Se você está construindo ou reformando a sua casa e deseja que ela se torne confortável e funcional, a dica é apostar em janelas venezianas, perfeitas para controlar a luminosidade de seu lar.
Antes de tudo, é bom esclarecer que existem diferenças entre as janelas comuns e as venezianas. O primeiro termo engloba as peças que têm esquadrias somente compostas por vidro, o que proporciona total passagem de luz, sendo impossível bloquear a iluminação natural, a não ser de que sejam utilizadas cortinas. Vale lembrar que existem somente modelos de janelas comuns com duas ou quatro folhas.
Já as janelas venezianas são aquelas que contam com folhas que bloqueiam a iluminação natural, modelos como o sistema camarão ou de correr, que é o mais comum, em que as folhas das palhetas correm por meio de um trilho, o que permite que a irradiação de luz incida no máximo em 50% na área total do ambiente.
Se você mora em uma região altamente ensolarada, a melhor opção é escolher as janelas venezianas para o seu imóvel, para que emitam a iluminação na medida certa para o seu conforto e de sua família.