O Rejunte
O rejunte para as construções é indispensável para um acabamento sofisticado e que combine com o ambiente que foi construído ou reformado. Ele preenche os espaços que ficam entre pisos, lajotas, azulejos, não permitindo que haja infiltrações e assim garantindo a qualidade e durabilidade dessas superfícies. Além da questão da estética do local. Os compostos principais do rejunte são o cimento, pigmentos, que variam com que o cliente desejar, além de alguns mineiras usados para que o produto fique resistente, como aditivo celulósico, hidrofugante e polímeros. A água também tem vez na mistura e transforma o rejunte em uma espécie de argamassa bem cremosa e própria para preencher as laterais de algumas cerâmicas.
Como no mercado de materiais de construção existem diversos tipos de rejunte, isso faz com que a pessoa fique em dúvida na hora de escolher o rejunte da sua casa, construção e reforma. Olhar para prateleira cheia de marcas, tipos e cores de rejunte é muito difícil, pois na maioria das vezes não entendemos nada de reforma e não sabemos qual rejunte levar. A escolha desse material de acabamento faz com muitas pessoas tenham problemas e fiquem bem estressadas com a compra. É importante que o rejunte seja de uma marca confiável, já que ele fará com que o resultado final da obra fique exposto não só para suas visitas, mas todos os dias para você. E ninguém quer um piso que pareça feio.
Tipos de Rejunte
A existência de muitos pisos faz com que existam muitos tipos de rejunte, logicamente. Os principais tipos de rejuntes são: o lixado, que tem está entre os mais comuns do mercado e é composto por muitos ingredientes, mas o básico fica entre a areia e o cimento. O grande problema desse tipo de material é que ele absorve a sujeira do ambiente e por isso sempre fica manchado e com a aparência bem maltratada. Para evitar que esse problema aconteça é necessária a impermeabilização do piso, logo após a aplicação do rejunte. Na hora de colocar o rejunte ele pode riscar a cerâmica, porque contém areia.
Por isso ele é indicado para preencher os espaços entre lajotas mais brutas, normalmente as que ficam na área externa. Existe também o rejunte não lixado, que não contém areia e por isso não risca o piso. É conhecido como rejunte de parede e é utilizado para cerâmicas mais finas e sofisticadas. O rejunte pode ser do tipo látex, que faz o material mais resistente a manchas. Existe no mercado também outras opções, por isso a dificuldade de escolher um rejunte que seja próprio para o piso da sua reforma.
Algumas Dicas
Por isso algumas dicas são importantes, como ouvir o profissional que esteja trabalhando em sua obra. No caso de não haver comunicação prévia, escolha rejuntes de marcas conhecidas e quanto mais invisível for, melhor. Tente combinar o rejunte com a cor do piso, para que ele não se sobressaia sobre o piso, que deve ser o protagonista da reforma.