Como Limpar Taco de Madeira Com Sinteco?

Os pisos de madeira com sinteco estão dentre as principais tendências decorativas do momento por adicionarem mais charme e brilho para os ambientes. Ao optar por esse tipo de revestimento é essencial se atentar para os cuidados necessários para uma limpeza adequada e prolongada. Continue lendo para entender mais sobre o que é o piso de taco de madeira com sinteco e como mantê-lo bem cuidado.

O Que é o Acabamento Com Sinteco?

Os pisos de madeira estão em alta e para que eles se mantenham brilhantes e preservados por mais tempo são utilizados acabamentos como o sinteco. Basicamente trata-se de uma resina com função de proteção e que acarreta na melhora da aparência do piso.

Essa resina contribui para que o piso mantenha sua boa aparência por mais tempo. O sinteco oferece muitas vantagens, mas também demanda uma atenção especial para ser limpo adequadamente. Fique atento para a escolha correta de produtos e equipamentos para a manutenção.

Acabamento Com Sinteco

Acabamento Com Sinteco

Cuidados Com o Sinteco Recém-Aplicado

O período médio para que o sinteco esteja bem curado é de cerca de um mês a partir da sua aplicação. Nesse período é essencial evitar qualquer tipo de abrasão que pode danificar o revestimento. Confira a seguir um passo a passo de como cuidar do sinteco recém-aplicado.

– Vassoura

A vassoura usada para varrer um piso que recebeu recentemente o sinteco deve ter pelos suaves. Não pode ser uma vassoura abrasiva.

Vassoura

Vassoura

– Aspirador de Pó

Para retirar a camada de sujeira mais grossa do piso o recomendado é usar o aspirador de pó. Atenção para a pá do aspirador, mantenha o equipamento sempre em boas condições de uso para que não risque seu revestimento de sinteco.

– Nada de Pano Encharcado

O pano usado para limpar o piso deve estar úmido e não encharcado. Em seguida ao uso do pano úmido é necessário passar um pano seco para evitar que se formem manchas no piso. Outro cuidado essencial é o de lavar o pano usado muito bem para remover qualquer potencial resíduo, assim num próximo uso não haverá a possibilidade de que ele risque o seu piso. O sinteco é facilmente arranhado então tenha muito cuidado com pequenas partículas abrasivas.

– Feltro

Feltro

Feltro

Para evitar que os móveis risquem o piso quando for movê-los durante a limpeza é indicado colocar pedaços de feltro embaixo deles. Tudo o que você arrastar nesse piso pode acabar causando riscos, com o passar do tempo esses riscos tiram completamente o charme do piso.

– Produtos Específicos

Ao decidir ter piso de taco de madeira com sinteco em casa você deverá saber que precisará adquirir produtos específicos para a limpeza desse material. Não se deve usar cera.

Brilho Prolongado: Como Manter?

Engana-se quem pensa que os cuidados com esse piso diminuem depois que a cura estiver realizada. Depois desse período você deverá continuar tendo certos cuidados haja vista que se trata de um revestimento bastante delicado. Não use panos demasiadamente molhados para a limpeza, afinal a água em excesso é uma grande inimiga de pisos de madeira.

Outras Dicas Para Limpeza de Taco de Madeira Com Sinteco Curado

Abaixo listamos mais algumas dicas de como fazer a limpeza do piso de taco de madeira com sinteco após o período de cura ter sido superado.

– Limpeza Diária

É interessante passar uma vassoura (se possível de pelos suaves) para que não formem crostas de poeira.

– Vinagre

O vinagre é um dos produtos mais multifacetados da cozinha podendo ser adicionado a um pano umedecido (quando for necessário realizar uma limpeza úmida) contribuindo para deixar o revestimento mais brilhante. É uma boa dica também para quem é alérgico, pois se mostra mais eficaz do que alguns produtos de limpeza com fragrâncias que podem ser terríveis para quem tem rinite, por exemplo.

– Cuidado Com o Acúmulo de Sujeira Abrasiva

Sujeira abrasiva como areia, por exemplo, pode riscar e danificar seriamente o sinteco então evite o seu acúmulo nos ambientes.

– Proteção do Sol

Cuidado com a incidência solar direta e constante no sinteco, isso pode fazer com que o revestimento desbote. Atente-se para proteger as entradas de sol.

– Tapetes

Tapetes em Taco de Madeira Com Sinteco

Tapetes em Taco de Madeira Com Sinteco

Os tapetes são importantes aliados para proteger o piso de taco de madeira com sinteco em áreas de grande circulação. Se houver movimento constante é possível que eventualmente os sapatos acabem riscando o piso. Tapetes podem ajudar a deixar a decoração mais interessante e vistosa.

– Nada de Cera e Produtos Inadequados

Essa é uma indicação que precisamos reforçar, a tentação de encerar o chão pode ser grande, mas não é recomendado para sinteco. O problema nesse caso é que o sinteco é um revestimento de brilho de maneira que com a camada de cera por cima pode ficar com aspecto de piso gorduroso. A qualidade do revestimento também é prejudicada.

Também não é indicado o uso de produtos como detergentes, lustra-móveis, álcool, removedores entre outros. Esponjas também não devem ser usadas para essa limpeza porque levam a um processo de deterioração. Há uma boa variedade de produtos de limpeza e manutenção desenvolvidos especialmente para esse tipo de revestimento, faça uma pesquisa e encontre opções que caibam no seu orçamento.

Reaplicação do Sinteco

Seguindo as recomendações que fizemos acima você garantirá que o sinteco se mantenha com um bom acabamento em médio e longo prazo, no entanto, em algum momento o desgaste natural vai se fazer presente. O brilho do piso vai sumindo gradualmente em particular nas áreas em que há maior circulação de pessoas. Os cuidados ajudam a prolongar a duração do revestimento.

A solução nesse caso é investir na reaplicação do revestimento, antes, porém, é necessário remover o sinteco antigo por meio de raspagem com tratamento e impermeabilização do piso. Com o sinteco antigo removido é possível reaplicar o revestimento devolvendo assim o charme e o brilho perdidos. O processo deve ser feito por uma empresa especializada nesse tipo de aplicação uma vez que são necessários equipamentos adequados e mão de obra qualificada.

Gostou de saber mais sobre como limpar taco de madeira com sinteco? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *