza que só quem visita vários imóveis, encontra aquele dos sonhos ou bem próximo dele. A pressa é a pior inimiga. Te faz pagar mais por alguma coisa que nem te agrada muito. É normal que o proprietário sempre queira ganhar o máximo possível do próprio imóvel, às vezes, considera mesmo melhor e bem valorizado.

Por isso, é necessário comparar muitos imóveis e não só de uma única imobiliária, mas de várias e arriscar a sair sozinho procurando um cartaz “vende-se” na rua. Pode ser a chance de fazer um bom negócio. Mas, acima de tudo é importante colocar no papel exatamente o que se está procurando para não perder tempo com o que não interessa. Se o corretor quer te mostrar um imóvel que não tem nada do que você quer, dispense imediatamente. O papel dele é vender e fará de tudo para que você aceite até mesmo o que não é o imóvel dos seus sonhos. É natural que seja assim!

Veja Alguns Itens que não Podem Deixar de Serem Avaliados Antes de Negociar!

  • Qualquer detalhe no apartamento que represente uma obra no futuro, que serão custos adicionais. Faça essa conta e peça desconto para quitá-la. Até mesmo paredes que deverão ser pintadas devem ser levadas em consideração.
  • Muito cuidado com as maquiagens de quem está vendendo. Desconfie de tapetes e cortinas que podem está encobrindo alguma coisa.
  • Fique atento para os problemas que possam existir com o piso e também possíveis infiltrações. Qualquer marquinha amarela, peça explicações.
  • Não deixe que a decoração da casa, detalhes, como rebaixamento de gesso, tirem a sua concentração de coisas mais importantes, como a distribuição de tomadas pela casa e o estado da rede elétrica.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *