Vivemos cada dia mais acelerados, com inovações que surgem a todos os momentos, com espaços cada vez menores, com tempo cada vez mais escasso e nem sempre nos sombra tempo de organizar o nosso espaço como realmente gostaríamos. Nesse ritmo acelerado, quanto mais organizada está a nossa casa ou empresa, melhor o aproveitamento que temos do nosso tempo e espaço e podemos assim, usufruir de mais qualidade de vida. E foi pensando nesse turbilhão de coisas do dia a dia que surgiu o Personal Organizer.
Como Surgiu Esta Profissão?
Você deve estar se perguntando: afinal, quando surgiu a ideia de ser um Personal Organizer? O Personal Organizer tornou-se uma profissão há pouco menos de 28 anos, quando o então idealizador Barry Izsak, que na época era um operador numa agência de cuidadores de animais, resolveu montar uma equipe para trabalhar com organização de ambiente. A NAPO (National of Professional Organizers ) empresa arquitetada por Izsak, foi fundada em 1985 com apenas 16 membros e hoje conta com mais de 3 mil membros empenhados em ajudar as pessoas e empresas na missão dura de organizar ambientes, minimizando espaços e auxiliando na limpeza.
No Brasil, em 2004 José Cunha fundou a empresa OZ Sistemas de Organização e filiou-se a NAPO e foi a primeira empresa no país a comercializar este serviço. Surgiram então os organizadores profissionais no Brasil, após a realização de cursos de organização ministrados pela OZ Sistemas de Organização.
Como Se Estrutura o Trabalho De Um Personal Organizer?
O Personal Organizer é um profissional treinado, com habilidades específicas para ajudar e assessorar pessoas que não tem tempo nem paciência para organizar sua vida doméstica. Ele tem como objetivo organizar seu ambiente doméstico ou empresarial, aumentando o conforto, a harmonia, a praticidade, a agilidade, a economia, a produtividade e, principalmente, o bem-estar de toda a família ou funcionários de uma corporação ou empresa.
O trabalho do Personal Organizer está centrado em todos os cômodos de uma residência, pois assessora-nos quanto à organização das gavetas, armários, guarda-roupas, console, etc, pois a minimização dos espaços é superimportante. O profissional especializado orienta-nos a nos livrar dos excessos e a priorizar o que é mais importante e destro do que é mais útil, a forma como será arrumado, organizado e guardado.
http://www.youtube.com/watch?v=0iIfB-1j6lsQuais As Vantagens De Se Contratar Um Personal Organizer?
O trabalho delicado e minucioso deste profissional tem várias vantagens, dentre elas:
- Organizar a vida doméstica, dentro dos padrões e gostos do cliente, todavia de forma agradável, prática e porque não dizer, compacta, já que minimiza também os espaços;
- Organizar a empresa, também dentro dos padrões exigidos pelo contratante;
- Ensinar alguns métodos de como manter tal organização, o aproveitamento de espaço e a priorização dos itens mais importantes;
- Com essas dicas e auxílio, diminuem assim o estresse com as atividades domésticas;
- Ganha-se tempo e espaço, tanto em residências, quanto em empresas.
Quero Ser Um Personal Organizer, Como Devo Proceder?
Algumas empresas, além se serem especialistas e oferecem os préstimos de um Personal Organizer, também ministram cursos. É possível realizar o curso em diversas em duas etapas:
A primeira parte do curso dura dois dias das 9h às 17h e custa médio é de R$ 529,00. O valor pode variar de acordo com a empresa, a cidade e o Estado. Um dos diferenciais é que as aulas são 80% práticas, ministradas em laboratório.
Agora, para atuar como profissional na área, é preciso concluir mais um dia de estudos em Gestão Estratégica e aprender a identificar o público-alvo, fazer marketing online, orçamentos, etc. Esta segunda parte tem duração de um dia, das 9h às 17h e custa médio é de R$ 671,00, sofrendo também variações de empresa, cidade e estado. Ao final, o aluno recebe certificado e qualificação para atuar como Personal Organizer.
No Brasil, a empresa referência é a OZ Sistemas de Organização, que é filiada a NAPO, primeira empresa norte-americana que começou a atuar na área.
Algumas Dicas Para Ajudá-lo a Organizar-se.
Cuidado Com Lençóis, Edredons, Cobertores e Toalhas:
LENÇOL: Para organizar os lençóis no armário, você pode guardá-los dobrados por tipo, como: cama de casal ou de solteiro. As fronhas devem ser guardadas dentro do lençol, como um envelope.
EDREDONS E COBERTORES: Para ganhar espaço, cobertores, colchas e edredons finos podem ser guardados em fronhas de algodão avulsas.
A outra opção é adquirir um space-bag, um saco redutor de volume que funciona com compressão a vácuo.
TOALHAS: use a mesma regra das roupas de cama.
Faça uma muda com as toalhas de banho, a de rosto vai dentro da de banho, deixando-as em rolos que economiza e minimiza o espaço.
Escritório:
Caixa divisória com compartimentos são ótimas para organizar as contas. Pode ser dividida em três partes: entrada, andamento e saída. Na divisória de saída (contas pagas) é interessante realizar o arquivo por mês, visto que fica mais fácil na hora de buscar uma conta, quando necessário.
Truques Que Ajudam Na Organização
CHICLETE: Coloque cubos de gelo dentro de um saco plástico e esfregue sobre o chiclete até endurecê-lo. O excesso pode ser removido com uma colher.
MANCHAS DE FRUTAS COMUNS OU VERMELHA: Pulverize sal e sabão líquido nas manchas ainda úmidas. Deixe descansar por 2 horas e enxágue bem.
MANCHAS DE GORDURA: Cobrir a mancha com talco. Depois aplique um pouco de detergente de cozinha e lave com água quente. Para tecidos que são lavados a seco, esfregar a mancha com um pano umedecido em água e amoníaco.
Como Se Organizar Financeiramente. Para Quê Guardar Dinheiro?
- Para pagar sempre as contas em dia, mesmo que aconteçam imprevistos.
- Para não precisar entrar em dívidas com cartões de crédito caso precise comprar algo ou ter outro gasto que não estava planejado.
- Para comprar um carro ou um imóvel. Valores pequenos dados como entrada já facilitam muito a sua vida.
- Para fazer consertos na casa ou no carro que aparecem de forma inesperada.
- Para emergências médicas envolvendo a sua família.
- Para ter uma aposentadoria mais tranquila.
- Para não ter coisas demais em casa.
- Para pagar menos.
- Para ajudar uma instituição de caridade ou pessoas queridas com dificuldades.
- Para fazer uma viagem que você sempre quis fazer.
- Para fazer uma festa de aniversário para os seus filhos.
- Para se casar.
- Para montar um enxoval.
- Para fazer um curso.
- Para comprar um novo computador.
- Para comprar presentes de Natal e aniversário.
- Para comprar o material escolar.
- Para despesas de funeral.