Nos últimos anos ocorreu uma espécie de “invasão” de restaurantes japoneses em todo o Brasil, especialmente por causa do aquecimento da economia e de ser considerada uma das cozinhas mais saudáveis em todo o mundo. Isso porque as refeições são à base de arroz, salmão, algas e soja (usada no molho shoyu e na sopa missoshiro).
Mas, apesar de gostosa e saudável, muitas pessoas têm receio de entrar em um restaurante japonês por medo de usar o hashi (palito japonês), utilizado para pegar os alimentos, já que os japoneses não usam talheres.
Como a maioria dos ocidentais não tem a menor prática, a não ser se forem descendentes de japoneses, a dica é ter muito treino e paciência. Para começar, passe um dos hashis entre o indicador e o polegar, tendo o dedo anelar como apoio. Depois, com os dedos polegar, médio e indicador, segure o outro hashi, que ficará na parte de cima, como se segurasse uma caneta.
Já para abrir e fechar o par de hashis, use os dedos médio e indicador do hashi superior. Caso tenha dúvidas, no Youtube existem vídeos que ensinam como usar o hashi, como este:
http://www.youtube.com/watch?v=NwrWQt4e0mk
Mas, caso ainda tenha receio de fazer feio no restaurante, peça ao garçom para fornecer elásticos ou suportes de plástico para prender os hashis de forma a obter mais firmeza na hora de pegar os alimentos.