Churrasqueira de Chão – Como Fazer

O Churrasco – Visão Geral

Churrasco é o nome dado a um estilo de preparação de carne, que se transforma consequentemente em um prato muito famoso no Brasil. Como foi dito, esse prato é preparado a base de carnes, que podem tanto ser in natura, quanto já processadas, mas também é possível que exista a incorporação de outros alimentos, como o queijo e alguns pães, por exemplo. Esses alimentos são levados a estruturas alimentadas por brasas e por fogo de maneira geral, sendo essas estruturas chamadas de churrasqueiras. Os equipamentos e utensílios que proporcionam o apoio na churrasqueira são as grelhas e os espetos, sendo esses fundamentais para esse tipo de preparo de carne.

Não há conhecimento sobre datas em que surgiram esse tipo de preparação de carnes, mas há uma estimativa que esse processo se iniciou na pré história, já que foi nessa época que o ser humano passou a entender e dominar o fogo e também a compreender que o processo de assar a carne fazia com que ela se tornasse mais macia e consequentemente mais palatável.

A realização de churrascos – que obviamente na época não era conhecido assim – já era observada em índios tupis sul americanos, que realizavam o moka’em, que era a maneira como era conhecido o processo em que se defumava peças de carne com a utilização da grelhas de madeiras e por tamanha semelhança, esse foi um processo que ficou conhecido como um antepassado do churrasco como conhecemos atualmente. Além de realizarem isso para que o sabor das carnes fosse alterada, os índicos assavam as carnes para que ela ficasse com maior tempo de validade, ou seja, para que ela pudesse ser armazenada e consumida por um maior período de tempo.

Com o passar dos anos as técnicas para se assar carnes foram sendo aperfeiçoadas e isso aconteceu graças as pessoas que tinham como profissão a criação e a caça de animais para o abate e para o consumo humano. Esse aperfeiçoamento, além de visar o melhor sabor da carne, também servia para que o processo pudesse se adaptar as condições mais diferentes que as pessoas pudessem estar passando, como a melhor adequação a quantidade e ao tipo de lenha e até mesmo de carnes que estavam disponíveis.

O churrasco se tornou um prato extremamente famoso e considerado até mesmo o prato típico de países como a Argentina e o Uruguai. O Brasil também não fica de fora, sendo que o estado que mais conta com essa tradição é o Rio Grande do Sul. Isso acontece principalmente pelo fato de que é no Rio Grande do Sul que se localizam os pampas e é lá que a criação de gado passou a ser intensa pela primeira vez em nosso país. Inclusive a nomenclatura “gaúchos” – nome dado as pessoas nascidas no estado – foi dado por esse motivo, já que é uma palavra sinônimo de vaqueiros.

O sucesso do churrasco também se deu devido ao fato de que a carne assada sempre foi considerada um tipo de refeição fácil de ser preparada, inclusive quando era necessário ficar dias e dias fora de casa, sendo assim preciso somente de uma faca afiada, uma estaca (que geralmente era de madeira), sal grosso para temperar e um bom fogo. A utilização de sal grosso também não era um problema, já que ele também era utilizado de forma abundante para a complementação da dieta alimentícia do gado, ou seja, era bem fácil de ser encontrado.

Churrasqueiras De Chão – Como São E Como Montá-Las?

As churrasqueiras de chão fazem parte de uma categoria de churrasco mais tradicionais e rústicos, já que seguem a ideia de que as únicas coisas necessárias para a realização de um churrasco é uma fonte de calor, a carne e um espeto ou grelha e aceitam muito bem a ideia, atendendo de modo simples esses requisitos.

É importante ter em mente que a realização de um churrasco em uma churrasqueira de chão demanda três coisas importantes: prática, paciência e lenha, já que a madeira é utilizada para que essa técnica seja ainda mais autêntica.

Original e tradicionalmente as churrasqueiras de chão são montadas em cima de um local que possua terra batida, constituídas por lenha em b rasa e colocando os espetos fincados no chão ou ainda com uma grade que é posicionada no centro de um círculo feito pela brasa. Porém, existem versões mais atualizadas e menos rústicas desse tipo de churrasqueira, que são aquelas onde existe um tampo de ferro que tem a capacidade de se abrir ao meio e é nesse local que se coloca a lenha, material esse que é o responsável por atribuir a carne seu sabor marcante e especial, já que ela não gera uma fumaça muito forte, mesmo com a gordura das carnes caindo sobre elas.

Churrasqueiras De Chão

Churrasqueiras De Chão

Os espetos utilizados nesse tipo de churrasqueira na maioria das vezes são feitos de aço e possuem entre um e um metro e meio, possibilitando assim que se asse até mesmo animais inteiros, como leitões e cordeiros, sendo que esses podem demorar até oito horas para ficarem prontos.

Existe também a possibilidade de fazer uma churrasqueira de chão de tijolos, mas vale ressaltar que elas são fixas e por isso deve ser escolhido um local adequado para sua instalação. De maneira simplificada, essa churrasqueira nada mais é do que um retângulo construído no chão com dimensões que caibam peças inteiras de carnes para serem assadas. Elas podem ser montadas tanto fixando os tijolos com cimento, quanto somente agrupá-los um sobre o outro com bastante capricho, até que seja possível colocar a carne de maneira completa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *