?> Saunas a Vapor - Fotos e Vídeo | Imóveis Cultura Mix

Saunas a Vapor

A Sauna e Seus Benefícios

A sauna – também conhecida como “banho finlandês” – é um ambiente onde são aplicadas altas temperaturas, com a finalidade promover relaxamento, e até mesmo o bom convívio entre as pessoas que frequentam esse recinto.

Os dois tipos principais de sauna são a sauna seca, que utiliza pedras ou algum outro item para ser aquecido, ou a sauna a vapor – que é o foco desse artigo – que também pode ser chamada de sauna úmida, ou banho turco, que segue a linha contrária a sauna seca, liberando vapor.

Existem benefícios que são alegados pelo uso regular de saunas, como o alívio de dores nas costas e na coluna, relaxamento muscular, combate a hipertensão e ao estresse, aumento da circulação sanguínea, além de benefícios estéticos e dermatológicos, como a hidratação da pele e a desobstrução dos poros. No aspecto respiratório também existem alguns ganhos, como a limpeza e desobstrução das vias desse sistema.

O alívio das dores musculares pela sauna se dá porque o calor desse ambiente proporciona a distensão dos músculos e diminui a eletricidade do corpo, evitando a contração do mesmo por tensões, tanto nervosas, quanto do próprio frio. Além disso, as dores que são causadas pelo acúmulo do ácido lático também são eliminadas.

A hidratação da pele acontece pois o calor possibilita a manutenção de uma camada de proteção natural da pele, chamada manto hidrolipídico. O calor também faz com que seja possível todo o corpo ficar em contato com a água, deixando os poros dilatados e a pele umidificada.

Já os benefícios para o sistema respiratório são proporcionados pela limpeza e hidratação que o vapor d’água proporciona, deixando com que as impurezas sejam eliminadas rapidamente.

A sauna também atua beneficamente no controle do peso, combate a flacidez e celulites, já que o calor proporciona o aumento da circulação, ajudando também a consumir a gordura em excesso. Além disso a sauna também faz com que as pessoas desinchem, eliminando bastante água por meio do suor. A flacidez é combatida, pois logo após a sauna, a pele se encontra bem nutrida, e consequentemente firme e também com os vasos dilatados, os nutrientes e vitaminas chegam nas células de modo mais potente. A pele também consegue readquirir melhor elasticidade, combatendo a celulite.

Origem das Saunas

As saunas tiveram origem há mais de nove mil anos, sendo idealizada e construída inicialmente por povos nômades que viviam pela Finlândia na época da pré-história. Isso foi um feito tão marcante, que até os dias atuais a grande maioria das casas finlandesas possuem esse cômodo. As primeiras saunas se constituíam por uma escavação no pé de um morro, dando origem a um tipo de caverna no subsolo, sendo muito tradicional, ela recebeu o nome de “savu sauna” que significa “sauna de fumaça”, e correspondem ao que hoje se conhece como sauna seca.

Os finlandeses que inicialmente criaram a sauna, acreditavam que esse era um local sagrado, e que servia para purificar o espírito e o corpo, deixando-os em equilíbrio. Por esse motivo, muitas pessoas optavam por fazer lá rituais como casamentos e partos. A única restrição era a de que dentro da sauna não era permitido emitir sons altos e falar mal de outras pessoas.

Já sauna a vapor teve origem tempos depois, na Grécia antiga, porém foi aperfeiçoada pelos turcos, que implementaram caldeirões de bronze com água no centro de salas com teto côncavo e marmorizadas, criando assim, o banho turco. Essa sauna ganhou popularidade entre os povos, principalmente pelos seus poderes curativos.

Como Escolher a Sauna Ideal

É importante ter em mente que a sauna seca é mais recomendada para o inverno, já que nesse caso ela atinge cerca de 80°C, temperatura esta que é tolerada pelo corpo humano por pequenos períodos de tempo. A sauna a vapor não costuma ultrapassar os 60°C.

Tanto na sauna seca, quanto na úmida, é necessária a instalação de uma máquina que façam a sauna funcionar de fato, e essas máquinas podem ser elétrica, à gás ou a lenha. A máquina a lenha é mais indicada para ambientes maiores, como chácaras, sítios e/ou fazendas. Já em ambientes menores, como hotéis, motéis e/ou apartamentos, as melhores opções são as saunas elétricas ou a gás. O que difere entre as duas saunas, é o local onde o equipamento se encontra, sendo na seca necessário que a máquina fique dentro do ambiente, e na úmida no lado de fora.

Construção de uma Sauna a Vapor

Existem alguns espaçamentos padrões para saunas residenciais e comerciais. Essa escolha deve ser feita com o auxílio de profissionais, mas em geral, para abrigar quatro pessoas a sauna deve ter 1,50m x 2,00m x 2,20m, e para abrigar dezoito pessoas, deve ter 3,00m x 4,00m x 2,20m.

O ambiente da sauna deve ser construído em alvenaria e o teto precisa conter uma inclinação de 10% em seu prolongamento, do lado oposto onde as pessoas ficarão sentadas. Isso se dá para quando o vapor d’água se condensar, formando gotículas, elas possam escorrer e não cair sobre as pessoas que estiverem lá. Os bancos devem ser construídos como uma espécie de arquibancada.

Na sauna é necessário conter um suspiro, um respiro de ar e uma saída de vapor. Para o suspiro deve-se fazer um furo próximo ao teto, do lado contrário ao respiro, que deve ficar rente ao piso. A saída de vapor deve ser feita com um nicho na parede da frente dos bancos, em um local que as pessoas não se sentem, pois podem ocorrer queimaduras. Também deve haver um ralo no ambiente, para escoar a água da limpeza.

A porta deve possuir algum tipo de visor transparente e ser impermeável, além de sempre abrir para fora da sauna. Nesse local também é importante que as paredes contem com isolamento térmico e com revestimento. O isolamento evita a perda de calor com o ambiente, podendo até causar a economia de energia elétrica ou do gás. Já o revestimento do teto deve ser sempre liso, visando evitar o acúmulo de gotículas de água, o piso deve ser antiderrapante e as paredes podem ser revestidas com azulejos, mármores ou cerâmicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *