?> Regras Básicas para Organizar o Quarto das Crianças | Imóveis Cultura Mix

Regras Básicas para Organizar o Quarto das Crianças

Quando se tem crianças em casa, algumas adaptações sempre são feitas para facilitar a vida desses pequeninos, afinal os cuidados com a segurança dos seus pequenos devem ser os máximos para evitar acidentes dentro de casa. Geralmente quando uma família cresce e os filhos chegam, os pais se preocupam muito com o quarto, em deixá-lo mais bonito, mais confortável e esquecem-se do restante da casa.

Em outra conversa já falamos sobre como deixar a casa mais segura para os bebês e explicamos quais os maiores cuidados que devemos tomar para que seu filho não se acidente em sua residência, mas aqui, vamos especificar melhor sobre como organizar o quarto da sua criança. Sim, organizar o quarto do seu filho não significa apenas deixá-lo mais bonito e mais confortável, mas também fazer com que este ambiente fique mais seguro e torne-se um lugar ideal para seu filho fazer diversas atividades.

Quarto Infantil

Quarto Infantil

Sabemos muito bem que as crianças adoram os seus quartos porque é lá que eles encontrarão tudo o que precisam como os seus brinquedos preferidos, as roupa, a cama entre outros xodós infantis. Então se você não organiza o quarto do seu pequeno, com certeza dificultará o acesso dele ao próprio quarto e ainda deixará a sua criança totalmente dependente de você ou correndo riscos de sofrer algum acidente.

O que acha então de aprender em poucos passos a como organizar esse espaço sem gastar muito e sem ter tanto conhecimento com decoração? Vamos ensinar tudo para você e com certeza o ambiente preferido da sua criança ficará muito mais organizado e cheio de charme. Confira todas as nossas dicas!

Faça Vistorias Periódicas

Criança acumula muita coisa e se você não fizer uma vistoria no quarto dela, vai deixá-lo muito mais entulhado ainda. O ideal é que temporariamente você faça uma varredura e tire todos os objetos que não são usados pelas crianças. O tempo para fazer essa reorganização vai depender de você e da frequência com que novos itens vão chegando.

O ideal é fazer essa vistoria de 6 em 6 meses, que é o tempo de sua criança mudar um pouco de tamanho, gostos, etc, principalmente se for um bebê ainda pequeno. Você deve reorganizar as roupas, brinquedos, produtos de higiene, medicamentos e muito mais.

Separamos em tipos de objetos a serem organizados e o que pode ser feito para que você não jogue no lixo, já que muitos desses objetos podem ser reutilizados com outra função.

  • Roupas: estas podem ser doadas para alguma instituição de caridade ou diretamente para crianças com esse tipo de necessidade e que você saiba quem são.
  • Brinquedos: estes também podem ser doados como as roupas e com as mesmas finalidades, mas atentando-se sempre em doar os brinquedos que estão inteiros. Os quebrados podem ir para o lixo sim.
  • Acessórios: os que estiverem em bom estado, podem ser doados assim como as roupas e os brinquedos e os que não estão em tão bom estado assim, podem ser reciclados.
  • Medicamentos: basta atentar-se para a data de validade. Os medicamentos vencidos podem ser entregues nas farmácias, pois essas empresas façam o descarte correto ou então você pode dissolver em água e não jogar o vidro ou as cartelas intactas.
  • Livros: podem ser doados como os brinquedos e roupas.

Ensine o seu Filho sobre Organização

Ensinar o seu filho desde cedo a arrumar o próprio quarto é muito bom porque você também está, além de organizando melhor o quarto do seu pequeno, mostrando para ele a parte prática sobre como é bom ser organizado.

Você pode envolver seus filhos nesse processo de uma forma que ele tenha a organização não como uma obrigação, mas sim como uma diversão. Comece pedindo para ele organizar as coisas que mais gosta, como brinquedos, filmes, CDs, entre outros objetos. Depois vá acrescentado itens, até que ele fique totalmente responsável pelo seu próprio ambiente.

Exclua desse caso a roupas e os medicamentos vencidos, pois os dois estão fora de discussão já que a criança não pode ter contato com remédios e as roupas vão ser difíceis de organizar de acordo com o uso, porque eles sempre têm dificuldade em separar-se dos seus objetos.

Organize de Forma Fácil

Lembre-se que o local está sendo organizado para uma criança então você tem que pensar dessa forma e não como um adulto. O que é fácil para você pode não ser fácil para seu filho e deixá-lo totalmente dependente de você também vai ocupá-la muito mais e fazer com que suas outras tarefas domésticas também se atrasem um pouco.

Organizado

Organizado

O ideal é ter um baú para brinquedos, principalmente os desmontáveis, pois fica mais fácil de reunir todas as peças se guardadas no mesmo lugar. Roupas e acessórios devem ficar nos armários, mas organize em uma altura que a sua criança possa ter acesso e vestir-se sozinha. Seguindo também essa regra para os outros objetos, procurando sempre deixar o ambiente organizado para uma criança.

Tenha uma Rotina para a Organização

Toda dona de casa escolhe um dia na semana para fazer aquela faxina geral. Esse dia geralmente é super atarefado e faz com que você termine muito cansada. O quarto de uma criança tem trabalho em dobro, então a saída é você escolher um “setor” por vez. Pode tirar um dia para organizar os brinquedos, depois as roupas, os acessórios, os livros, etc.

Você pode seguir o conselho que passamos mais acima, de fazer uma organização fácil, dessa forma a limpeza do quarto também será mais fácil também na hora de arrumar. Ter um quarto com o objetos mais difíceis de guardar como as pecinhas de brinquedos todas concentradas ou livros organizados de acordo com a freqüência de leitura, vai ser muito mais fácil na hora da limpeza.

O ideal é que você tire um dia na semana para organizar os livros, acessórios e brinquedos maiores, um outro dia para organizar as roupas e por último, os brinquedos que são os que tomarão mais o seu tempo na hora de organizar. Se precisar, organize os brinquedos em mais de um dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *