Cada vez aumentam mais com os picos e quedas de energia se tornam recorrentes os problemas em que maquinas com passageiros dentro param de funcionar, em geral causando pânico aos ocupantes desta.
Na verdade não são somente as pessoas que sofrem de claustrofobia que se apavoram quando o elevador para de funcionar no meio do caminho, deixando-o preso lá dentro.
Aumenta Número de Resgates
Somente no ano passado o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro fez 1.055 atendimentos enquanto que em 2009 o número de registros havia sido de 934, aumento bastante considerável na medida em que sempre se espera que casos como estes sejam reduzidos e não o contrário.
Já neste ano foram registrados mais de 200 casos fazendo assim uma media de 100 atendimentos por mês. Mas não é pelas estatísticas que vamos ter de trocar esse conforto pela escada.
O que precisamos é saber exatamente o que fazer quando o elevador emperra e agir com sensatez não se desesperando e ao mesmo tempo procurando ajudar outras pessoas.
Em Caso de Pane
Seja por falta de energia ou por manutenção inadequada, a verdade é que este tipo de pane vai se tornando cada vez mais comum e você deve estar preparado para não entrar em desespero seguindo algumas dicas para se manter calmo até que chegue o resgate.
Na verdade antes mesmo de que aconteça algum acidente deste tipo o ideal é que você observe se existe alguma indicação dos contatos da empresa que faz a manutenção dos equipamentos ou então do corpo de bombeiros, caso não tenha solicite isso ao sindico.
Quando o Elevador Enguiça
Quando isto acontece, as pessoas em geral tentam abrir a porta o que é um procedimento errado, o que tem a fazer é acionar o alarme, usar o interfone em contato com a portaria, telefonar a um amigo, mas não tente intervir.
Os elevadores não são vedados, mas tem pouco ar, portanto mantenha-se calmo procurando economizar se fôlego. Procure saber se tem alguém que sofre de problemas respiratórios.
O resgate deve ser feito pelo corpo de bombeiros e nunca por síndicos, zeladores ou porteiros.
Outras Providências
No sindico, zelador ou mesmo um morador que esteja ajudando no resgate deve ter o cuidado de repassar aos profissionais as condições dos passageiros, caso algum esteja passando mal deve ser atendido primeiro.
Depois do resgate o elevador não deve voltar a funcionar antes de feita uma revisão completa, do devido concerto e conseqüente liberação por parte da assistência técnica. Até que isso aconteça deve permanecer interditado e com as portas travadas para evitar novos acidentes.
Os edifícios devem ter empresas credenciadas para a manutenção destes equipamentos, caso isso não aconteça o sindico pode ser responsabilizado por possíveis acidentes.