O Sonho Pode se Tornar Realidade
Todo mundo quer ter uma piscina em sua casa hoje, afinal poder se divertir, pegar um sol sem sair de casa, sem enfrentar filas ou uma piscina lotada de gente desconhecida é um sonho que não é tão distante dos reles mortais. Isso mesmo, qualquer pessoa com disposição e um dinheiro guardado pode ter uma piscina em sua residência, este é o sonho de muitas pessoas.
A piscina em casa deixou de ser um sonho distante, projetos bem feitos tornam possível construí-las em espaços pequenos e com orçamento não tão astronômico, desta forma teremos um espaço de lazer, de relaxamento, de diversão e um imóvel com uma piscina será bem mais valorizado no mercado imobiliário.
Piscinas que Encontramos no Mercado
Encontramos alguns tipos de piscinas no comércio, e aqui destacaremos as piscinas mais tradicionais, a de fibra, de alvenaria, de azulejos e a de vinil. Vamos começar falando da mais em conta, neste caso a piscina de fibra é a mais barata, uma piscina de fibra custa em média uns 7 mil reais, e o processo de instalação é de uns 15 dias.
As piscinas de alvenaria levam em media três meses ou mais, para serem construídas, e podem até sair mais baratas dependendo do tamanho que você queira. E a piscina de vinil também leva em torno de três meses para ser construída.
O Que é Necessário Para Ter Uma Piscina em Casa?
As pessoas costumam se perguntar o que é preciso para ter em casa uma piscina, algumas acreditam que não podem acolher uma piscina, mas de acordo com as condições e o tamanho do terreno no espaço livre, esse sonho pode se tornar realidade.
Todavia, há alguns cuidados que é necessário serem tomados para elaborar o projeto. “Não há uma regra básica, mas o que se deve levar em consideração é a quantidade média de pessoas que irão usar a piscina, as dimensões do terreno onde você pretende construir a piscina.” Também precisamos calcular um espaço para abrigar a casa de máquinas (onde será colocado o filtro, a moto-bomba, e os outros equipamentos de uso na piscina) e também uma área ao redor da piscina para tomar banho de sol.
Segundo os arquitetos, não existem tamanhos mínimos ou máximos para a construção de uma piscina, e tudo fica por conta da criatividade do responsável técnico pela obra: “Para se colocar uma piscina no terreno, a única regra a seguir é respeitar o recuo de 1,5 metros de distância entre a piscina e os muros laterais. Fora isso, deve prevalecer o bom senso na hora de dimensionar a área ao redor da piscina, para que se promova conforto aos usuários”,
http://www.youtube.com/watch?v=5A4cEm5FLM4Hoje podemos aproveitar o espaço que está disponível para instalar uma piscina na nossa residência, mas não podemos esquecer que no espaço deve integrar a piscina, uma área ao redor (pode ser pequena). Uma regra simples para saber qual o tamanho ideal do terreno é multiplicar a área da piscina por dois. Assim, uma piscina que tem 24m², precisa de um terreno com, no mínimo, 48m² – o dobro da sua medida. A profundidade ideal para a piscina fica entre 1,30 e 1,40 metros na parte mais funda.
Deve Haver um Estudo Antes de se Fazer a Piscina
Por mais que você ache que é simples montar e ter uma piscina em casa é de suma importância contratar um profissional competente para que ele faça um estudo sobre o terreno, ele deve procurar saber de que lado esta o sol e escolha o local mais apropriado para instalar a sua piscina. Outro cuidado é com o solo para evitar problemas procure um documento que é chamado sondagem do subsolo, ele vai descobrir as características do terreno, por isso é necessário a contratação do profissional citado anteriormente, é ele quem vai examinar qual o tipo de solo é o do terreno, procure um espaço aberto sem árvores frutíferas.
Uma dica muito importante é que além da piscina se deve depois de pronta pensar em um espaço de lazer ao redor da mesma, assim como um projeto paisagístico, imagine como seria um ambiente com plantas feito especialmente para compor juntamente com a piscina?
Cuidados Que se Deve Ter Com a Piscina
Uma vez realizado o sonho de construir uma piscina em casa, há alguns cuidados para que ela dure por mais tempo. Comece limpando semanalmente, afinal quem gostaria de entrar na piscina com ela suja? É importante também manter a água em boas condições de uso, realizando a cada semana um balanceamento com medições e correções de pH, e aplicação de desinfetante com algicida.
A limpeza é feita sempre por meio de peneiração e escovação, além da filtragem. Atenção, a água da piscina não deve ser trocada por completo, ela é tratada e assim quando for necessária vai havendo a troca fracionada da água, por isso o consumo de água não é tão grande como esperam.
Quanto à conservação da água e à limpeza da piscina, o ideal é cuidar do pH da água e da limpeza geral do espaço. Cuidar da água é para nossa segurança, o padrão é fazer a filtragem, medir o cloro pelo menos uma vez na semana, para manter a água em boas condições de uso, e a limpeza é feita por peneiração, escovação e também da filtragem, a água da piscina não precisa ser trocada basta ser tratada.
Lembre também, que se você tiver animais de estimação a piscina deverá receber uma cobertura que evite o contato direto de seus animais. Essa dica também vale para quem tem criança pequena em casa, afinal é sempre bom prevenir acidentes. Também fique atento para a manutenção da piscina e da área de lazer e se realmente for fazê-la, faça todos os cálculos para saber se além de caber no seu orçamento, deve ser algo que vá ser utilizado.
Quando estiver pronta, não se esqueça de fazer uma mega inauguração com seus amigos e familiares, assim mostrará o quão linda a sua está ficando.