Como Fazer Misturinha Para Limpar Sofá?

Manter o sofá bem limpo além de ser uma questão de higiene é essencial para aumentar a sua durabilidade, pois preserva os materiais de que o móvel é feito por mais tempo. Uma forma mais barata e simples de fazer essa limpeza é através do uso de misturinhas caseiras.

A combinação dos ingredientes certos pode levar a excelentes resultados sem pesar no seu bolso. Então que tal entender um pouco mais sobre a importância de limpar o sofá e como fazer boas misturinhas?

Limpeza do Sofá: Essencial Para Saúde

A limpeza dos móveis é fundamental para a proteção da saúde de todos os moradores, pois muitos deles escondem a presença de microrganismos capazes de causar uma série de doenças. O ideal é ter uma rotina de higienização dos cômodos em geral para evitar o acúmulo de poeira e resíduos de sujeira.

Quando existe acúmulo de poeira e outros resíduos aumentam as chances de desencadeamento de problemas respiratórios em especial a asma. É importante ressaltar que a asma é uma doença relacionada a fatores genéticos, mas que o contato com alergênicos em potencial pode tornar os móveis, particularmente os sofás um grande risco para o início de crises.

Limpar a casa constantemente também reduz as chances de crises de rinite alérgica, uma doença bastante incômoda que pode levar a irritação dos olhos, garganta, nariz e boca. Pessoas que sofrem de rinite têm crises de espirros, apresentam olhos lacrimejantes, obstrução nasal, inchaço nos olhos, rouquidão e eventuais dores de garganta. Vale dizer que alguns sintomas podem se manifestar logo após o contato com o alergênico e se manter por várias horas.

Limpeza: Criação de Uma Barreira Contra Ácaros

A limpeza da casa funciona como uma barreira contra o desenvolvimento de ácaros, microrganismos invisíveis a olho nu e que gostam particularmente de ambientes úmidos como sofás, colchões e alimentos. O alimento desses microrganismos é a pele humana e a pele de animais.

Ácaros são responsáveis por diversos doenças como a rinite alérgica, escabiose (chamada popularmente de sarna), dermatite atópica, asma, conjuntivite entre outras. A limpeza de móveis com potencial de acúmulo de ácaros como sofás contribui para a proteção da sua família contra esse terrível vilão.

Limpeza do Sofá

Limpeza do Sofá

Conservando o Sofá

A limpeza do sofá com misturinhas adequadas para essa higienização contribui para aumentar a vida útil do seu móvel, ou seja, vai levar mais tempo para ter que comprar outro. Quando o estofado está limpo e bem cuidado tende a durar mais tempo e preserva a aparência que tinha quando saiu da loja.

Além de preservar a sua saúde e a aparência do seu sofá você cria um ambiente muito mais agradável a partir da limpeza correta do estofado com misturinhas adequadas. A sensação de estar num local limpo e harmonioso é tudo o que você precisa no fim de um dia cheio.

Conservando o Sofá

Conservando o Sofá

Dicas de Misturinhas Para Limpar Sofá

Confira a seguir algumas dicas de como fazer misturinhas especiais para a limpeza do seu sofá, lembre-se que os ingredientes devem ser adequados para o móvel para não causar desgastes ou estragos.

Receita de Misturinha Para Limpar Sofá Com Vinagre de Maçã

Ingredientes

½ copo de vinagre de maçã (caso não tenha você pode usar o vinagre branco)

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

1 litro de água

Como Fazer

Num recipiente você deverá misturar o bicarbonato, o vinagre e a água. Deve ser um recipiente alto, pois a mistura irá fazer borbulhas e você deve ter cuidado para não derramar. Essa mistura deverá ser colocada numa garrafa borrifadora e então ser borrifada sobre a área com sujeira. Use uma escova de cerdas macias para esfregar e uso um pano limpo para remover o excesso.

Em seguida você deverá usar outro pano para secar a umidade que ficou no estofado. Aguarde que o estofado esteja completamente seco antes de utilizá-lo novamente. Essa solução pode ser guardada por até dois meses, caso precise de mais quantidade pode dobrar a receita original.

Receita de Misturinha Para Remover Maus Odores do Sofá

Remover Maus Odores do Sofá

Remover Maus Odores do Sofá

Ingredientes

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

¼ de copo de álcool

½ copo de vinagre branco

1 litro de água

1 colher de sopa de amaciante (escolha uma fragrância de sua preferência)

Como Fazer

Todos os ingredientes deverão ser misturados até chegar a uma aparência uniforme. Coloque essa mistura num borrifador e use para borrifar em toda a superfície do sofá, espere secar. O bicarbonato é responsável por atuar para eliminar a sujeira, o vinagre ajuda a deixar as cores mais vivas e o amaciante, por sua vez oferece um cheiro mais agradável para o estofado.

Dica Para Limpeza de Sofás de Couro e Corino

É importante ressaltar que determinados tipos de limpezas só funcionam para sofás de alguns materiais. Limpeza com água, por exemplo, é indicada somente para móveis de materiais como courino, couro e napa. Basicamente é necessário fazer uma mistura de água e detergente neutro para realizar a limpeza desse estofado. A água deve estar em temperatura ambiente. Passe um pano macio sobre o sofá e depois de concluir a limpeza passe outro pano macio e seco para retirar a umidade.

Álcool

Se na embalagem do álcool está escrito que ele pode ser usado para todo tipo de limpeza a seco você poderá usá-lo para limpar seu sofá. Para isso coloque o produto numa embalagem borrifadora e espirre a certa distância. Use um pano para espalhar bem o álcool e assim conseguir uma limpeza completa. O bom de usar álcool é que ele promove uma higienização profunda do seu móvel eliminando potenciais microrganismos.

Limpeza Profissional

É recomendado que de tempos em tempos você contrate um serviço de limpeza profissional para o seu sofá. Empresas especializadas utilizam produtos profissionais que além de limpar ajudam a eliminar bactérias e outros microrganismos nocivos para a saúde. Além disso, nesse serviço você pode incluir a impermeabilização do sofá, um processo que cria uma película que torna mais difícil que a sujeira se fixe no estofado.

Gostou dessas dicas de como limpar o sofá? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *