Como Tirar o Amarelo da Geladeira?

Materiais de Plásticos

A facilidade de se obter objetos de plásticos hoje em dia é algo ótimo, pois estes materiais em sua grande maioria são leves, acessíveis e convenientes para qualquer espaço, seja ele externo, interno, de garagem e de lazer. Porém se não recebem devida atenção e não são limpos por um período muito longo de tempo sua aparência pode mudar completamente, principalmente se o aparelho for feito na cor branca, que pode mudar sua cor e ficar amarelado. Esta mudança de cor pode fazê-lo parecer mais velho e sujo do que realmente é. Às vezes é uma tarefa difícil tirar por completo o amarelado dos plásticos, mas não é impossível e em última instância ele pode ser desinfetado.

Um Plástico Amarelo Pode Se Tornar Branco?

O interior de alguns eletrodomésticos amarelos de plástico pode ser branco e com os desgastes devido ao uso, essas partes brancas começam a aparecer. Porém isso não é motivo para se desesperar. Se for a maçaneta de uma porta de plástico ou o interior da geladeira que perdeu sua coloração original, a parte descolorida pode ser manuseada e enfeitada. Desde de produtos de limpezas industriais até produtos caseiros como o suco de limão e o vinagre, são bons para retirar o manchado da geladeira ou outro produto recoberto com plástico.

Por Que a Geladeira Fica Amarela?

Por causa da sujeira, da graxa de óleos que se acumulam nos plásticos da geladeira e com o tempo não saem. Há uma substância presente nas geladeiras de modelos mais antigos que a amarelam quando expostos à luz UV. Devido a isso o lado externo de refrigeradores, freezers e geladeiras antigas e outras partes feitas de plástico podem ficar amarelado com o passar do tempo ou se a geladeira recebe luz solar através da janela.

Geladeira Amarelada

Geladeira Amarelada

Formas Naturais de Tirar o Amarelado

Alguns produtos naturais que podem ser utilizados para limpar a geladeira quando ela fica amarela são:

  • Limão
  • Bicarbonato de Sódio
  • Vinagre
  • Água Destilada
  • Peróxido de Hidrogênio

Para a limpeza basta se ter algumas toalhas, esponjas de nylon, água, sabão neutro e panos de microfibras. Aplique algum desses produtos na geladeira, logo depois lave com água morna e umas cinco gotas de detergente neutro a fim de retirar os resíduos que podem ficar por causa desses produtos.

4 Maneiras de Branquear o Amarelado da Geladeira

Há maneiras diferentes para remover o amarelamento das partes plásticas da geladeira, elas podem ser desde as mais fáceis até as mais difíceis. Isso vai depender do que ocasionou esta mancha se foi a luz solar ou se mancha ocorreu por causa de algum alimento. Por isso é preciso avaliar cada método e ver qual funciona melhor para cada situação. Algumas técnicas são um pouco mais complexas e outras um pouco mais simples.

Método do Alvejante

Serão Necessários Os Seguintes Materiais:

  • Alvejante à base de cloro
  • Água
  • Balde ou tigela grande
  • Luvas
  • Toalhas de papel
  • Um Frasco de spray

Passo a passo:

No balde ou na tigela grande devem ser colocados os alvejantes e a água em partes iguais, para fazer isso use as luvas.

Ainda com as luvas, molhe as toalhas de papel na solução de alvejante/água. Nas partes de plástico da geladeira onde estão as manchas coloque as toalhas de papel molhadas. Comprima o papel toalha em oposição à geladeira fortemente à superfície do plástico, mantenha por lá até perceber que o plástico mudou de coloração. Se o papel toalha secar e a mancha ainda estiver lá, repita o procedimento quantas vezes forem necessárias. O ideal é sempre manter o papel úmido. Para isso, coloque um pouco da solução no frasco de spray e sempre umedeça o local sempre que for preciso. Só tome cuidado com o lugar onde está pulverizando, pois poderá manchar outras partes da geladeira por causa do alvejante.

Limpando a Geladeira

Limpando a Geladeira

Se tiver algum objeto da geladeira que é removível e pretende branqueá-lo, basta retirá-lo e deixá-los submersos na solução de alvejante/água dentro do balde.

No caso anterior basta deixar os itens de molho até que eles voltem a sua cor original que é o branco.

Quando os objetos alcançarem um tom de branco desejado, retire-os da solução e enxágue bem com água limpa.

Por fim basta lavar com detergente neutro enxaguar bastante e deixar todos os itens secarem por completo.

Método de Lixamento

Serão necessários os seguintes materiais:

  • Lixa superfina
  • Água
  • Pano macio

Passo a passo:

Esta técnica se baseia em lixar bem levemente a camada superior da geladeira em que está a mancha amarela até que a parte branca comece a aparecer.

Primeiramente é preciso deixar o lugar que vai receber o lixamento completamente limpo e muito bem limpo.

Depois com a lixa superfina esfregue a superfície manchada para retirar as partes amareladas.

Ao terminar, tire a poeira e limpe tudo com um pano úmido.

Método Comet

Serão necessários os seguintes materiais:

  • Limpador Comet
  • Água
  • Balde ou tigela grande
  • Detergente de louça
  • Esponja de esfregar

Passo a passo:

A primeira parte é umedecer todas partes que precisam ser branqueadas.

Com o auxílio da esponja adicione um pouco do limpador Comet e comece a esfregar e limpar.

Essa tarefa vai exigir muito esforço no braço e tempo, mas com alguns esfregões, você verá que é extremamente eficiente para a remoção do amarelado.

Depois que o amarelo sumir por completo, lave o local com água e detergente.

Por fim enxágue totalmente com bastante água limpa e deixe secar completamente.

Método do Peróxido de Hidrogênio

Serão necessários os seguintes materiais:

  • Peróxido de hidrogênio (3%) (água oxigenada)
  • Vanish tira manchas
  • Luz do sol ou luz UV
  • Água
  • Balde ou tigela grande
  • Luvas de borracha
  • Óculos

Passo a passo:

A princípio se proteja com as luvas de borracha e os óculos.

Coloque a água oxigenada dentro do balde, logo depois adicione uma colher de chá de Vanish tira manchas para cada litro de água oxigenada usada.

Para os objetos que podem ser removidos da geladeira, basta retirá-los, colocá-los na solução e deixe de molho por um período de tempo até que se perceba que o amarelado foi embora e a peça já está branca. Com as peças que não são removíveis, você pode molhar um papel toalha na solução de água oxigenada, remover o excesso do papel e pressioná-lo contra a mancha. (Não esqueça que este procedimento deve ser realizado com uma luva). A intenção é que o papel fique parado no lugar sozinha, mas caso isso não ocorra, pode-se cobrir o papel com um filme plástico.

O tempo que o papel deverá ser deixado lá varia de acordo com o tipo de mancha, a quanto tempo ela está lá, a maioria das vezes leva em torno de 2 a 6 horas, mas se for preciso pode deixar por mais tempo. A solução dura no máximo quatro dias até que ela precise ser trocada. Uma outra maneira de usar essa mistura é espalhar por um plástico e colocar na geladeira.

Todas as peças umedecidas com a solução de água oxigenada devem ser colocadas sob uma luz UV ou a luz solar.

No momento em que as peças chegarem a uma brancura desejada, retire a solução e enxágue constantemente para que não reste nenhum resíduo da solução na geladeira e em suas peças.

Para uma melhor garantia que os resíduos foram realmente removidos lave tudo novamente com água e detergente.

Dicas Adicionais

O alvejante é um excelente removedor de manchas, porém ele tem uma desvantagem, ele pode enfraquecer o plástico com o tempo.

Se as peças manchadas não forem para guardar alimentos, elas podem ser pintadas com verniz acrílico transparente, isso impossibilitará que esses itens amarelem de novo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *