Como Montar uma Biblioteca em Casa

Um dos hábitos mais admirados que existe é a leitura, e ela é tida como um admirável costume entre algumas pessoas. Há alguns anos a leitura caiu quase que em desuso, por diversos motivos, o ato de ler foi quase que esquecido pelos adultos e principalmente pelos jovens, crianças e adolescentes.

Biblioteca

Biblioteca

Por um lado, encontramos alguns especialistas dizem que a modernidade está acabando com o hábito de ler, pois o aumento do uso da TV, dos videogames e o uso exagerado dos computadores (sejam eles os de mesa ou os portáteis), estão fazendo com esqueçamos os livros largados nas estantes pegando poeira, em vários lares, em outras casas, livros não entram de forma nenhuma. Mas, em contrapartida temos uma febre de leitura que vem atingindo os jovens do mundo todo.

Da Obrigação a Leitura Saboreada

Como já foi dito, há algum tempo entramos em uma fase de que todo mundo lê. Encontramos diversos livros que atingem todas as idades.

Na realidade esta febre de leitura veio após vários livros terem se tornado roteiros de filmes e estes filmes terem se tornado fenômenos cinematográficos, como muitas pessoas queriam ler os livros seja para fazer as comparações como pra ver as diferenças, ou para conhecer a real historia, os livros desses filmes começaram a “bombar” nas livrarias de todo o mundo, e então o fenômeno se inverteu, agora as pessoas lêem os livros e eles se tornam best-sellers e após a venda de milhões de cópias dos livros, temos as chamadas “adaptações” de roteiro para o cinema, em alguns casos o livro continua sendo sucesso e o filme alcança essa marca, em outros os filmes “empacam” e não é o sucesso que era esperado.

Biblioteca em Casa

Biblioteca em Casa

Já que os livros voltaram a ser apreciados que tal montar novas bibliotecas? Ou melhor, ainda, que tal montar uma biblioteca na sua casa? Onde você terá seus livros favoritos e escolhidos por você, sempre ao seu alcance, onde seus filhos terão os livros que eles gostam e os que você decide que ele deva ler.

Montando uma Biblioteca em Casa

Para começar a montar uma biblioteca em casa, o primeiro passo é ter livros, obvio não é? Mas é a realidade, você não pode montar uma biblioteca sem livros. Você pode comprar os livros que deseja? Que maravilha, você já tem vários livros que podem começar uma pequena biblioteca? Fique atento as dicas que vamos dar daqui a pouco.

Mas você está incluso no grupo que não pode se dar ao luxo de comprar muitos livros e também não tem muitos em casa, não se desespere, existem soluções muito boas. Que tal você dar uma passadinha em escolas do bairro e pedir alguns? Ainda existe outra solução, seus amigos. Sim seus amigos! Sempre têm alguém que está se mudando e não pode ou não quer levar tudo para a nova casa, mas eles não precisam estar se mudando não, quando não quiserem mais o livro, basta repassar para você e assim com doações você montará sua biblioteca.

Passamos da fase não tenho muitos livros e entramos como montar. Uma sugestão simples: Quer uma individual ou uma biblioteca para todas as pessoas que habitam em sua casa? Se a resposta for à primeira opção, monte uma mini biblioteca no quarto da pessoa, se esta pessoa possui um escritório em casa, monte lá. Isto também serve para você, se você quer apenas os seus livros, monte sua biblioteca em seu quarto, no máximo em seu escritório.

A Biblioteca Dentro do Quarto

Para começar essa mini biblioteca, você não precisará de muito dinheiro, nem de muitos móveis. Procure usar prateleiras, se o quarto for grande o suficiente coloque uma estante ou um armário com portas, desta forma os livros ficarão “escondidos” dentro do móvel.

Organize seus livros de forma que você entenda quando precisar procurar por algum especifico. O que isso quer dizer? Nada de colocar os livros jogados e de qualquer forma, tenha um critério de organização, se não o tem, escolha. É no momento da organização que você define quais ficarão mais expostos que outros, se ainda não leu algum, você também saberá deles.

Uma dica muito útil: organize seus livros por autores, caso você costume comprar livros de um mesmo autor. Outra opção é organizar por coleções, os jovens de hoje curtem a saga Harry Potter e ao comprar esta “pequena” coleção de 7 livros, já é um começo para a biblioteca do jovem. Neste caso, você pode colocar uma prateleira apenas para esta coleção, seja esta prateleira avulsa, em uma estante ou em um armário, fica a seu critério.

No caso desta coleção, os livros são bem característicos, fica fácil de ser visualizado de longe e não precisa de identificação. Mas, em caso de coleções de um determinado autor, como Agatha Christie ou Sidney Sheldon que possuem uma extensa lista de títulos publicados e os livros não são tão destacados como os citados anteriormente, procure colocar uma plaquinha na prateleira indicando a qual autor se refere. Ainda neste quesito organização, se não tiver grandes coleções, arrume todos por gênero, separe os infantis, os infanto-juvenis, os juvenis, os adultos, os clássicos, os de drama, os de terror e assim por diante.

Essas dicas de separação servem tanto para as bibliotecas montadas nos quartos, como nos escritórios ou em um ambiente somente para a biblioteca. Portanto, a forma de organização deve ser a mesma em qualquer lugar que você montar sua biblioteca.

Os Móveis para a Biblioteca

Falamos da organização, mas nada de falar dos móveis, bem, como dito lá em cima, os livros devem ser acomodados em estantes, armários e/ou prateleiras. Torne sua biblioteca confortável para que os leitores se sintam bem dentro dela, não é necessário ter muita luz no ambiente, coloque luz mais forte em pontos estratégicos. Sofás confortáveis, chases tipo espreguiçadeiras e mesas e cadeiras são bem vindos, e deve ser próximo desses móveis que a luz mais forte deve prevalecer. Coloque luminárias e pufes, tudo para deixar a biblioteca mais convidativa para ser utilizada sempre.

Portanto, agora que você já sabe como montar sua biblioteca, que tipo de móveis colocar e onde montar,arregace as mangas e faça, só não esqueça de frequentar o ambiente de vez em quando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito útil as propostas!

    Flávia Brito 11 de março de 2014 19:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *