Como Fazer Chaminé de Churrasqueira em Prédios

Ter uma churrasqueira no apartamento é um desejo cada vez mais recorrente entre os moradores de prédios. Embora seja um sonho possível de realizar é fundamental contar com o auxílio de um projetista profissional. Devemos ressaltar que mesmo para os especialistas essa ainda é uma matéria complexa que demanda grande reflexão uma vez que não há consenso a respeito de um conjunto concreto de regras, em especial no tocante a chaminé.

Churrasqueiras em apartamentos devem ser pensadas para contornar uma série de obstáculos que não existem em casas. O projetista deve observar o entorno, se existem árvores altas ou outras edificações próximas de maneira que tornem mais difícil a exaustão dos gases provenientes da combustão. É dado o nome de tiragem para a ocorrência de uma cortina de fumaça que torna difícil dissipar os gases advindos da combustão.

Uma dica para quem está envolvido no processo de construção de churrasqueiras em prédios é ler o livro “Lareiras e Churrasqueiras” de Augusto Gonçalves. Nesse texto os interessados aprenderão mais sobre as regras de dimensionamento da churrasqueira e dos seus complementos. Continue lendo para entender mais sobre esse tema e ter mais facilidade para pensar no projeto da sua churrasqueira.

Regras e Relações Importantes

Para quem deseja ter churrascos de domingo tranquilos, sem incomodar os vizinhos e nem ter problemas com a forma como a churrasqueira foi construída é recomendável atentar para algumas regras e relações propostas por engenheiros de uma forma geral. É crucial ficar atento ao respeito da relação da área da boca (Ab) com a área da seção da chaminé (Asc), deve ser Asc=Ab/10 (para forma retangular) e Asc=Ab/12 (para forma circular).

Também se destaca a relação da saída da chaminé, a soma das áreas da saída deverá ser igual ou superior a duas vezes a área da seção da chaminé. As medidas são muito importantes para a correta exaustão dos gases.

Churrasqueira No Apartamento

Churrasqueira No Apartamento

A Chaminé

Para uma melhor exaustão é recomendável ter uma chaminé bem alta, quanto mais alta for à chaminé com mais qualidade esse processo irá ser realizado pelo fato de estar em contato com correntes constantes de vento, a tiragem é melhor. No entanto, isso não acontece efetivamente em todos os casos. Chaminés industriais, por exemplo, geralmente apresentam formato cônico.

Na parte interna da chaminé acontece o resfriamento do ar por não estar exposto ao sol, dessa forma é criada uma camada de ar com grande densidade que bloqueia a tiragem. Algumas soluções encontradas pela indústria são diminuir gradativamente a seção da chaminé de forma a diminuir a camada de ar frio interno e o aquecimento antes da utilização.

Chaminé da Churrasqueira no Apartamento

Chaminé da Churrasqueira no Apartamento

Paredes da Chaminé

Os cuidados com a chaminé devem ser direcionados também para qualquer material que possa bloquear ou atrasar a tiragem. Um exemplo disso é a argamassa de assentamento cujas rebarbas podem levar a perda de carga do fluido, o ideal é removê-las. Uma excelente alternativa é revestir a parede da chaminé com chapa de alumínio ou de um material liso para facilitar a exaustão.

Conheça as Opções

Conheça a seguir boas opções para ter uma chaminé eficiente para a sua churrasqueira de apartamento.

– Exaustor Elétrico

Uma possibilidade para realizar a sucção forçada do ar de dentro da chaminé é usar um exaustor elétrico (daqueles utilizados nas cozinhas). No entanto, ressaltamos que esse dispositivo deve ser a alternativa de último caso, ou seja, quando nenhuma outra solução der certo. Antes de chegar no exaustor você pode tentar soluções como fazer uma readequação do tamanho da chaminé ou então repensar o tamanho da boca da sua churrasqueira.

– Terminal Tipo Canhão

Uma opção que não é tão conhecida, mas que também surte efeito. Esse terminal nada mais é do que uma peça que não usa eletricidade, somente vento. Deve ser instalado na saída da chaminé de forma a converter a cortina de fumaça em vento constante levando-a para fora.

Opções de Churrasqueiras

Hoje em dia há uma grande variedade de tipos de churrasqueiras com bom grau de praticidade e preço, em particular a pré-moldada. Os interessados devem se atentar aos materiais que são especificados pelo fabricante tendo um cuidado especial com o traço da argamassa de assentamento.

Uma boa dica é preferir o uso de argamassa com sílica coloidal que previne o surgimento de problemas no futuro. Dentre os principais problemas com a construção de churrasqueiras diretamente no local podemos mencionar um dimensionamento mau feito, falhas de execução de processos e falta de algum elemento.

Chaminé Única

Idealmente seria interessante ter um duto individual para cada churrasqueira, porém, isso se mostra inviável na prática pelo espaço que demandaria. Uma alternativa para prédios é fazer uma chaminé única para todas as churrasqueiras.

Churrasqueiras na Varanda ou Salões de Festa

A tiragem de uma churrasqueira na varanda ou num salão de festas segue a mesma lógica, seria o ideal ter um duto individual para cada churrasqueira, no entanto, não é exatamente simples devido ao espaço demandando. Novamente uma saída é ter uma chaminé única para todas as churrasqueiras do prédio.

Porém, é essencial mencionar que para ter um funcionamento adequado é crucial instalar um duto de aço galvanizado com dimensões previamente pensadas evitando dessa forma a invasão da fumaça nos andares inferiores ou até na churrasqueira do vizinho de cima. Ainda é necessário ter atenção ao perfil do usuário da churrasqueira para determinar o melhor modelo. Um especialista deve ser consultado para ajudar na escolha da melhor churrasqueira para cada caso, isso ajuda a evitar uma série de problemas.

A churrasqueira elétrica, por exemplo, não demanda chaminé para realizar a exaustão de gases vindos da queima de GLP. Em prédios que precisam otimizar os espaços pode ser uma ótima solução eliminar a existência da chaminé. São questões a serem pensadas e resolvidas de acordo com as demandas quem irá utilizar a churrasqueira. É relevante que os usuários tenham o conforto de uma churrasqueira a qual se adaptem e que esteja de acordo com as necessidades do seu prédio.

Gostou de saber mais sobre como fazer chaminé em prédios? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apartamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *