Todas as vezes que acontece algum tipo de negociação imobiliária, é necessário saber o valor do bem para que seja definido, o quanto será cobrado para que realize a transação imobiliária (compra, venda, locação, permuta e etc.).
Por isso, muitas pessoas pensam bastante e ponderam na hora de fazer investimentos em imóveis, pois muitas vezes as pessoas não sabem quanto efetivamente vale o imóvel e não possuem nenhum tipo de critério definido para chegar ao valor do imóvel, a não ser apenas o lado subjetivo para definir tal valor.
Portanto, antes de tomar qualquer tipo de decisão de realizar investimentos ou não em determinado tipo de imóvel, é necessário fazer uma avaliação de todo o mercado imobiliário (principalmente da região em que está situado o imóvel), e saber analisar e considerar todas as variáveis que afetam a avaliação do valor de um imóvel.
A Avaliação Do Valor De Um Imóvel
A avaliação do preço de um imóvel é uma eterna duvida que cerca a cabeça tanto do comprador quanto do vendedor do imóvel. Muitas vezes fica na cabeça das pessoas a duvida se o imóvel objeto de negociação foi ou não bem avaliado.
A avaliação do valor de um imóvel é um processo que tende inserir o imóvel de forma interessante, atrativa e condizente com o mercado imobiliário, de forma que o valor esteja dentro das expectativas e realidade do mercado.
A avaliação de um imóvel é uma atividade que requer além de competência dos profissionais envolvidos, é necessária bastante seriedade e utilização de todos os recursos possíveis, para que sejam chegados aos valores venais, de forma que representem verdadeiramente o que pede o mercado imobiliário, sem superavaliações ou subavaliações.
Por isso, é importante saber as características e detalhes do seu imóvel, para explora-las de forma positiva, para que ele obtenha uma melhor avaliação no mercado.
Formas De Avaliar o Valor De Um Imóvel
Por isso, existem algumas formas de avaliar o preço do valor do imóvel de forma que o valor cobrado em uma negociação esteja o mais próximo da realidade e com maior precisão junto as expectativas do mercado imobiliário.
Segue Abaixo Algumas Dicas Para Auxiliar As Pessoas a Conseguirem Avaliar De Forma Correta o Preço Dos Imóveis:
- Procure um Profissional Especializado – consulte um corretor de imóveis, pois esse profissional conhece as nuances do mercado imobiliário e irá avaliar o imóvel dentro de uma realidade apropriada para que o imóvel seja negociado. No entanto, esse serviço do corretor será cobrado. Quando o imóvel é colocado para ser negociado em uma imobiliária, esta faz o serviço de avaliação sem cobrar nada pelo serviço. Em média, o valor cobrado por um parecer avaliativo custa o valor da anuidade do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). De uma maneira geral, os corretores passam a avaliação de maneira verbal ao proprietário, contudo o dono do imóvel pode solicitar um parecer por escrito – Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica – que irá de resguardar o proprietário nas negociações, pois o dono do imóvel passa a saber o real valor do bem no mercado e este acaba sabendo onde pode ceder na negociação sem ter prejuízos financeiros, pois o parecer técnico serve como um embasamento para definir o valor a ser cobrado. Os pareceres para definição do preço de um imóvel pode ser feito também por engenheiros e arquitetos;
- Aspectos que Influenciam a Avaliação do Valor do Imóvel – vários critérios e aspectos influenciam para definição do valor do imóvel como a localização do imóvel, infra estrutura do bairro, estado de conservação, área e tamanho, idade e tempo de vida do imóvel, área de lazer e garagens (no caso de apartamentos), posição do apartamento (os andares mais altos são mais caros e os apartamentos voltados para o sol no período da manhã também são mais caros). Uma dica para as pessoas que pretendem vender um imóvel, é que realizem as obras de manutenção antes de por o imóvel a venda, pois um bem com melhor estado de conservação, causa melhor impressão a possíveis compradores e uma melhor avaliação para venda. O mercado hoje está bastante exigente com relação a esses fatores;
- Busque Informações em Sites Especializados – a internet hoje é uma grande ferramenta de auxilio para as pessoas buscarem informações sobre qualquer assunto, e até mesmo para a pessoa ter a noção de qual o valor do seu imóvel, existem sites como: “Quanto vale meu apê?”e o “123i” que disponibilizam ferramentas que possibilitam a pessoa a conseguir através de estimativa o valor ou de imóveis similares ao seu imóvel. Nesses sites o usuário informa detalhes do seu imóvel (área, localização e outros detalhes) e o sistema concede um valor estimado de imóveis localizados no mesmo bairro. O site 123i fornece os serviços para São Paulo (capital) e o site Quanto vale o meu apê? Fornece o serviço para os estados do Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Apesar dos serviços destes sites serem bastante uteis, eles não podem ser usados como critérios definitivos para avaliar o seu imóvel, pois eles apenas estimam de acordo com as características informadas pelo usuário, no entanto eles não avaliam questões como o estado de conservação do imóvel. Os sites apenas nos oferecem valores estimados de referencia, mas nenhum valor de caráter definitivo;
- Pesquisa de Imóveis Similares – realizar pesquisa de preços de imóveis que sejam similares, que estejam a venda na mesma rua ou região, ajuda ao proprietário a ter uma ideia do valor de mercado do seu imóvel, ou para validar uma avaliação feita por um profissional ou imobiliária. De acordo com os especialistas do mercado imobiliário, é interessante que seja verificado informações sobre imóveis do mesmo tamanho, idade e padrão arquitetônico similar. Outra informação que pode auxiliar a referenciar a avaliação de um imóvel é verificar as negociações imobiliárias feitas recentemente na mesma região;
- O Valor do Metro Quadrado – outro fator importante para avaliação dos valores de imóveis é a avaliação do metro quadrado na região (principalmente nas capitais). Através desta informação, você consegue ter o valor aproximado do imóvel pela sua área, o que auxilia de forma considerável a ter um valor aproximado do seu imóvel;