?> Telhados com Grama: Como Fazer e Benefícios | Imóveis Cultura Mix

Telhados com Grama: Como Fazer e Benefícios

Conhecidos como eco telhados, os telhados com grama são a última tendência em decoração. Como salientam o verde nas casas, são uma ótima pedida para casas em estilo de campo e decoração mais rupestre. São também ótimos para o meio ambiente. No Brasil a tendência ainda anda ganhando mercado, mas pode ser uma ótima ideia para quem pensa em uma casa mais arejada e salientando o verde.

Uma Alternativa Para o Ar Condicionado

Uma das vantagens do telhado com grama apresentado em estudos universitários é que a grama seria a solução para os gastos excessivos com o ar condicionado. Como? A grama seria responsável por aumentar o conforto térmico das casas.

A grama no teto age como uma manta térmica, evitando a troca de calor de fora para dentro. Como ela barra a maior parte do calor do sol, por dentro da casa o ambiente será mais fresco até mesmo quando o clima externo não é nada agradável aos moradores. Quando o tempo esfria, a manta feita pela grama acaba por não permitir que o tempo também esfrie demais, dando uma sensação de refrescância maior que uma casa teria com um telhado comum. O efeito é semelhante ao de uma casa à beira mar: o vento e o mar ajudam a equilibrar a temperatura.

Como Incorporar Grama no Telhado

Uma casa comum e já construída pode sim ter um telhado de grama. Para isso, é preciso que sejam feitas algumas adaptações, como a aplicação de uma camada protetora de terra no telhado depois do revestimento interno para que depois a grama seja aplicada.

Os projetos costumam inserir gramas já pronta, devidamente produzidas para este fim. Mas há projetos no mercado que incluem a plantação, com um pouco mais de dificuldade de manutenção e garantia de crescimento. O projeto pode ainda ser usado em todo o telhado ou apenas em partes e fica bem charmoso na decoração externa.

Um dos requisitos para tornar a troca térmica mais eficiente mesmo com o telhado com grama é a casa ter portas e janelas bem distribuídas para assim poder ter uma boa circulação de ar e entrada de calor.

A grama deve ser incorporada ao teto em apenas sete centímetros de profundidade de solo adubado e devidamente cortado para a aplicação. O processo é o mesmo de um jardim comprado pronto. A maior parte dos projetos modernos de jardim com grama não a planta, mas sim a compra para incorporação da grama no local ideal.

A Manutenção de Solos de Grama

A manutenção é feita como qualquer tipo de jardim: com regagem constante e corte para manter o tamanho. A maior parte das empresas já possui um sistema de manutenção oferecido, mas um jardineiro especializado já pode ser encontrado em diversas cidades. Aparar a grama será necessário apenas em ritmo mensal ou um pouco mais que isso dependendo do tipo de grama e das chuvas na cidade.

O Telhado de Grama Também Ajuda na Queda de Resíduos

Em telhados descidos, é comum o acúmulo e queda de resíduos de chuva, causando também infiltrações nas casas. Com tais telhados bem instalados, as chances de ocorrer uma infiltração, quando não são zero, são bem reduzidas. A grama com a terra acaba por conter os resíduos de chuvas e não permite que ele penetre nas paredes, eliminando este problema.

Você Pode Fazer Também um Jardim Suspenso!

Os sete centímetros de profundidade da grama permitem pequenas plantações de hortaliças e plantas de raízes raras no eco telhado. Isso permite a você fazer um pequeno jardim em seu teto também, com uma manutenção constante apenas para manter a beleza do telhado e não um espaço verde criado a esmo.

O Telhado de Grama Oferece um Maior Conforto Acústico

Por esse benefício muitas pessoas não esperavam, então considere um bônus. Com a profundidade baixa e mais a grama por cima, você acaba tendo uma casa com um maior isolamento de som. Isso permite tanto que as pessoas não escutem tudo o que se passa no interior de sua casa como você também não seja alvo de festinhas alheias até tarde. O isolamento é quase profissional, diminuindo em cerca de 70% os sons externos. Você começará a ouvir apenas ruídos.

Onde Usar o Telhado com Grama

O telhado com grama pode ser usado em tetos de casas, varandas, coberturas de edifícios e qualquer espaço que tenha uma estrutura que suporte o peso de ao menos 60 quilos, a média que este tipo de cobertura possui.

O Eco Telhado Possibilita o Uso de Cisterna na Cobertura, Para Reutilização da Água da Chuva

Você pode usar seu telhado para conter a água da chuva e assim fazer seu uso mais uma vez. Pode ser na aguagem, para filtragem e consumo interno ou apenas lavar o carro. Isso pode significar uma economia de alguns reais também.

Elas Aumentam o Valor de Venda da Casa

Qualquer projeto ecologicamente correto acaba por aumentar o valor de venda do imóvel. Você pode fazer um alto investimento agora, mas com certeza terá retorno próximo por conta de sua boa ideia.

A Economia com Gastos de Energia

Por essa troca térmica com o ambiente, o ar condicionado pode ficar dispensando na casa. Isso representa uma economia em números de mais de R$ 1,2 mil  por ano com energia. O investimento para a construção da estrutura no teto envolve cerca de cinco mil reais. Ou seja: o retorno do valor é estimado em cinco anos, tornando-se então um ótimo custo benefício.

O telhado também é extremamente eficiente. Engenheiros e projetistas informam que sua casa deve ficar 13 graus mais verde, o que ajuda mesmo nos dias mais quentes. Seria uma boa solução em casas onde o verão é dos mais rigorosos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu gostei muito de saber sobre esse assunto muito obrigada

    Francisco Lucas 14 de novembro de 2013 16:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *