No dia a dia de cada um, principalmente em casas com crianças e animais de estimação estamos fadados e agüentar alguns tipos de acidentes envolvendo tapetes, toalhas de mesa, sofás, almofadas, coisas que quase sempre são alvo de manchas chatas e difíceis de se livrar, sem contar que muitas vezes a forma errada de lavar ou a própria mancha acabam por estragar os tecidos. Para que isso não aconteça mais, existem algumas dicas bem eficientes para ajudar na hora de remover manchas difíceis. São truques caseiros, mas que podem fazer toda a diferença. Saiba agora como remover alguns tipos de manchas de tecidos mais difíceis.
Vinho
Sendo uma das manchas mais difíceis de ser removido, o vinho depois que seca na roupa torna-se quase impossível. Para removê-los de tecidos claros, a primeira coisa é lavar da forma mais rápida que você consiga assim você evita que a sujeira se prenda sobre as fibras do tecido. Caso não seja possível lavar a roupa na hora, você pode usar uma mistura de água fervente com 2 colheres de vinagre branco, 3 colheres de sabão em pó e uma de álcool. Meio litro de água é o suficiente. Deixe de molho de uma a suas horas e pode lavar normalmente. Quando as manchas são nos sofás tapetes ou outros móveis e acessórios que possuem tecido mais grosso, o que pode ser feito é esfregar a mancha com a mesma mistura e uma escovinha. Depois retire todo o excesso de sabão com um pano úmido, até que as manchas desapareçam. Quando o tecido é muito claro ou materiais mais delicados, o ideal é perguntar em alguma lavanderia como se pode fazer a limpeza sem danificar o material em si.
Café
Assim como a mancha de vinho, o café quando lavado na hora sai bem mais fácil, mas depois que a mancha seca ela se torna bastante difícil. Quando a mancha está seca em toalhas ou roupas de mesa, o que você pode fazer é colocar água quente no lugar, e depois esfregar um pouco com sabão em pó no local normalmente, caso a mancha esteja difícil de sair aplica um pouco de detergente no local também ajuda, e deixe no sol por uma hora mais ou menos. Quando as manchas são no tapete, o processo é o mesmo, e depois é só deixar secar no sol. O primeiro passo é lavar o local manchado e depois continuar pelo tapete todo, isso evita a mudança na colocação do material de um lugar para o outro. E no caso de sofás o indicado é passar apenas um pano úmido com água morna junto com sabão neutro até que a mancha comece a sair. Em tecidos como veludo a melhor opção é uma escova com dentes fazendo movimentos suaves, água morna e um pouco de detergente neutro e dessa forma irá removendo a mancha aos poucos.
Gordura
Esse tipo de mancha é comum em toalhas de mesa e panos de prato, para removê-las é só lavar as peças com um pouco de água morna e esfregar sal amoníaco. Depois basta deixar um pouco de talco ou amido de milho em cima da mancha até secar. Com manchas desse tipo em tapetes ou sofás, a limpeza pode ser feita com uma escovinha e a mesma mistura pode ser usada. Depois que retirar todos os resíduos de gordura passe um pano úmido com o mesmo procedimento junto com um pouco de vinagre branco. Também é necessário deixar um pouco de talco no local até secar para que ele absorva a gordura e a mancha saia por completo.
Molho De Tomate
Essa e uma das manchas que quanto antes ela for tirada melhor. Mas quase isso não seja possível, molhe a mancha o mais rápido que conseguir para ela diluir um pouco e coloque amido de milho por cima da mancha e deixe secar, depois lava com uma escova de roupas normal. Esse procedimento pode ser feito em roupas de algodão, tapetes, toalhas de mesa, sofás ou outros tipos de tecidos grossos.
Esmalte
Depois que o esmalte seca, o estrago pode ser grande no tecido. O produto penetra fundo nas fibras do tecido e fica quase impossível remover completamente. O mais indicado no caso de esmaltes é a prevenção. Evite pintar as unhas em cima do sofá ou de tapetes. Caso aconteça o inesperado, a primeira coisa é tentar limpar com acetona, sempre em um sentido apenas, caso contrário a mancha pode se espalhar. É bem provável que a cor dê uma desbotada, mas fique atento sempre para que a mancha não aumente de tamanho na hora de passar a acetona. Uma outra opção eficaz também é ir esfregando aos pouco um algodão, até perceber que a mancha está clareando. Mas esmalte nas cores vermelha, marrom e preto são muito mais difíceis de sair. Portanto tome bastante cuidado.
Mancha De Refrigerante
Em toalhas de mesa esse tipo de mancha também é bastante freqüente. Caso o refrigerante seja escuro, basta esfregar um pouco de gelo na mancha e depois colocar um pouco de sal e deixar no sol, assim ele penetra no tecido. Em seguida vai pingando aos poucos suco de limão e continue a esfregar o gelo até que a mancha suma completamente. Para enxaguar pode ser usada água fria.
Batom
Acetona costuma resolver o problema, mas com delicadeza caso contrário a mancha só vai se espalhar. Dicas:
- O mais importante em qualquer situação que seja é tentar retirar a mancha na hora. Caso não tenha como esses truques vão ser bem úteis.
- Quase tudo sai com amido de milho, acetona, água morna ou vinagre.
- Manchas de sangue podem sem retiradas com sabão em pó e um pouco de amônia com água gelada. Essa mistura aplicada com um papel toalha é suficiente para que ela saia (desde que não esteja muito seca).
- Para retirar manchas de mofo, uma mistura de 4 colheres de bicarbonato de sódio para cada um litro de água fervida. Deixe a peça de molho por um tempo, até a água esfriar um pouco em seguida lave-a normalmente.