Como Acender Churrasqueira Com Álcool

Maneiras De Acender Uma Churrasqueira

Há muitos séculos o ser humano já conseguiu aprender a manusear e dominar o fogo (dentro do possível, ainda que hoje em dia possam acontecer incêndios incontroláveis, por exemplo), e isso foi um feito extremamente importante e que demorou muitos anos, sendo considerada uma tarefa muito desafiadora, mas que hoje em dia basicamente não existem muitos problemas a respeito disso. O fogo é importante desde sempre, principalmente pelo fato de possibilitar o cozimento de alimentos e também por possibilitar o aquecimento em épocas e locais frios nas épocas antigas, já que hoje já existem outras alternativas.

Ainda que esse domínio do fogo já tenha sido conseguido, hoje em dia existem ainda coisas muito simples que podem acabar sendo difíceis para as pessoas, como é o caso do momento de se acender uma churrasqueira, por exemplo. Por incrível e mais simples que pareça, acender uma churrasqueira não é algo tão trivial assim, e essa dificuldade é presente principalmente nas pessoas que estão iniciando nesse ramo e que não tem muito costume com essa prática. Por esse motivo é que o objetivo do artigo de hoje é apresentar formas de solucionar esses obstáculos e facilitar a vida de pessoas que não abrem mão de seu churrasco, mas que ainda precisam encontrar a forma perfeita para acender suas churrasqueiras.

Existem muitas tradições e até mesmo mitos e superstições por trás do ato de realizar churrascos, e por isso, muitas pessoas acabam até acreditando que acender a churrasqueira com maior facilidade é algo que diz mais a respeito de sorte do que de técnicas certeiras, tratando essa ação como algo de outro mundo. Porém, sabemos que as coisas não funcionam assim, e na verdade, basta encontrar a forma que mais se adequá as necessidades pra que o acendimento da churrasqueira seja feita sem erros bobos e sem complicações, possibilitando assim que o fogo pegue de fato e que a churrasqueira não fique se apagando fácil e constantemente.

Hoje em dia existem inúmeras formas de se acender churrasqueiras, umas mais eficientes do que outras, e muitas delas envolvidas de muita tradição, sendo até mesmo passadas de pais para filhos, inclusive aquelas que não são as mais adequadas e nem melhores. Existem formas mais clássicas, que são as que dizem que o acendimento deve acontecer com o auxílio de pães, anéis de jornal, açúcar, etc.. podendo até mesmo haver coisas muito peculiares a serem utilizadas. Porém, nos dias de hoje as tecnologias de modo geral já evoluíram muito, e no ramo do churrasco isso não seria diferente. Essa tecnologia fez com que fossem criados produtos específicos para facilitar o acendimento das churrasqueiras, porém, não são todas as pessoas que tem acesso a esses itens, e também existe o fato de que muitas vezes as condições para a utilização dos mesmos não são ideais, então, é importante ter conhecimento de formas alternativas para não ser necessário cancelar o churrasco, por exemplo.

Churrasco

Churrasco

Uma das formas mais apontadas pelas pessoas como eficazes para acender a churrasqueira, visto que essa é uma maneira fácil e efetiva, é com a utilização de discos de jornais velhos com diâmetro de quinze centímetros empilhados um sob os outros dentro da churrasqueira e com a ajuda de uma garrafa de vidro (de cerveja ou vinho, por exemplo) no centro, com o objetivo de formar uma espécie de torre com os discos de jornal, onde o carvão deve ser alocado ao redor. Após toda essa estrutura de carvão estar montada a garrafa pode ser removida, deixando assim um espaço para que o fogo se abrigue. Depois do momento em que o fogo se estabelecer, nessa lacuna também deve ser inseridas algumas pedras de carvão, com muito cuidado, tanto para se evitar acidentes, quanto para não apagar o fogo.

Essa técnica de acender a churrasqueira pode parecer curiosa e estranha para algumas pessoas, principalmente por não fazer a utilização de óleo e nem de álcool, sendo esse último um dos métodos mais comuns e que é o foco do artigo de hoje. Porém, o ponto mais positivo da técnica do jornal é o fato de realmente não utilizarem esses itens, que são consideravelmente perigosos e acabam por aumentar as chances de ocorrer alguma queimadura ou algum acidente, ou seja, é um método mais seguro. Porém, existem pessoas que não abrem mão de utilizar o álcool para acender a churrasqueira, e é sobre esse método que será falado logo abaixo com maiores detalhes.

Como Acender Churrasqueira Com Álcool

Acender Churrasqueira Com Álcool

Acender Churrasqueira Com Álcool

Como já foi apresentado acima, por mais banal e corriqueiro que pareça, acender uma churrasqueira é algo que gera muitas dúvidas e dificuldades, principalmente em momentos em que as pessoas já estão chegando no evento, por exemplo, todos os ingredientes estão prontos, mas a churrasqueira ainda está sendo um empecilho para que a festa de fato comece. O acendimento da churrasqueira com o álcool é o mais comum e até mesmo mais recomendado por várias pessoas, porém, ao contrário do que muitos pensam, não é qualquer álcool que deve ser utilizado, mas sim o álcool em gel, já que ele é muito mais seguro e até mesmo mais prático.

O álcool 70% era frequentemente utilizado para esse fim, porém, ele vem caindo em desuso pelo fato de hoje em dia já ser possível ter conhecimento de que ele conta com uma quantidade considerável de água, o que acaba fazendo com que o acendimento fique mais difícil, e mais do que isso ele é mais inflamável do que álcool em gel e por isso o risco de acidentes e de queimaduras é mais alto.

O primeiro passo para acender uma churrasqueira com o álcool em gel é ter certeza de que o carvão a ser utilizado está totalmente seco, sendo inclusive essa um dos objetivos das instruções de armazenamento desse item, que deve ser sempre mantido em local protegido de umidade. Vale ressaltar também que o ideal é que o carvão a ser utilizado deve ser de boa procedência, já que um carvão com má qualidade irá ser mais difícil de acender e também irá queimar mais rápido, o que fará com que seja necessário usar uma quantidade maior. Ou seja, por mais que um bom carvão custe mais caro, é algo que compensa.

Após já se certificar a respeito desses itens do carvão, basta colocar uma certa quantidade na churrasqueira e pegar um pão que deve ter o miolo retirado e colocado o álcool em gel no lugar. Em seguida, basta colocar fogo no pão e a partir do momento em que ele pegar fogo, deve ser colocado no centro da churrasqueira entre as pedras de carvão. Por fim, basta esperar entre quarenta a cinquenta minutos para se começar a colocar as carnes, sempre ficando atento as brasas, que devem estar brilhantes e vivas.

Existem pessoas que acham que a utilização do pão não é necessária, e assim, optam somente por jogar álcool no próprio carvão dentro da churrasqueira, esperam um tempo para que o álcool seja absorvido pelas pedras de carvão e após isso colocam o fogo. Porém, para isso é necessário um cuidado redobrado, principalmente em relação a distancia com que o fogo será ateado, para que nenhum acidente aconteça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *