Como Limpar Um Sofá Com Tecido de Suede?

O suede é um dos tecidos de revestimento de sofá que faz mais sucesso no mercado especialmente pela facilidade de limpeza que propicia. Então se você está em busca de um sofá de material durável, resistente, versátil e com manutenção mais simples vai adorar as opções de suede. A seguir vamos te dar dicas de como fazer a limpeza desse sofá sem correr nenhum risco de danificar o material de que é feito.

Suede: Conhecendo o Material

Esse é um tecido resistente e de boa duração cujo toque é macio, ideal para sofás de casas com pets e crianças pequenas por não ser facilmente desgastado. O acabamento desse sofá é bem parecido com o de camurça dando a ele um visual mais sofisticado. Contudo, o que realmente tem encantado quem precisa de um sofá novo para casa com certeza é a facilidade de limpeza.

Passo a Passo da Limpeza de Sofá de Suede

Para uma limpeza correta de sofás de suede recomendamos uma sequência de passos que apresentaremos com detalhes abaixo.

Passo 1 – Passe o Aspirador

É indicado passar o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana no seu sofá para remover a poeira que vai acumulando no dia a dia. O aspirador oferece uma limpeza mais prática e rápida, pode ser o único passo quando o sofá não está muito sujo. Caso o seu sofá de suede esteja mais sujo indicamos que esse seja o primeiro passo.

Passo 2 – Produtos Específicos Para Casos Específicos

Se o seu sofá está com manchas mais antigas é importante usar produtos específicos para realizar a limpeza desse tecido. Os produtos para esse tipo de limpeza podem ser encontrados em lojas específicas de estofados. Adicione um pouco do produto sobre a mancha seguindo as orientações presentes na embalagem. O uso de produtos específicos é recomendado para evitar desgastes e alterações de cor no tecido.

Passo 3 – Vinagre Branco + Água

Para quem não tem um produto específico para limpeza de manchas e precisa dar um jeito no seu sofá indicamos o uso da receita caseira de vinagre branco mais água. Misture partes iguais de vinagre e água num borrifador. Para ter certeza de que não vai manchar seu sofá faça um teste aplicando num pedaço mais escondido do móvel.

Aplique a mistura e use um pano para esfregar, observe se não altera a cor ou desgasta o tecido.

Passo 4 – Use Um Pano Macio

Para quem está fazendo apenas uma limpeza semanal de rotina indicamos passar um pano macio sobre o sofá depois do aspirador. Dê aquele reforço na limpeza umedecendo o pano numa mistura de água com um pouco de detergente neutro.

O pano deverá ser passado delicadamente sobre o tecido para remover a sujeira não foi embora com o aspirador. Não precisa esfregar, um pano branco é o mais indicado para não correr o risco de manchar o tecido de suede.

Dicas Para Remoção de Manchas de Tecido de Suede

Manchas de Tecido de Suede

Manchas de Tecido de Suede

Confira a seguir algumas dicas de como remover manchas do tecido suede de sofá.

Use Detergente Neutro

Um dos seus maiores aliados para remover manchas e sujeiras provenientes de bebidas, alimentos e gordura é o detergente neutro. Para ser mais fácil de remover a mancha recomendamos que você faça a sua limpeza assim que percebê-la no sofá. Num recipiente você deverá misturar 250 ml de água morna e oito gotas de detergente neutro. Vá mexendo até que faça espuma e aplique sobre a mancha.

Usando um pano ou escova para suede esfregue, em seguida passe um pano úmido para eliminar o sabão. Não molhe em exagero e use panos brancos, se possível para que não soltem tinta. Finalize com um pano seco.

Detergente Neutro

Detergente Neutro

Papel Toalha ou Pano de Algodão Levemente Úmido

É importante que assim que derrubar algo no sofá use um pano de algodão levemente umedecido apenas com água ou camadas de papel toalha para retirar o excesso do que foi derramado. Essa ação rápida ajuda a evitar que o líquido se entranhe no tecido do seu sofá.

Use Álcool Líquido

Álcool Líquido

Álcool Líquido

Se você tiver derrubado comida ou bebidas alcóolicas no seu sofá deverá logo em seguida ao passo do papel toalha ou pano de algodão úmido aplicar um pouco de álcool no local da mancha. O álcool ajudará a evitar a formação de uma mancha que pode ser resultado do contato com alimentos muito gordurosos ou coloridos. É importante que você use pouco álcool. Umedeça o pano para aplicar sobre a mancha.

Use Bicarbonato de Sódio

Para remover manchas de sujeira do seu sofá de tecido de suede a dica é misturar bicarbonato de sódio com água até que vire uma pasta. Essa pasta deve ser aplicada sobre o local, aguarde que haja por alguns minutos. Para finalizar aplique um pano embebido em álcool e vinagre, isso removerá o bicarbonato.

Pano Polonês de Microfibra e Água Morna

Pano Polonês de Microfibra

Pano Polonês de Microfibra

O chamado pano polonês de microfibra é bem parecido com uma toalha sendo bem macio e perfeito para a limpeza de sofás de suede. Quando a mancha é somente de sujeira pode ser um ótimo aliado para fazer a limpeza, em especial dos braços do móvel. O pano deverá ser embebido levemente em água morna e passado sobre a mancha. Você pode usar esse pano e depois o aspirador de pó.

Cuidados Especiais Com a Manutenção do Sofá de Suede

Para conservar o sofá de suede mantendo a sua resistência e durabilidade indicamos que você evite usar panos reutilizados para a limpeza do móvel e que de preferência o pano seja branco. Atenção para usar produtos que sejam abrasivos ou feitos a base de cloro que podem danificar o tecido.

Sofá de Suede

Sofá de Suede

Outro produto que não é indicado para limpeza de sofá de suede é o sabão em pó, ele também pode causar danos ao material. Caso necessite de espuma para remover manchas use detergente neutro. O suede é um tecido que não se dá bem com água em excesso então não o encharque para fazer a limpeza. Um pano úmido é o suficiente mesmo para a limpeza de uma mancha mais profunda. Evite deixar seu sofá exposto ao sol.

Gostou dessas dicas de como cuidar de sofá de suede? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *