?> Ventilação e Iluminação do Imóvel | Imóveis Cultura Mix

Ventilação e Iluminação do Imóvel

Quando falamos em uma casa confortável, ideal para constituirmos uma família, logo pensamos nos móveis, no piso, nas cortinas, enfim em toda a decoração. Mas enganam-se quem pensa que um lar com conforto e que proporcione saúde para toda a família, deva ser aquele mais limpo e mais bem arrumado.

Um lar confortável e saudável deve contar com um projeto de ventilação e iluminação, capazes de permitirem que a sua casa fique sempre fresca e arejada. Afinal, ninguém deseja morar em um local escuro, que não tem iluminação natural ou em ambientes extremamente quentes que não possuem uma ventilação correta, não permitindo que o ar circule pela casa.

Quando falamos em projeto, pode ser assustador, é mais um gasto que se soma a todos aqueles da obra, porém se você está construindo ou reformando sua casa, exija esse projeto do arquiteto ou do engenheiro, é obrigação dele, afinal você já está pagamento pelo projeto.

Infelizmente quando tratamos de algo tão sério quanto à iluminação ou ventilação de um lar, não se pode abrir mão de bom profissional. Em alguns casos, existem designers de interiores que conseguem projetar com maestria este tipo de projeto, porém tome cuidado com decoradores, mesmo sendo profissionais da área, é necessário ter o mínimo de estudo para saber mexer com a estrutura de sua casa.

A Ventilação de uma Casa

Como já foi dito anteriormente, alguns projetos exigem a presença de um bom profissional da área, que possa fazer um projeto, que indique onde ficam melhores as janelas da sua casa.

Mas eu sei de onde vêm os ventos em minha cidade!!

Não se mexa, não tente entender de algo que realmente não é de seu domínio. Quando falamos de ventos existe um estudo aprofundado, os profissionais que trabalham nesta área fazem uso da carta dos ventos. Esta carta é algo que mostra como é a ventilação em sua cidade, se vem de leste, de oeste, do sudoeste. Vale ressaltar ainda que os ventos mudam conforme as estações do ano, apesar de haver sempre uma predominância das direções, eles costumam mudar ao longo do ano.

É então que entra a sua responsabilidade e você deve então pensar, contrato ou não alguém? Fazer de qualquer jeito, pode deixar minha casa sem ventilação nenhuma, mas não tenho dinheiro agora, então sai melhor nem começar a construir. Procure uma empresa idônea, com profissionais gabaritados, normalmente o seu projeto já vem com esse estudo todo feito, se não vier, cobre, é um direito seu. Procure acompanhar todo o projeto, desde o momento da coleta de dados, peça para ver o desenho antes de começar a construir.

Também não se esqueça de acompanhar a compra do material, ele é de suma importância, compre sempre produtos de qualidade, afinal eles são a garantia de sua segurança e da segurança de sua família.

Um detalhe importantíssimo, como você vai fazer uso de um projeto de ventilação, se utilizando dos ventos para deixar casa mais arejada e conseqüentemente economizando energia, procure fazer nem que seja um pequeno jardim. As árvores costumam deixar os ambientes ao redor ainda mais frescos e ventilados.

E que tal falarmos um pouco da iluminação de sua casa?

Iluminação de uma Casa

Quando falamos da iluminação de uma casa, normalmente as pessoas já pensam nas lâmpadas que devem ser utilizadas, ou seja, associam iluminação a energia, mas esquecem que existe a iluminação natural e ela pode e deve ser aproveitada o máximo possível nas residências e também nos ambientes comerciais.

Como falamos da ventilação, para fazer o máximo uso da iluminação, deve também haver um estudo detalhado de como é a insolação em sua cidade, em outras palavras, um profissional da área deve estudar e dizer de onde vem mais os raios solares, qual parte da casa receberá mais sol no período da manhã e no período da tarde.

Cabe também a este profissional dizer, onde devem ficar localizados os cômodos da casa, por exemplo, dá-se preferência para que as áreas úmidas, cozinha e banheiros, sejam sempre do lado onde houver mais incidência solar no período do meio dia em diante, pois como o sol é mais forte, as paredes por onde passam os canos, não ficaram úmidas. Ainda pensando como um profissional, os quartos nunca devem ficar deste lado da casa, imagine entrar em seu quarto para dormir, depois de um dia cansativo de trabalho e seu quarto parecer um forno, porque passou a tarde recebendo raios solares?

Porém, esta não é uma tarefa simples, o profissional fará uso da Carta Solar, assim como a Carta dos Ventos, essa carta tem o intuito de indicar como é a incidência solar na sua cidade, e com base em cálculos precisos, o profissional faz isso para toda a sua casa, por isso a necessidade de um profissional responsável para projetar.

Todos sabem que a iluminação natural é de suma importância, além da economia de energia, ajuda a manter a casa com bons ares, afinal ao receber os raios solares, não há a propagação de algumas pragas que se aproveitam do escuro e da umidade para estragarem as paredes e ambientes de sua casa. É nesse ponto em que entra a economia de energia, pois com ambientes escuros, você precisará ligar as luzes da sua casa mais cedo, quiçá de dia. Não precisando fazer isso, deverá uma grande redução no consumo de energia.

Se possível, faça em sua casa um pequeno jardim de inverno, ele ajuda a deixar entrar iluminação natural, e em alguns casos, também ajuda na ventilação.

Portanto, chega-se a conclusão que tanto a ventilação quanto a iluminação são de extrema importância para o projeto de uma casa, procure profissionais responsáveis, que façam o projeto, que tenham o estudo específico para poderem montar o projeto com base nas cartas solar e dos ventos. Não tenha medo de perguntar se ele estudou e se ele realmente sabe o que faz.

Atenção: como estes projetos precisam de profissionais gabaritados, nada de usar o “faça você mesmo”. Estes projetos precisam de um estudo mais aprofundado, que nem todos os profissionais possuem, são de importância enorme e por isso é necessário ter muito cuidado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *