?> Pastilhas para Parede: Vantagens e Facilidades | Imóveis Cultura Mix

Pastilhas Para Parede: Vantagens e Facilidades

Buscando uma alternativa para revestir paredes? Você não precisa apenas ficar nas duas mãos de tinta depois de uma boa argamassa. Tudo bem, é tradicional e barato, mas não é a escolha mais moderna para revestimentos na modernidade. Uma boa dica pode ser as pastilhas, que são bem duráveis e dão um toque de charme na sua decoração.

As pastilhas são revestimentos em formato de quadrados, mas bem pequenos. São colocadas lado a lado como cerâmica, com espaço mínimo entre cada uma para fazer a correta complementação da decoração. O processo de aplicação é o mesmo de uma cerâmica, apenas dando um pouco mais de trabalho (e por isso exigindo maior tempo) porque são quadrados colocados um a um, com cuidado para não desalinhar.

Este revestimento veio como alternativa à comum cerâmica, usada amplamente no interior de casas. Pode ir em piso também, mas a proposta é mesmo usar em paredes por conta do revestimento e bom acabamento. Como são espelhadas, iluminam e o espaço. E como são pequenas, você pode inovar e criar estampas diversas e indo complemente diferente de qualquer projeto que você já viu por ai.

Tipos de Pastilhas Para Parede

As pastilhas podem ser usadas em banheiros, piscinas e espaços diversos. Na decoração de interiores, é um uso relativamente novo. Não tem muitos anos e ainda está caindo nas graças do público porque exige um investimento um pouco maior. Os projetos disponíveis são relativamente novos para este produto, por isso os decoradores ainda estão criando formas novas de usar tais itens na decoração de casa.

Este revestimento pode ser feito de diversos materiais. O mais comum é o de vidro, usado em banheiros e piscinas. Resistente, ele tem um toque espelhado bacana e é bem resistente, por isso é também indicado para fachadas externas e até pisos na criação de mosaicos.

Um dos materiais bem queridos mas de alto custo são as pastilhas de porcelana, mas usadas em ambientes comerciais como restaurantes e shoppings. Seu acabamento é diferente, por isso exige um projeto à altura.

As também populares como as de vidro são a de cerâmica. De uma pastilha para cerâmica de piso e parede comum, o que muda é mesmo o tamanho do quadrado, pois o material e tipo de corte é o mesmo. O uso também é o mesmo: cozinha, piso, área de serviço, banheiro e fachadas (mas com vida útil menor por conta da ação de sol e chuva).

Para pisos, a pastilha de mármore é a melhor pedida. Também é usada em arte em bordas de piscina e acabamentos de banheiros, fornecendo assim um complemento de luxo para a sua decoração. Não deve ser usada em pisos, pois é mais escorregadia que os demais materiais. Pode ir como complemento para tampos de mesa para jardim.

As pastilhas podem ser feitas de materiais ecológicos também, seguindo a boa onda verde dos matais de construção. Pode usar metais reciclados e madeira, sendo usada em móveis e complemento de projetos apenas decorativos, em paredes que não vão ser muito mexidas e lavadas. Não podem, portanto, ir para fachadas externas.

As Vantagens de Usar Pastilhas nas Paredes

Para quem está optando por este material, a maior vantagem é mesmo a construção de estampas. Os pequenos quadrados são como uma brincadeira de mosaico, e os decoradores adoram brincar com isso. Em piscinas, criam-se faixas nas bordas como toque diferencial da parte interna. Nas paredes, é a mesma coisa.

Outra vantagem é a durabilidade do produto. As pastilhas costuma durar mais que a cerâmica tradicional, pedindo uma troca com cerca de 10 anos. São laváveis apenas com água e sabão neutro e podem levar luz direta do sol sem qualquer problema. Logo, podem ir para fachadas e vão resistir bravamente mesmo nas cidades mais quentes e chuvosas.

Há ainda uma aplicação relativamente simples como vantagem. Qualquer pessoa que tenha conhecimentos básicos de aplicação de piso poderá colocar as pastilhas sem problemas. Fitas e medições garantem a uniformidade do desenho. E se for criar estampas, apenas sua mente e cimento são necessários para colocar o projeto em ordem. Algumas pessoas criarm verdadeiros quadros em paredes usando esses quadradinhos coloridos.

A quebra também não exige que se corte. Como os quadrados são pequenos, se você for fazer uma reforma simples em sua casa, é só colocar as pedrinhas. Com uma cerâmica, caso fosse necessário abrir uma parede, você precisaria cortar o pedaço do produto para

O Que Você Pode Fazer com Pastilhas nas Paredes em seu Projeto

De tudo um pouco. Um bom exemplo são roda piso e roda teto com pastilhas. Quer delimitar paredes como roda piso faria? Com sua parede apenas pintada ou com revestimento em cerâmica, você pode criar uma faixa de limite abaixo bem fina com duas pedrinhas e criar um rosa piso. Se sua parede for toda em cerâmica, fica bacana no topo também como roda teto.

Outra boa pedida é dividir paredes com marcação em pastilha. Meia parede do banheiro pintada? Finalize com duas linhas de cerâmica. Na cozinha a mesma dica.

E que tão desenhos entre cerâmicas? Você pode usar pastilha de vidro para ter um acabamento mais bacana em seus revestimentos de fachada. São muito usados em edifícios, condomínios e órgãos públicos e tais fachadas podem te dar boas ideias de como usar as pastilhas em decoração exterior.

No Teto e no Piso ao Mesmo Tempo? 

Por que não? Segundo os decoradores, criando artes com pastilhas no piso e no teto você dá uniformidade ao projeto. Mas a dica é usar meia parede apenas com pastilhas e todo o piso, para não exagerar demais e criar confusão visual. Também faça isso com pastilhas em tom claro, pois é marcante demais cores escuras como azul marinho, vermelho e verde musgo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *