Na última segunda-feira, dia 20 de dezembro, a Caixa Econômica Federal lançou o Cartão Aluguel Caixa. Os consumidores podem adquirir esse novo cartão nas agencias da Caixa ou ainda em imobiliárias credenciadas para tal.
A Idéia do Novo Cartão
Facilitar a vida dos consumidores parece a principio ser a idéia, porém não podemos esquecer-nos do grande marketing comercial que existe por trás desse lançamento. Na verdade a idéia é juntar o cartão de credito e o pagamento de aluguéis em um produto único o que elimina a complicada figura do fiador e as garantias adicionais que tanto emperram os procedimentos locatícios. Foi lançado cartão para aluguel, porem ainda não está disponível para todo o país, na verdade está desde segunda-feira funcionando em fase piloto nas cidades de São Paulo e Goiás, pelo período de 60 dias sendo que para isso contam com quatro imobiliárias credenciadas, duas delas na capital paulista e duas em Goiás.
Preparação para Atingir Todo o País
De acordo com Fabio Lenza que é vice-presidente de pessoa física da Caixa, nestes 60 dias em que o cartão está em teste, a Caixa quer conseguir 300 imobiliárias para trabalhar em parceria para poder no mês de fevereiro fazer o lançamento do produto em todo o Brasil. Ainda segundo Lenza a meta é de que no primeiro ano cheguem a 100 mil cartões aluguel vendidos, para atingir a meta de um milhão de cartões nos próximos cinco anos. O cartão pode ser adquirido pelos consumidores nas agencias da Caixa ou nas imobiliárias credenciadas.
Como Irão Funcionar
Para conseguir o cartão a Caixa solicita uma renda mínima de R$1 mil. O produto oferecido nas bandeiras Visa e Mastercard terá dois limites. Um desses limites é rotativo e permite que os consumidores possam fazer as compras tanto no país como no exterior como fazem com o cartão de credito comum. Nesse caso a anuidade do cartão para usufruir desse tipo de serviço é de 12 mensalidades de R$ 8 sendo que em caso de atraso no pagamento das mensalidades serão cobrados juros com taxas iguais aos cartões de credito que temos hoje no mercado.
Limite do Aluguel
O segundo limite desse cartão é justamente o do aluguel e este no momento em que for ativado você passa a pagar uma taxa de manutenção de 6,67% ao mês sobre a parcela do aluguel a ser paga funcionando como se fosse um seguro fiança. Em caso de inadimplência os juros a serem cobrados são os mesmos que constam em contratos de imobiliárias sendo que a responsabilidade pela cobrança passa a ser totalmente da Caixa. Não se trata somente de uma questão de segurança que terão as imobiliárias de que os alugueis de até 12 meses, em caso de inadimplência, serão pagos, mas de facilitar também a vida dos consumidores.