?> Como Dar Uma Repaginada Nos Móveis | Imóveis Cultura Mix

Melhorar a Aparência dos Móveis

Os móveis têm “prazo de validade”, chega uma hora que por melhor que eles tenham sido cuidados, não têm mais aquela boa aparência de quando foram comprados. E nem sempre é o momento certo para colocar mais gastos no orçamento da família para trocar um móvel ou outro. Então, a única alternativa é transformar o velho em novo e dá para fazer isso de forma mais fácil do que você imagina.

Dar uma repaginada nos móveis pode ser o seu objetivo para salvar um armário, um sofá, uma cômodo, enfim, tudo aquilo que precisar ganhar “ares” novos. O primeiro passo é pensar em que técnica usar, que pode ser da mais simples, colocando algum objeto sobre para disfarçar ou fazendo pátina, pintando, etc. Tudo depende da sua disposição e de quanto está disposta a gastar para fazer a repaginada.

Considere na hora de escolher de que forma você dará uma repaginada nos móveis, o quanto pretende gastar e quanto tempo pretende dedicar-se a tarefa. Não caia na tentação de fazer planos muito ambiciosos e terminar gastando além da conta, ou pior, não conseguindo concretizar a repaginada do móvel.

Veja a Seguir Algumas Dicas de Como dar uma Repaginada nos Móveis!

Não considere as dicas a seguir como regras, elas podem ser um ponto de partida para sua inspiração, criatividade. Se quiser usar a dica exatamente, tudo bem, mas não deixe de colocar o seu senso crítico e respeitar assim de tudo o seu próprio estilo. Repaginar um móvel não significa somente transformá-lo em “novo”, mas deixá-lo de um modo que siga a decoração do ambiente e o que mais agrada quem vive nele.

As ideias a seguir procuraram ensinar o “caminho mais curto” e por isso, mais simples, para se ter um móvel repaginado como se deve. Chega de conversa e anote as dicas!

O que Fazer Antes de Começar a Repaginar os Móveis

Antes de repaginar um móvel e não importa qual foi o tipo de técnica que você escolheu, é necessário prepará-lo e isso incluir a limpeza. Qualquer que seja o tipo de aplicação que você pretende fazer irá exigir alguns cuidados. Como por exemplo: a retirada de pregos ou parafusos, a limpeza profunda e retirada de manchas (quando possível), em caso de arranhões é melhor removê-los, etc. Dedique quanto tempo for necessário para deixá-lo pronto para a repaginação. É necessário paciência, mas pode ter certeza que vale a pena, garante um resultado muito melhor no final.

  • A mudança de corQuando se fala em repaginar um móvel é muito comum que uma das primeiras ideias seja mudar a cor. Móveis antigos que não combinam com a nova decoração, com uma pintura diferenciada podem tornassem uma peça de destaque no ambiente. Porém, neste caso, para que o resultado dê certo não é possível falhar em relação a preparação e principalmente, na escolha da tinta certa. Para começar, tinta de madeira é tinta de madeira, não force a barra tentando usar um outro dia porque o resultado não será o mesmo. No caso dos móveis de madeira é muito importante que eles sejam lixados antes e que toda a imperfeição possível seja retirada para receber a pintura, seja qual técnica você pretende usar;
  • Com os tecidos também dá para repaginar os móveis antigos e neste caso, dá menos trabalho a preparação. A madeira pode até
    apresentar arranhões ou manchas, o mais importante é que não tenha partes mais ásperas, que criem defeitos. Depois é só escolher o tecido certo para o tipo de efeito está procurando, que pode ser de elegante com tecidos em tons neutros e claros ao despojado, com estampas divertidas e alegre. Vale ressaltar, que no caso do conjunto de estofado não dá para fazer sozinho, tem que procurar um profissional para garantir um bom acabamento.
  • Também dá para repaginar os móveis usando os famosos adesivos, que estão bem na moda e são bem simples de aplicar. Neste caso também é importante que o móvel esteja lisinho para não criar defeitos. Esse tipo de técnica é mais usada para repaginar móveis de quarto de crianças.
  • Além dos adesivos, outra alternativa é fazer colagens. As revistas velhas ou até mesmo fotos de família ou viagem podem servir para repaginar os móveis antigos. É bem simples, escolha as imagens e depois pensem como elas serão distribuídas sobre o móvel. Faça os recortes e use cola apropriada para fixá-las sobre o móvel. Não esqueça de usar os produtos adequados para o acabamento, é importante que a superfície da peça fique protegida.

Repaginando Móveis sem Muito Trabalho

E tem aquela maneira também de repaginar os móveis sem ter muito trabalho, quando se usa alguma coisa mais para disfarçar do que como solução definitiva. Se a grana está curta para renovar o sofá com um profissional e sozinha não dá para encapá-lo com um tecido novo, o jeito pode ser caprichar em almofadas novas e colocá-las bem em cima daquela mancha ou rasgado. A manta também é uma boa alternativa para essa missão e na pior das hipóteses, uma capa pronta, fácil de achar em lojas de decoração, pode ajudar.

Se o problema é a mesa que está feia, na melhor do que uma boa toalha para cobri-la e ficará ainda mais bonita se tiver um jarro com flores naturais sobre ela. Esse é um truque para tirar a atenção do que está feio e colocar no que é bonito. Até você se esquecerá que a mesa está cheia de imperfeições e ganhará tempo para comprar uma nova ou caprichar na repaginada.

O mesmo serve para as cadeiras, na melhor e mais simples para “salvar” os assentos que fazendo almofadas confortáveis e com laços nas laterais, e as amarrando no móvel. E se faltar tempo para fazê-las, não é um problema, sempre em lojas de decoração será possível encontrar lindos modelos. O melhor dessa solução é que dá para variar a cor do assento da mesa sempre.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *