?> Dúvidas Sobre Seguro Residencial | Imóveis Cultura Mix

Dúvidas Sobre Seguro Residencial

A vida é cheia de dificuldades e muitas vezes podem acontecer infortúnios e acontecimentos ocasionais que possam levar as pessoas a terem um grande prejuízo com bens que foram conquistados com muito suor e dedicação.

Por isso, na atualidade o numero de pessoas que procuram fazer seguros dos mais diversos tipos para realizar a proteção do seu patrimônio aumentou de forma considerável.

As pessoas perceberam a importância e a tranquilidade que traz a pessoa contratar um seguro para diversas situações: a própria vida, para o automóvel, acidentes, para a residência e outros tipos de seguros que o mercado disponibiliza para contratação.

Dúvidas Sobre Seguro Residencial

Dúvidas Sobre Seguro Residencial

O Que é Um Seguro Residencial?

O seguro de uma casa ou seguro residencial é uma apólice que protege o contratante de uma serie de fatos que podem danificar a sua residência. Entre os itens de cobertura oferecidos pelas empresas operadoras de seguro estão: contra roubos no imóvel, danos ocasionados por problemas elétricos, por incêndios, por fornecimento de energia, contra fenômenos da natureza (vendaval, furacão, tornado, granizo e outros) e outras situações que podem causar danos a sua residência.

Existem operadoras de seguro que oferecem para os contratantes de seguros residenciais uma serie de serviços, que estão agregados ao tipo de cobertura contratada. Entre os serviços agregados estão: eletricista, chaveiro, vidraceiro, bombeiro hidráulico, segurança, hospedagem, locação de móveis, ambulância e outros serviços diversos.

O custo das apólices dos seguros para residências irá variar conforme o valor do imóvel e de acordo com itens que terão cobertura e os adicionais a serem incluídos pelos clientes.

O seguro residencial é uma atitude preventiva por parte da pessoa que contrata a apólice de seguro, de forma que ela se previne da ocorrência de acasos, fatalidades e infortúnios que podiam lhe causar grandes prejuízos.

Uma das grandes vantagens dos seguros residenciais é o seu custo, que comparados aos preços dos seguros de automóveis são muito mais baratos.

O Cálculo Do Valor De Um Seguro Residencial

De uma maneira geral, as empresas operadoras de seguro cobram um valor de 2,50% do valor patrimonial que será segurado. Essa situação acontece pelo fato de que a incidência de sinistros e catástrofes acontecerem em sua residência é muito pequeno (com exceção de assaltos e furtos).

Geralmente, o item segurado que aumenta o valor das apólices de seguros residenciais é a cobertura contra furtos e assaltos a residência, devido a grande violência vivida nas grandes cidades. Outro fator que eleva o valor do seguro é o caso de ser incluída a cobertura de bens eletrônicos e de móveis.

Em caso de realizar apólice de seguros para residências de praia ou de campo, a apólice de seguros é mais cara, pois existem maiores riscos de assalto pela casa ficar muito tempo sem ocupação, alem de existir uma deterioração maior do imóvel. Devido a esses fatores existem seguradoras que fazem muitas exigências para realizar esse tipo de apólice de seguros

O Cálculo Do Valor De Um Seguro Residencial

O Cálculo Do Valor De Um Seguro Residencial

O Que São As Coberturas Dos Seguros Residenciais?

A cobertura se refere a qual tipo de dano o seguro vai ressarcir o cliente. Geralmente a cobertura de um seguro residencial abrange os danos e prejuízos que forem causados por incêndios, pela que de raios e explosões que tiverem como causa o gás usado em casa e as consequências ocasionadas pela ocorrência desses problemas: desmoronamento, despesas para combater incêndios, desentulho do local, salvamento, remoção e etc.

No entanto a cobertura vai depender do cliente e quais itens ele desejar incluir no contrato referente a apólice de seguro contratada.

Muitas empresas operadoras de seguro estão criando incrementos aos seus produtos, aumentando o numero de coberturas e em serviços de assistência 24 horas para os segurados.

Por isso, é interessante que você procure assinar um contrato de apólice de seguros que tenha a maior abrangência possível com relação a cobertura, para que não ocorram problemas em sua residência e você acabe não recebendo o premio do seguro pelo fato de o sinistro não estar coberto pela apólice de seguros contratada.

Para fazer direito ao premio, o segurado precisa efetuar o pagamento da franquia, que nada mais é que o valor do prejuízo que deve ser respondida ou arcada pelo segurado no sinistro acontecido.

Portanto, se o valor do sinistro não superar a despesa de pagamento da franquia, a seguradora não irá indenizar o segurado e pagar o premio, pois não irá valer a pena para o segurado.

Dúvidas Sobre a Contratação De Apólices De Seguros

Existe uma serie de duvidas na cabeça das pessoas interessadas em contratar uma apólice de seguros. Segue abaixo alguns esclarecimentos sobre as principais duvidas existentes na hora de realizar a contratação de uma apólice de seguros:

A Seguradora Pode Recusar Um Contrato De Seguros

Quando buscamos contratar um seguro residencial, as empresas operadoras de seguro levam em consideração diversos fatores de risco antes de aceitar a sua proposta de contratação do seguro.

As seguradoras relacionam o risco à questões de seguridade para fazer a cobertura ou não da sua casa. Devido a isso, as operadoras de apólice de seguro possuem um questionário para levantamento de dados e analisar o preço da apólice e o valor do premio do seguro.

Depois disso é realizada uma análise pelos técnicos e especialistas, a empresa pode recusar o contrato de seguro. Um exemplo disso é o caso de sua residência está localizada em um local onde comumente acontecem alagamentos e enchentes na época de chuvas, a seguradora não irá querer assinar um contrato para cobrir algo que a probabilidade de ocorrência é bastante alta.

Existe Algum Bem Que Não é Compreendido Na Cobertura Da Apólice De Seguros

De uma maneira geral a apólice de seguros cobre os bens que estão listados na apólice contratada. No entanto, na própria apólice existe uma relação de bens que a seguradora não se responsabiliza por prejuízos que acontecem com alguns bens, como por exemplo:

  1. Pedras preciosas, obras de arte, joias, raridades e etc.;
  2. Dinheiro (papel moeda), projetos profissionais, plantas de imóveis, selos, cheques, livros contábeis, papeis de credito e etc.;
  3. Bens de propriedade de terceiros – as apólices abrem exceções em caso de existir documentos que comprovem a responsabilidade do segurado para a execução de manutenção sobre aquele determinado bem;

Contrato De Seguro Residencial Para Apartamentos

Antes de contratar um seguro para o seu apartamento, faça uma analise da apólice de seguros do condomínio residencial que inclui uma serie de itens que você pode acabar solicitando a exclusão da sua apólice de seguro residencial, como por exemplo, cobertura para desmoronamento, assim você consegue economizar uma boa grana.

Outra forma de economizar na realização de apólices de seguro é fazer um seguro coletivo para os bens dos apartamentos, contudo essa modalidade de seguro só irá compensar de todos fizerem seguros de valores similares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *