?> Tinta para Azulejo: Ambientes de Cara Nova em um Instante - Paredes e Rejunte | Imóveis Cultura Mix

Tinta para Azulejo: Ambientes de Cara Nova em um Instante

As Tintas Para Azulejo

Um dos principais gastos numa obra é com a troca de revestimentos, pois precisamos investir no material e ainda custear a mão-de-obra para retirar as peças antigas e substituir pelas novas. Ainda é preciso gastar com caçambas para entulho, contratar uma equipe especializada em limpeza pesada enfim são inúmeros gastos e incômodos.

Depois dessa breve descrição de um cenário caótico você deve querer tudo menos trocar os revestimentos, não é mesmo? Saiba que é possível renovar os ambientes da sua casa sem precisar de ter todos esses gastos. Basta investir em tinta para azulejo, pintando os revestimentos você poderá fazer uma linda redecoração e não irá sofrer nada.

O Mercado

No mercado existem dois tipos de tintas específicas para aplicação em azulejos. Um deles é à base de água, que proporciona um acabamento mais acetinado, vem em galões de 18 litros, com preço médio de R$ 120,00. Já a Epoxi, que é o segundo tipo de tinta, vem com solvente, costuma vir em um kit com 3,6 litros, que custa em média R$ 80,90, mais caro do que as com base de água. No entanto, as tintas com solventes resistem mais do que as com base de água. Devido à sua durabilidade, as tintas Epoxi são aplicadas até mesmo em pisos industriais. Se você pretende deixar a tinta por mais tempo, escolha as do tipo Epoxi.

No caso de ambientes que contam com azulejos em relevo, é preciso saber que ele irá aparecer mesmo depois de pintado. Por isso, tome cuidado com azulejos muito antigos, e com as cores que for usar. Dependendo do material que você for usar, os desenhos em relevo após a pintura podem fazer uma boa composição.

Mas, se você pretende deixar a parede com um aspecto liso, sem o relevo dos desenhos, pode conseguir um bom resultado aplicando um produto para aderência e massa corrida, antes de passar a tinta para azulejo. Para fazer a pintura, é necessário da tinta, diluente e endurecedor, além de um pano branco e luvas. Para passar a tinta, use um rolo rebaixado, com lã de carneiro, para uma melhor aplicação, encontrado nas próprias lojas de tintas.

Antes de Pintar

limpe toda a superfície dos azulejos com detergente neutro e água, preferencialmente com luvas, para que a gordura dos dedos não suje o que já foi limpo. Procure retirar todos os resíduos na sua superfície, como gordura, sabão, graxa, ferrugem, etc. O rejuntes das peças de cerâmica também devem ser bem limpos, pois têm muita facilidade de reter gordura. Para um melhor resultado, passe uma lixa fina no rejunte antes de lavar.

Depois que lavar, deixe a parede secando com um pano umedecido com o produto diluente. Aplique uma camada de tinta para azulejos e espere seis horas para passar novamente mais uma camada. Depois disso, mantenha o local bem arejado para que seque completamente após 72 horas.

Possibilidades

Além da pintura do azulejo existem outras possibilidades como, por exemplo, utilizar laminados que se pareçam com acabamentos vinilícos, madeira ou porcelanatos. Esses laminados podem ser colocados diretamente sobre a cerâmica que já se encontra instalada no piso. No entanto, para as paredes pode ser mais interessante investir mesmo na pintura dos azulejos.

Tinta no Azulejo

Você pode renovar as paredes de azulejos da sua casa usando tinta, apesar de ser uma solução já usada por muitas pessoas ainda é uma técnica que guarda certos mistérios. Pode ser interessante contar com o auxílio de profissionais experientes nesse assunto. Todo cuidado é pouco para evitar estragar os azulejos.

Dúvidas Sobre Tinta no Azulejo

Pode Usar Qualquer Tinta nos Azulejos?

Existem tintas que são mais adequadas para usar nos azulejos como as epóxi e PU. Contudo, você pode usar uma tinta dessas para fazer o fundo da pintura e passar outro tipo por cima. Essa pode ser uma saída para o caso de querer pintar de uma cor que não existe em tinta epóxi ou PU.

Avaliação dos Azulejos

Antes de começar a pintura dos seus azulejos é importante saber se eles receberão bem a pintura. No caso de perceber que tem algumas peças que estão descoladas ou estufadas é melhor chamar um pedreiro para verificar a situação. Tem casos em que um encanador precisa dar uma olhada também. Saiba que peças estufadas são sinônimo de vazamentos, já os azulejos descolados podem ser arrumados com facilidade por um pedreiro.

Limpeza

Outro passo importante antes de começar a pintura é o da limpeza das peças bem como fazer algo com o rejunte antigo. Saiba que a preparação da área a ser pintada é fundamental para que o serviço dure mais tempo. Comece usando um tíner para remover toda a sujeira e a gordura que se impregnam nas peças e também no rejunte.

O Profissional

De uma forma geral podemos dizer que qualquer pintor consegue entregar um bom serviço. Lembramos que a área a ser pintada deve ser bem limpa e o fundo deve ser feito com tinta epóxi ou PU. Seguindo esses passos não tem como dar errado, mas preste atenção ao fato de que o acabamento é fundamental. Lembre-se que um bom resultado depende de que os seus azulejos não estarem estufados ou deslocados na parede.

Retoques

Em geral uma pintura de azulejos quando é bem feita dura uns 5 anos. Nos casos em que uma parede de azulejos foi pintada e começou a descascar a dica é remover a tinta antiga usando luvas e produtos indicados para somente depois passar tinta nova.

Piso

Também é possível cobrir o revestimento do piso com tinta, mas é importante destacar que talvez não dure tanto quanto a parede.

Dossiê das Tintas Para Azulejo

Como dissemos acima existem dois tipos de tintas que podem ser usados em azulejos que são a epóxi e acrílica para piso (PU). Tem ainda uma terceira opção que é a tinta epóxi a base de água.

Diferenças Entre as Tintas

A diferença que existe entre as tintas está na forma como são diluídas. A tinta epóxi é a base de epóxi e dessa forma a sua diluição é feita com solvente. Já a tinta acrílica de piso e a epóxi a base de água são diluídas em água. Basicamente a diferença entre elas é essa.

Duração da Tinta

A tinta epóxi a base de solvente é a que apresenta mais resistência em relação a acrílica e a epóxi a base de água. No entanto, vale destacar que a durabilidade da pintura também depende de alguns outros fatores como a forma como a tinta foi preparada, a superfície em que será aplicada e o local que vai ser pinta. Um cômodo em que circulam menos pessoas, por exemplo, terá uma duração maior do que um que tem sempre alguém passando.

Diluição

Chame um pintor profissional para fazer o trabalho, pois é muito importante que a diluição seja feita de acordo com o que indica o fabricante na lata de tinta. Em geral colocamos 10% de solvente para fazer a diluição epóxi e 10% de água para fazer a diluição da tinta acrílica de piso. Isso também vale para a tinta epóxi a base de água.

Dica

A diluição precisa ser feita de acordo com o que diz o fabricante já que essa é a maneira certa para ter uma boa pintura e a tinta não acabar estragando.

Formas de Aplicação

A tinta pode ser passada nos azulejos com pincel, rolo de lã baixa e compressor.

Preparando a Superfície

Para começar é necessário preparar a superfície do azulejo, para isso limpe a mesma. Lembre-se que o sucesso da pintura dos azulejos dependerá de a superfície estar bem limpe, firme e sem resquícios de óleo ou graxa. É possível remover o óleo ou a graxa usando uma esponja umedecida com detergente ou sabão neutro e água.

Escolhendo a Tinta

Em geral percebemos que é mais interessante usar epóxi com base de solvente porque dura mais e tem mais resistência quando comparado com a tinta acrílica do piso e a tinta epóxi a base de água. Contudo, o preço da tinta a base de solvente é relativamente maior do da tinta acrílica para piso e aquela a base de água.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir maiores dicas para pintura de azulejos para evitar manchas e conseguir um efeito bonito. Entender como pintar azulejo da maneira certa é fundamental para que o resultado fique como o esperado. Para a hora da limpeza, confira as nossas dicas de como tirar manchas do azulejo e deixá-los brilhando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola, Tenho empresa e trabalho a muito tempo com este tipo de produto o Epoxi e tenho realizado trabalhos exelentes com azulejos antigos ou mesmo novos, pois repagino uma Cozinha ou WC queigas com nem se percebe se o o produto debaixo é azulejo ou não. Deixo as paredes antigas de azulejos em estado totalmente lisas e com uma pintura impecavél com Epóxi, com cores e um processo unico meu que realizo em tintas metalicas com luzes.
    Fica aqui meu e-mail para contato.

    gpeos90002@Yahoo.com.br
    Cel. 11 99228-4599 Claro
    CARLOS ALBERTO

    CARLOS ALBERTO 30 de março de 2014 21:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *