?> Tipos de Piscinas: Características Gerais | Imóveis Cultura Mix

Tipos de Piscinas: Características Gerais

Recipiente com água para nadar ou fazer recreação. Há centenas de tamanhos padrões, sendo o maior existente nas piscinas olímpicas em que nadam os melhores nadadores do mundo. Um conjunto pode ser construído por cima ou no chão e a partir de materiais como metal, plástico ou fibra de vidro.

Podem ser usadas por muitas pessoas ou pelo público em geral. Os modelos situados em casa são chamados “privados”. Clubes de saúde e centros de fitness têm piscinas públicas utilizadas de forma principal para o exercício. Hotéis têm piscinas disponíveis para os hóspedes, banheiras quentes e piscinas com água quente, usadas para relaxamento ou terapia, comuns também em residências, hotéis, clubes e casas de massagem.

Piscinas: Estruturas Básicas

Piscinas podem ser de múltiplas formas e tamanhos. Elas utilizam uma combinação de filtração e tratamento químico para limpar de forma contínua a grande quantidade de água. Em teses possuem pelos menos sete componentes principais:

  • Uma bacia
  • Uma bomba motorizada
  • Um filtro de água
  • Um alimentador químico
  • Drenos
  • Retorno
  • PVC: Encanamento plástico para conectar todos os elementos
Piscinas

Piscinas

A ideia básica é bombear água em um ciclo contínuo através dos sistemas de filtragem e tratamento químico. No retorno, o sistema de bomba mantém conteúdo da piscina livre de detritos, sujidade e bactérias. Algumas piscinas também incluem aquecedores na mistura, de modo a manter a água em determinada temperatura.

Quais Características da Piscina Flutuante?

Uma piscina no chão pode parecer estrutura sólida, imóvel, mas na verdade é como uma espécie de barco, que pode flutuar água no solo circundante. Quando está vazia a pressão do H2O no solo pode empurrar a estrutura para fora do chão. Esta é uma das razões pelas quais estão cheias de água durante todo o ano. Importante frisar a necessidade da pressão por igual com níveis aproximados em cada lado da piscina.

Piscinas flutuantes modernas possuem válvula especial hidrostática perto do dreno para proteger contra danos causados por pressão da água no solo. Em termos básicos, se a pressão é grande o suficiente, vai empurrar água para cima sobre um flutuador pequeno que abre a válvula, que após aberta, faz H2O subterrâneo fluir para dentro e equalizar a pressão.

Piscinas Acima do Solo

Piscinas acima do solo são opções mais baratas para a construção, bem como o mais fácil de construir. A maioria é feita a partir de kits pré-fabricados, que até um amador pode fazer, embora por segurança a maioria das pessoas prefira instaladores profissionais. Em primeiro lugar, use os instaladores de nível do chão de modo a formar uma superfície de construção plana.

Em seguida, monte uma faixa do perímetro que suporta a parede exterior (feita de metal, plástico ou madeira). Por fim se faz necessário garantir o revestimento de vinil nas paredes da piscina. Encha com água e alise o forro. Assim que conectam a bomba e o sistema de filtragem a piscina vai estar pronta para funcionar.

A principal desvantagem deste tipo de piscina está na durabilidade, além de menos atraentes do que os outros projetos.

Piscinas com Vibra de Vidro

Feitas de fibra de vidro reforçada com plástico que foi moldada em forma de bacia. Para instalar a equipe de construção cava um buraco no tamanho apropriado, coloca as bombas necessárias, acrescenta algum enchimento de areia e reduz a estrutura no buraco. Em seguida, eles nivelam e ligam todas as canalizações e aterros na área em torno da piscina. Normalmente, o tanque é rodeado por uma estrutura com pavimento.

Piscinas com Vinil Alinhado

Piscinas com vinil alinhado são parecidas com aquelas acima do solo. A equipe de construção cava um buraco e monta uma parede de moldura de plástico, metal ou madeira em torno do perímetro do buraco. Como em uma piscina acima do solo, a tripulação estabelece areia ao longo do fundo e protege o revestimento de vinil na parede estrutural. Elas são mais baratas, mas não tão duráveis. Tenha em mente de que o revestimento necessita de substituição em cada dez anos.

Piscinas Gunite

Design popular em grande parte dos Estados Unidos. Para construir uma dessas piscinas a equipe de construção cava um buraco, coloca a bomba no lugar e monta grade com barras de aço reforçado. As hastes são espaçadas em cerca de dez centímetros de distância e fixadas em conjunto com o arame. Quando a grade está no lugar se faz necessário misturar de cimento e areia ao redor do vergalhão.

A unidade de mistura do pulverizador combina gunite seco com água antes da pulverização. Isto produz a umidade do material concreto. Necessário descansar por uma semana para aplicar um acabamento suave à superfície áspera.

O acabamento mais popular é chamado de gesso (na verdade uma mistura de cimento e areia de mármore), mas existem pessoas que terminam as piscinas de concreto com tinta especial. Gunite é durável e pode ser construído em qualquer formato ou tamanho.

Piscinas de Concreto

Possui semelhança com piscinas Gunite, embora sejam mais difíceis de serem construídas. Em vez de pulverizar o material em torno com estrutura de malha de ferro o concreto é vertido em formas convencionais de madeira. Com o advento de métodos Gunite, a construção com concreto saiu de linha em grande parte dos países industrializados. Em piscinas de blocos de alvenaria as paredes são construídas com concreto.

Piscinas de Concreto

Piscinas de Concreto

Piscinas Acima do Solo

A maioria das piscinas acima do solo é construída com resina, alumínio ou aço lambris com forros de vinil. Algumas vantagens são:

  • Economia
  • Não são estruturas permanentes de modo que se possa mover.
  • Podem ser montadas e desmontadas com relativa facilidade como um projeto “Faça Você Mesmo”, embora varejistas ofertem entrega e instalação.
  • Possuem diversos formatos e tamanhos de modo que são apropriados para pequenos estaleiros.
  • Se o acesso ao seu quintal é limitado, piscinas acima do solo são adequadas. Chegam a pedaços que podem ser transportadas de maneira fácil para o local de montagem.
  • Nem tudo é perfeito. Conheça as desvantagens das piscinas acima do solo
  • Embora possuam variedades de formas e tamanhos elas estão limitadas aos modelos oferecidos por fabricantes.
  • Não possuem vida não tão longa como as piscinas no chão.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde
    Vocês conhecem algum fabricante de piscina sobre o solo para indicar? Grata

    Priscila 20 de março de 2014 17:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *