Usar de maneira consciente a energia elétrica traz benefícios para toda a sociedade em que vivemos. Além do impacto imediato na redução dos gastos com a energia elétrica, essa economia também representa uma maior e significativa preservação dos recursos naturais. Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia são melhor para você e, por conseqüência, para todo o planeta. Cada equipamento elétrico colabora com uma parcela no valor final da conta de luz. Saiba o quanto cada aparelho consome de energia em média e quais são os pequenos cuidados que você pode ter para reduzir os custos no fim do mês e evitar o desperdício de energia elétrica.
Porque Devemos Evitar o Uso De Energia Em Horário De Pico?
Entre as 18h e as 21h , o consumo de energia elétrica costuma ser muito mais alto do que em outras faixas horárias, como logo após ou antes do horário do almoço. Pois, ao mesmo tempo, estão funcionando além das indústrias, a iluminação de moradias, a iluminação das ruas, vários eletrodomésticos, eletrônicos, e, em especial, a grande parte dos chuveiros. Como a energia elétrica, depois de produzida, não há como ser armazenada, seria necessário construir novas linhas de transmissão e usinas somente para dar conta do horário de pico.
Visando evitar investimentos de grande porte e impacto ambiental como que uma usina hidráulica pode causar, o governo federal costuma propagar políticas educacionais a fim de reduzir o consumo de energia elétrica. Um ato político muito conhecido por nós, e já popularizado, é o horário de verão. Como consumidor e como cidadão participante de uma sociedade, você também pode contribuir para a redução do consumo de energia elétrica. confira algumas dicas de como otimizar o uso de energia elétrica:
Planeje a malha elétrica da sua residência ou do prédio que administra! Ao projetar ou reformar a sua residência, pense nos ambientes de modo que o máximo de luz natural possa ser aproveitada. Paredes com cores claras, com isolamento térmico, com janelas, circuitos elétricos bem dimensionados e de qualidade são cuidados que devem ser pensados.
Se você não estiver utilizando o computador desligue totalmente o aparelho e caso tenha um estabilizador, também o desligue da tomada. Quando fizer pequenas pausas, desligue o monitor de vídeo. Pois ele é responsável por cerca de setenta por cento do consumo de energia. Desligar os aparelhos elétricos por meio do botão liga/desliga também economiza muita energia. Deixá-los no modo stand-by, ou seja desligado mas plugado na tomada, pode significar vinte e cinco porcento, em média, do consumo desses equipamentos.
Não tem ninguém assistindo a televisão? Então desligue. Também evite dormir com a televisão ligada. Um televisor representa de 10% a 15% do total da conta de luz.
Procure usar a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Uma máquina de lavar roupas significa um gasto de 2% a 5% do valor da sua conta de luz. Leia com muita atenção o manual de como usar a máquina e, assim saiba como usar ao máximo a capacidade da sua máquina de lavar roupa.
Se tiver ar-condicionado em casa faça a instalação do aparelho em local com boa circulação de ar. Pois esse aparelho representa de 2% a 5% dos gatos da conta de luz. Feche portas e janelas para evitar a entrada de ar do ambiente externo. Limpe sempre os filtros para impedir a livre circulação do ar e forçar o aparelho a trabalhar alem da capacidade ideal. Procure sempre utilizar a ventilação natural. Um ambiente arejado faz bem a saúde. Utilize o ar condicionado de modo moderado e desligue o ar condicionado cerca de uma hora antes de sair do ambiente que irá deixar.
Quando for passar roupas, acumule uma quantia considerável de roupas e passe tudo de uma só vez. Use o ferro na marcação indicada para cada tipo de tecido. Comece a passar as roupas mais pesadas primeiro. No final, depois de desligado o ferro, aproveite o calor ainda presente para passar as roupas leves. O ferro de passar roupas significa entre 5% a 7% dos gastos da conta de luz.
No chuveiro elétrico podemos economizar até 30% de energia colocando a chave seletora no modo verão. Se a resistência queimar, não a reaproveite. Além de aumentar o consumo, isso coloca em risco a segurança de quem for tomar banho. Feche a torneira para se ensaboar e ligue apenas para se enxaguar. Limpe regularmente os orifícios de saída de água do chuveiro.
A falta ou o excesso de iluminação podem causar problemas como o cansaço da vista, riscos de acidentes domésticos em ambientes mal iluminados. Sempre que possível, aproveite a luz do sol, evitando acender lâmpadas ao dia. Outra dica é utilizar iluminação dirigida, como abajures, para leitura. Prefira lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares, elas consomem um terço a menos de energia e duram dez vezes mais que as lâmpadas incandescentes.Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 100W, corresponde a potência de uma lâmpada fluorescente de 32W e uma economia em torno de 60% da energia consumida.
Evite abrir e fechar a geladeira muitas vezes ao dia. Pois ela é responsável por 25% a 30% dos gastos na conta de luz. O abre-fecha da geladeira pode ser substituído por uma garrafa térmica de água. Na hora de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez, evitando a entrada de ar quente e, por conseqüência, de um maior gasto de energia. Certifique se de que a porta está bem vedada. Um teste para ter essa garantia, é colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se a folha puder ser retirada com facilidade, está na hora de trocar a borracha que veda a porta. Jamais utilize a parte de trás do aparelho como secador de roupas. Não forre as prateleiras do interior do aparelho com vidros ou plásticos, pois isso bloqueia a circulação do ar frio.