Nos últimos anos, moradores das principais cidades brasileiras notaram o aumento no número de restaurantes de comida japonesa. Até então restritos às principais capitais, os coloridos alimentos elaborados à base de arroz, algas, peixes, frutos do mar e soja conquistaram os brasileiros por serem ao mesmo tempo saudáveis e saborosos.
Uma das principais características da culinária japonesa é não fazer uso de talheres como os que usamos costumeiramente. Para manusear sushis, sashimis, kapamakis, niguris, entre tantos outros bolinhos de arroz, algas e frutos do mar, são usados os hashis, também chamados de palitinhos japoneses.
Feitos de madeira de bambu ou de plástico, quem nunca comeu comida japonesa terá dificuldades para usá-los. Por isso, grande parte dos restaurantes japoneses oferece a opção de amarrar os hashis com elástico ou com um suporte de plástico, para que o cliente tenha mais firmeza nas mãos na hora de comer. Mas, se mesmo assim o cliente estiver com receio, também fornecem os talheres normais se for necessário.