Em áreas habitadas há regulamentação relacionada ao conforto acústico. Segundo a ABNT, através da norma NBR 10.152, para que não haja problemas, o som não deve ultrapassar 45 decibéis. Como uma música tocada mais alta pelo seu vizinho, ou o ensaio de uma “banda de garagem” pode chegar facilmente aos 135 decibéis, passa a ser fundamental realizar um bom isolamento acústico.
O começo do tratamento acústico deve ser o piso. Uma prática comum é colocar sobre o contrapiso, o chamado piso flutuante, com cerca de 10cm, tendo a função de evitar o contato direto com o solo, isolando assim o som. As portas devem ser revestidas com material que intercala madeira, gesso e manta polimérica de alta densidade e as paredes devem ser também aumentadas, sendo comum um aumento de espessura em torno de 100cm com a aplicação de revestimentos. Para finalizar, os tetos devem ser cobertos com camadas de mantas, polímero e gesso.
Como faser um isalamento acustico de uma boat ?
Sou músico e estou construindo um estudio para ensaio. Gostaria de me informar sobre isolamento acustico para as paredes, teto e piso.
aguardo contato
Excelente post!
Os cuidados para o isolamento acústico devem ser tomados já na construção da estrutura física, afinal, independentemente de se tratar de um estúdio musical ou apartamento, as leis sobre poluição sonora devem ser respeitadas.