As Janelas
As janelas, também conhecidas como fenestra ou ventana, é um item que realiza uma abertura em algum espeço vedado arquitetonicamente, como é o caso de uma parede, por exemplo. Além de possibilita tanto a ventilação, quando a entrada de sol e de luminosidade em um ambiente interno.
Ainda que a palavra de refira exatamente a esse item que foi apresentado, com o passar do tempo ela começou a assumir vários significados diferentes, principalmente ao se relacionar com algo que dê a ideia de vazio. Isso aconteceu muito provavelmente pelo fato de originalmente ela possibilitar uma ampliação do olhar fazendo com que as pessoas consigam participar do que se observa. Esse artigo é ainda símbolo de receptividade e sensibilidade, e muitas vezes pode até significar coisas mais espirituais, como símbolo de consciência ou até mesmo um portal para o que se entende como inconsciente.
O material que geralmente é utilizado nas janelas é o vidro, principalmente por ser transparente. Mas também existem outras alternativas, que se resumem basicamente nos polímeros, como o PMMA por exemplo. Esse vidro – ou outro material – precisa estar apoiado em alguma outra estrutura, que pode ser constituída dos mais variados materiais, sendo que os principais são o ferro, o aço inox, a madeira, o alumínio e o plástico PVC. Sendo que o mais comum e indicado é o alumínio, pois é um material leve – mais leve que o ferro, por exemplo – e que não se deteriora com facilidade, nem mesmo com a oxidação pelos agentes da natureza, e também é um material que não precisa de manutenção.
As janelas podem ser basicamente feitas de alguns materiais, e os principais materiais e alguns de seus pontos mais relevantes serão apresentados a seguir:
– Madeira: A madeira é um material muito bom no que diz respeito ao isolamento térmico e acústico, a estabilidade e a durabilidade desse material são variáveis, mas o custo tanto de aquisição, quanto de manutenção é consideravelmente alto. Esse tipo de janela tem muita sensibilidade quanto as dimensões no que diz respeito a mudanças de temperatura e de umidade.
– Alumínio: Já o alumínio, no que diz respeito ao isolamento térmico e acústico é consideravelmente bom, a estabilidade e a durabilidade também são boas, e os custos de aquisição e manutenção são bem baixos, e é por isso que este é um dos materiais mais utilizados, principalmente nas grandes estruturas.
– PVC: O Policloreto de vinila tem um bom isolamento térmico e acústico, porém, uma má estabilidade e durabilidade. O custo de aquisição é bastante alto, mas o de manutenção não.
– Ferro: O isolamento acústico e térmico do ferro são medianos, e a estabilidade e durabilidade são excelentes, desde que não se trate de uma região litorânea. O custo de aquisição é alto, porém a manutenção é bem barata.
– Fibra de vidro: Esse material possui um dos melhores isolamentos térmicos e acústicos e a estabilidade e a durabilidade também são excelentes, o custo de aquisição é alto, mas a de manutenção é baixa.
Grades Para Janelas
Cada vez mais é necessário utilizar grades nas janelas, seja em casas, apartamentos, ou locais comerciais. O papel dessas grades é realizar a proteção, tanto de perigos internos, quanto de perigos externos, mas pode também servir como itens decorativos para as partes externa.
A parte de proteção serve principalmente para casas onde existem crianças ou animais de estimação, pois, nesses casos, é comum que a janela se torne um imenso portal de acidentes. Além disso, também é um bom meio para prevenir a entrada de ladrões nas residências para realizarem furtos. Para esses dois problemas as grades podem ser uma ótima solução. Existem muitos modelos de grades para as janelas, mas nada impede que também se solicite a fabricação personalizada por um serralheiro, por exemplo.
O ferro é o material que mais é utilizado para a fabricação dessas grades, porém, um dos pontos que mais merece atenção é na análise do material, para ver se realmente não existe a possibilidade de enferrujar. Existem pessoas que na verdade preferem o alumínio, com o argumento de que ele fica mais harmonioso, porém ele é menos resistente. Há também grades feitas de metalon, que é bem semelhante ao alumínio, mas precisa de tratamentos para não enferrujar. Assim, sendo chumbado com ferro, o material fica ais resistente e ainda possui um preço mais conta.
É mais fácil encontrar grades para janelas de formato horizontal, e também existem outros pontos positivos, como o fato de que as grades nessa direção possibilitam que a visão do exterior fique mais limpa. Esse é o modelo mais indicado para colocar em locais como salas e também para quem não tem um orçamento muito alto para esse tipo de serviço.
Existem também grades para janelas que tem o estilo diamante – ou seja, um formato losangular – e isso confere a janela todo um ar mais robusto e requintado. As grades de janelas marroquinas são constituídas por barras de ferro que se entrelaçam de maneira a formar desenhos, sendo uma ótima pedida para quem quer usar o mesmo estilo tanto de grade tanto em janelas, quanto em portões, por exemplo.
Os três principais cuidados que se devem ter com as grades das janelas são a pintura, já que elas são as grandes responsáveis por garantir a estética e a harmonia da fachada da casa, por exemplo. O mais indicado é que ela seja pintada da mesma cor da janela para ticar totalmente combinando, mas caso a ideia seja dar um destaque, pode se escolher outra cor. Porém, é importante ressaltar que a pintura sempre precisa de manutenção, para que ela sempre fique em dia.
Já a respeito da limpeza, assim como as janelas propriamente ditas, as grades também costumam acumular sujeiras e poeiras provenientes do dia a dia, e por isso demandam limpezas frequentes. Para isso pode ser utilizado um pano úmido ou até mesmo jogar água, porém, isso deve ser evitado em janelas de madeira. Caso necessário também é possível utilizar algum produto específico de limpeza.
O que já foi citado algumas vezes acima e que merece bastante atenção é a corrosão, que é algo que pode acabar prejudicando, além do visual, toda a segurança da casa, já que a corrosão faz com que o material fique menos resistente. Esse fenômeno é bem comum em cidades litorâneas, já que existe a maresia que contribui imensamente. Assim, nesse caso, o mais indicado é a utilização de grades feitas de madeira ou de alumínio.
Gostaria de saber se voces trabalham com grades pantografica para janela e qual seria os valores, se precisam da metragem??
Tenho em minha casa duas janelas de alumínio de quarto e preciso urgentemente de grades para trazer mais segurança a minha família,as grades podem ser de alumínio mesmo,quero saber preço e como é a forma de entrega e pagamento?
Fico no aguardo da resposta o mais breve possível
NEcessito orcamento para lagarta com medidas 1,35×1,90 para interior
preciso de um orçamento de grades na minha casa entre em contato comigo atravez do numero 98816003 muito obrigada…
Gostaria de colocar grade na janela da minha casa,acho que a medida é a mesma da imagem 11. Preciso saber o preço! Aguardo resposta,peço urgencia ! Obrigada!
Seria bom se colocassem os preços!
Preciso de grades nas janelas da minha casa. Por gentileza entrem em contato por e-mail.
Preciso de grade para janela de quarto. Quanto fica o modelo da foto número 2?