Sabemos que o nosso ano tem como “mudança climática” 4 estações: primavera, verão, outono e inverno. Cada estação tem sua característica própria, assim como cada uma oferece e exige algo de cada indivíduo. Vamos dar uma olhada agora em como diferenciar cada estação, quando cada estação se inicia e, consequentemente, dá espaço à outra, suas características e como viver bem cada uma em termos de vestimenta e costumes.
Verão
O verão é a estação mais esperada do ano. Os brasileiros (aqueles bons brasileiros) esperam assiduamente pelo verão para que possam curtir suas férias, ou apenas os finais de semana, nas praias paradisíacas que o nosso país tem. Homens e mulheres se preparam assiduamente para viver essa estação que ainda é contemplada com o feriado mais que nacional: o carnaval.
Com um sol de rachar a cabeça de qualquer um, o verão, que geralmente (no calendário) se inicia no dia 23 de dezembro, exige de nós alguns cuidados: muita água para hidratar, protetor solar para não queimar a pele e o mínimo de calor possível.
Em um clima quente, o que menos queremos é usar uma roupa que nos dê mais calor ou que nos incomode. No verão, as roupas devem ser mais leves, em tecidos mais finos e confortáveis. No dia a dia, as roupas mais curtas são aceitáveis naturalmente.
Shorts, minisaias, bermudas, regatas, camisetas… Todas essas peças são justificáveis nessa estação. As calças e camisarias também tem seu espaço no guarda roupa durante essa estação. Os acessórios ficam sob responsabilidade de brincos, pulseiras, anéis e colares. Como normalmente o verão é muito quente, casacos não são uma boa ideia.
Outono
Logo após o verão dá-se início ao outono. Geralmente se iniciando no dia 23 de março, o outono é caracterizado pela “morte” do verão, e uma leve antecipação do inverno.
É uma mistura do clima quente com o vento. Mesmo não sendo o inverno ou o verão em si, o outono também requer alguns cuidados. Como já dissemos, o outono é uma mortificação do verão (depois de tanto sol, as folhas das árvores caem e o clima fica mais ameno) e continua tendo o calor (mesmo que mais fraco) do verão. Também já foi citado que o outono é uma leve introdução do inverno. Mesmo com o restinho de clima quente do verão, o outono já começa a introduzir um pouco do clima frio do inverno, por isso é interessante começar a se agasalhar.
Para mudar o guarda roupa de uma forma correta nessa introdução do inverno você deve ter peças chave em seu closet. No outono faz tanto calor como frio, então você ter peças que sirvam para esses dois climas.
Aposte no acréscimo dos acessórios pequenos de frio, como as luvas, o gorro, o cachecol ou uso de um lenço. O outono ainda permite o uso de regatas, shorts e tudo o mais, mas você deve ser coerente com o clima do dia. Cuidado com o uso de casacos. Este não pode ser um casaco totalmente de frio, como não pode ser apenas um casaquinho de verão.
Inverno
Em junho temos inicio a uma estação ao mesmo tempo gostosa e chatinha. No dia 23 se dá início ao inverno. Essa estação é realmente sentida aqui no Brasil nas regiões mais baixas: Sul, Centro-Oeste e Sudeste. No Nordeste e no Norte não há especificamente um Inverno, e sim um período de chuva que normalmente se dá nas estações do verão e do outono.
Assim como nas outras estações, o inverno nos exige alguns cuidados pessoais. O sol do verão pode nos desidratar e ressecar pele e afins. Durante o inverno esse mesmo problema pode ser ocasionado mesmo com a “ausência” do sol.
O frio e, às vezes (dependendo do estado), o gelo podem ressecar a pele tanto quanto o sol quente do verão. Para evitar que tal mal aconteça é necessário se manter sempre hidratado com os alimentos corretos e com muito líquido. Com o inverno às portas, invista em bebidas quentes (café, chocolate quente, chás) mas não se esqueça da sempre boa e velha água.
Quanto ao guarda roupa, nas regiões mais baixas o guarda roupa muda completamente quando comparado ao guarda roupa de verão. As peças curtas, leves e confortáveis saem e dão espaço para peças mais pesadas, grossas e quentes.
Casacos, gorros, lenços e luvas não podem faltar. Peças básicas como jeans e camisetas, até mesmo camisarias podem continuar no guarda roupa. Invista em peças que lhe aqueçam o máximo possível. Se for uma peça ambígua (que possa lhe aquecer no inverno, e lhe manter fresca no verão) melhor ainda.
Primavera
Diz um velho ditado que depois da tempestade vem a calmaria. Podemos dizer que depois do inverno vem a primavera. No dia 21 de setembro se dá início a estação mais romântica.
Depois do inverno, com seu frio, vento, chuvas e talvez até neve (dependendo da região), o clima começa a se preparar para receber o calor e a leveza do verão. Assim como o outono, a primavera é uma estação de transição.
A primavera faz a transição inversa do outono: vai do frio para o calor. Com dias frios, amenos e com direito até “àquela preguicinha”, a primavera nos permite ainda usar alguns acessórios de inverno, como os casacos e as luvas. Gorros e cachecóis (ou os lenços) são aceitáveis também no começo da primavera.
As roupas usadas no inverno já vão saindo do guarda roupa, dando espaço a peças mais leves e refrescantes, típicas de um bom verão. Saias e shorts vão se introduzindo levemente nos guarda roupas novamente, assim como os tecidos mais finos e leves. Vestidos são muito agradáveis nessa estação. As estampas e os cortes românticos são uma marca particular dessa estação. Sapatilhas e sandálias abertas voltam ao uso (no outono-inverno é melhor o uso de botas).
Devemos viver bem cada estação. É possível viver de acordo com a moda sem perder seu próprio estilo. Devemos nos adaptar a certos momentos como as estações e as tendências. A maior dica para manter um guarda roupa bom é sempre ter peças básicas que possam passar estações e estações com você, como a calça jeans, camisetas em cores cleans (o básico preto e branco), além de peças atemporais que sejam de acordo com o seu estilo.