Limpar Gordura da Cozinha

Tem coisa mais constrangedora do que apresentar a sua cozinha para as pessoas conhecidas e perceber que os móveis e paredes estão cobertas de manchas de gordura? Pois, saiba que isso acontece com frequência com muitas pessoas e não se trata propriamente de descuido, mas sim de falta de conhecimento a respeito de como limpar gordura da cozinha.

A seguir vamos te dar dicas de como limpar de maneira eficiente essas manchas de gordura e assim manter o ambiente limpo e perfeito para receber visitas. Basta saber como usar os produtos certos e os materiais mais indicados. Com um pouco de tempo e paciência você resolve i problema de gordura.

A Gordura na Cozinha

Apenas usar a cozinha todos os dias gera gordura nos eletrodomésticos, móveis, armários e afins mesmo que não se façam frituras. O simples fato de usar a cozinha faz com que tudo o que está dentro dela acabe ficando impregnado de gordura. Uma forma de evitar que a gordura fique acumulada no ambiente é realizar uma limpeza diária ou semanal para que a sujeira não se acumule.

O grande problema aparece quando as pessoas por não terem tempo ou por preguiça mesmo acabam deixando que a sujeira se acumule. A gordura que fica amarela é aquela que gruda de tal forma que fica muito difícil de soltar depois. Os principais locais em que esse tipo de gordura gruda são a parte de cima de geladeiras, microondas, básculas, nos azulejos e também nas janelas.

Depois que a sujeira ficou acumulada se torna muito difícil removê-la de forma satisfatória. Em geral as pessoas usam limpadores multiusos ou mesmo desengordurantes que podem até ser uma boa solução. No entanto são produtos caros, esqueça os produtos caros e confira dicas de como limpar a gordura da cozinha.

Tutorial de Como Limpar Manchas de Gordura nos Armários da Cozinha

Materiais Necessários

  • Esponja
  • Microondas
  • Toalhas de papel
  • 1 xícara de água quente
  • Limpador à base cítrica
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • Tigela
  • Luvas de borracha
  • Panos

Como Fazer

Passo 1

Comece com uma esponja macia, umedeça a mesma em água e depois a coloque no microondas durante uns 40 segundos. Depois disso pegue ela de dentro do aparelho usando luvas de borracha.

Passo 2

Em seguida você deverá borrifar nos armários que estão sujos um limpador que seja a base cítrica. Faça a limpeza dos armários usando a esponja que foi aquecida para que possa remover a gordura. Depois disso passe a toalha de papel seca por cima dos armários para retirar os resíduos de gordura que possam ter ficado.

Passo 3

Depois disso você deverá misturar uma xícara de água morna e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio numa tigela. No caso de as manchas continuarem será necessário fazer o enxágue usando uma esponja. Molhe a esponja de novo e leve para aquecer durante uns 40 segundos.

Passo 4

Depois disso mergulhe a esponja na pasta de bicarbonato de sódio e passe nos armários de maneira a esfregá-los removendo assim a gordura. Depois disso lave com um pano e água fria, seque usando uma toalha que seja macia.

Dicas

Vinagre Branco

Pode ser uma ótima alternativa para limpar os armários que estão sujos de gordura. Depois de fazer frituras na cozinha você pode usar o vinagre branco para fazer a limpeza, passe o mesmo no fogão, nos azulejos e em tudo o que está próximo.

Solventes

Quem preferir pode usar solventes como aguarrás ou mesmo álcool mineral para limpar as manchas difíceis. Em seguida limpe os armários usando um pano que esteja velho e o solvente. Após fazer isso limpe os armários usando água e sabão para remover qualquer resíduo que tenha permanecido do produto. Em seguida lave os armários e seque-os totalmente.

Dicas Gerais de Limpeza

Faça Uma Vez Por Semana – Essa dica vale mesmo para quem faz pouca fritura, é interessante fazer uma limpeza completa uma vez por semana. Isso significa fazer uma faxina uma vez por semana. Nos momentos em que estiver muito engordurado você pode passar primeiro o vinagre para conseguir eliminar a ação da gordura e somente depois fazer a limpeza com um detergente ou sabão de coco.

Dica

Quem desejar pode preparar um limpador caseiro, siga as dicas:

Coloque num borrifador grande água e uma colher de sabão de coco ralado com uma colher de saponáceo cremoso. Espere que descanse de um dia para o outro e depois pode usar o sabão de coco líquido que é bem eficiente para fazer a limpeza da sua casa. Trata-se de uma mistura que pode ser usada para limpar os armários tanto da cozinha como até mesmo os de outros cômodos da casa.

Como Aplicar

A primeira coisa a ser feita é borrifar o preparado numa esponja ou num pano, na sequência esfregue a superfície que está suja. Tenha o cuidado de nunca espirrar o produto diretamente no móvel ou na parede porque isso pode manchar.

Estado da Gordura

Observar o estado da gordura é fundamental para saber como agir na hora de limpar. No caso de o seu armário estar muito sujo ou mesmo muito tempo sem limpar a gordura começará a escorrer por dentro e por fora ficando amarelada e grudenta. Quando isso começa a sujeira já está grudando na sujeira preta. Faça a limpeza usando um desengordurante poderoso. Existem várias marcas no mercado.

Tenha Cuidado

Para evitar que a sua cozinha fique muita suja é interessante ter cuidado quando for fazer uma fritura. Tente usar o mínimo possível de utensílios e observe se a gordura não está espirrando para fora. Mas, lembre-se que independente de ter ou não cuidado a cozinha irá ficar suja eventualmente.

Não adianta ficar tão preocupado com não sujar que se deixe de usar o espaço da casa. A dica é apenas ter cuidado e manter o hábito de limpar a sua cozinha com frequência. Para além disso basta usar produtos que te ajudem nessa tarefa de remover a gordura e que sejam fáceis de manusear.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *