Quem gosta de cozinhar sabe que não tem nada mais sem graça do que uma comida sem tempero. Esses condimentos são a base para um prato saboroso. E por isso mesmo, alguns temperos não podem faltar na cozinha. São aqueles “básicos” que precisamos ter sempre em casa.
É bem verdade que alguns pratos valorizam somente o sabor do alimento e neste caso, colocar temperos é um crime. Um peixe ao sal no forno preparado na cozinha italiana, por exemplo, é feito somente com a carne e sal grosso. Apesar de que, é bem comum que em restaurantes eles já deem uma incrementada colocando folhas de tempero dentro do peixe.
Falando de Brasil fica fácil falar quais são os temperos mais usados na cozinha e isso sem fazer nenhuma estatística séria. Por observação, dá para dizer que os brasileiros não fazem comida sem alho e sem cebola. No nosso arroz e feijão de cada dia não vai para o fogo sem essa dupla que dá um sabor todo especial para a simplicidade dos dois alimentos.
Porém, não é só ficar no básico e achar que é suficiente, pelo contrário, existem outros temperos que você deve sempre ter em casa. Veja a lista que preparamos para você!
- Alho, cebola e sal são os básicos do básico.
- Acrescente na lista: pimenta do reino de preferência em grãos, naquela embalagem que permite moer na hora. Outra pimenta que não pode faltar é a branca.
- Coloque ainda na sua lista: alecrim, tomilho e picante.
- E se você gosta da cozinha italiana, saiba que eles usam em vários pratos: vinho branco e vinho tinto. Na Itália são vendidos como vinhos de cozinhar, em embalagens de papel. Aqui no Brasil você compra um vinho de garrafa mesmo de qualidade mediana.
- E mais: azeita extra virgem, salsa e alho desidratados, noz-moscada e hortelã.
- Outros sabores também não podem faltar como: erva doce, cravo e canela tanto em pó como em pau. São muito usados para dar sabor a doces caseiros.
- E para fechar a lista: cominho, manjericão e ouro.
Não pense que a lista aí de cima é longa, pelo contrário, é básica mesmo. E quando cada um desses itens for acabando vá respondo no lugar.
Temperos para Ter Sempre em Casa: Como Cultivá-los
Se você pode ter sempre alguns temperos em casa, mas não porque fez um estoque e sim porque os cultivou é bem melhor do que comprar.
Quem cozinha sabe que produtos frescos fazem toda a diferença no sabor. Quanto mais frescos eles forem mais saborosa ficará a sua comida. E a boa notícia é que morar em apartamento não é a desculpa para não arregaçar as mangas e ter uma hortinha de temperos em casa, dá sim para fazer.
Os temperos que são mais plantados em casa pela facilidade do cultivo são: sálvia, salsinha, manjerona, alecrim, cebolinha e manjericão.
Dicas para Cultivar os Temperos Frescos em Casa
Se a desculpa era falta de conhecimento para ter a horta em casa, não será mais. Veja as dicas de cultivo e rega!
- Todos os temperos que falamos acima podem ser plantados em qualquer momento do ano com sementes.
- Nunca faça a rega quando o sol estiver muito quente, o horário ideal é de manhã cedo ou no fim de tarde.
- Somente molhe as plantas no horário de almoço em dias de chuva e nublados.
- O cultivo é melhor que seja feito no verão e quando a tarde está indo embora.
- As primeiras regas exigem mais água. Confira sempre o que diz a embalagem da semente que você está plantando.
- Verifique se a terra está seca antes de molhar a erva. Normalmente, o excesso de água mata mais do que a falta dela.
- A terra da planta é que deve ser molhada.
- As ervas deverão receber adubo pelo menos duas vezes a cada ano. A mistura ideal é de adubo orgânico e químico.
- O lugar que será feita a horta deve ser escolhido observando o sol. Elas precisam receber iluminação natural, mas sem que fiquem expostas aos períodos muito quentes, que as queima.
- O melhor é colocar as plantas em um lugar que depois elas possam ser passadas para outro para não superarem 4 horas expostas ao sol forte. O melhor sol para suas ervas é o da parte da manhã.
Como Fazer uma Horta na Casa de Praia
Dá para fazer uma horta com temperos em qualquer lugar, até mesmo na sua casa de praia. Assim depois de comprar aquele peixe fresco que o pescador acabou de tirar do mar, você poderá temperá-lo com as suas ervas fresquinhas e ter um alimento muito saudável.
O principal “inimigo” da sua horta na casa de praia é a corrente de vento, ela não só queimas as folhas como resseca a erva.
O primeiro passo é escolher um lugar que as ervas fiquem protegidas do vento forte e que ao mesmo tempo recebam a luz do sol. Depois é só ter uma terra rica em nutrientes para plantar as suas ervas. Segundo os paisagistas, quando a terra é boa não precisa preocupar-se com a areia que vem no vento. Porém, de jeito nenhum a terra com areia misturada poderá ser usada para as plantas da sua horta. Elas são irão resistir.
Se for um lugar de praia com altas temperaturas ou em dias de muito calor, os paisagistas recomendam que as ervas sejam regadas duas vezes no dia. A primeira logo de manhã cedo e a segunda no fim de tarde quando o sol estiver ido embora. Mas, nunca sem antes observar se a terra ainda está úmida. Se estiver, deixe para o outro dia.
Como Fazer uma Horta no Apartamento
Não tem mistério nenhum, dá para fazer uma hora no apartamento, aliás, está virando moda. Para isso é só você comprar uma floreira e os vasos para cada um dos temperos que escolheu.
Escolha o lugar na sua varanda e se não tiver próximo a janela, que o sol bate parte do dia. Sem sol não existe tempero que cresça.
Se a luz solar for só de manhã, não tem problema e se o lugar não bate sol, mas você consegue levar os seus temperos até ele e deixá-los 4 horas no sol, também vai dar certo.