?> Dicas Para Um Lar Ecologicamente Correto | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Um Lar Ecologicamente Correto

Vamos falar de um assunto que acaba afetando e envolvendo todas as pessoas, umas mais outras menos, entretanto ninguém está imune a ações de degradação do meio ambiente e da natureza. O aquecimento global, as atitudes desordenadas em busca de produção eficaz economicamente falando, muitas vezes poluem o nosso meio ambiente, e não podemos fazer nada, além de protestar e apoiar entidades que lutam para o bem estar coletivo.

Então, Onde Podemos Contribuir?

Dentro de casa é o melhor lugar para começar a consciência ecológica e pequenas atitudes podem fazer a diferença. Reciclar é apenas uma forma de manter um lar mais ecológico,  ter um verdadeiro lar ecologicamente correto vai além da reciclagem, vamos dar algumas dicas e, quem sabe, com a atitude de muitos e a atividade voltada para o bem comum, comecemos a mudar nossos hábitos e colaborar com a natureza.

Um erro comum é acharmos que a poluição é a única forma de degradação da natureza, mas, na verdade, não é. Uma forma de prejudicar o meio ambiente é o uso indiscriminado de energia, pois a demanda excessiva gera necessidades de um aumento da geração, contribuindo para a crescente e aumento de usinas hidrelétricas, que são mais baratas de se construir. Porém, as usinas hidrelétricas causam impacto em grandes áreas de terras, que assoreiam as margens dos rios e das represas que se constroem para a geração dos megawatts necessários para nosso conforto e bem estar em casa.

Então, Onde Podemos Contribuir?

Então, Onde Podemos Contribuir?

Nossa dica é, quando possível, deixar os ambientes mais claros, começando pela pintura, deixando o local mais clean, áreas de luz pela casa ou apartamento aproveitando o máximo a luz solar. Podendo, inclusive, colocar baterias solares que servem para esquentar água e economizar na hora do banho. Lâmpadas que consomem menos energia, além da economia na conta de luz, trazem o beneficio da durabilidade que evita o descarte prematuro a natureza, quando não a destinamos a reciclagem. Não devemos nos esquecer dos aparelhos eletrônicos necessários no lar. Hoje, temos um adesivo que nos informa o consumo, vamos nos atentar a isto também.

Os Erros

Outro erro que muito acontece é o uso indisciplinado da água, muitos shoppings no país já criaram a política do reuso da água, utilizando na limpeza e na utilização direta nos banheiros que demandam uma grande quantidade de água. Importante salientar que o tratamento feito, inclusive, evita a contaminação dos mananciais, dando mais vida aos nossos rios.

A captação da água da chuva e o consequente acúmulo em cisternas, poderiam servir nas casas para a limpeza de áreas externas e internas que demandam muita água para uma higienização mais pesada. É importante que se faça uso o máximo possível de limpeza a seco, não sendo possível use a água, de preferência de forma racional. O uso de equipamento elétrico, tais como uma máquina de alta pressão, além de otimizar tempo, evita um grande uso de água, devido à pressão que o jato sai.

Banhos demorados e o uso da água corrente enquanto se escova os dentes são outros vilões da natureza e fazem de nossa casa um elo distante da busca pelo ecologicamente correto. Experimente desligar a água enquanto escova seus dentes. Deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa, é outro costumo bobo, desligar e ligar pode gerar uma economia na demanda de água potável e tratável pelas empresas de saneamento e ainda gerar uma economia bem salutar para o orçamento doméstico. Vale aqui também lembrar que o uso do vaso sanitário consome muita água, e uma forma de economizar é utilizando válvulas que “separam” para cada tipo de utilidade o uso do vaso para as necessidades fisiológicas das pessoas.

Onde Mais Podemos Colaborar Para Ter Um Lar Ecologicamente Correto?

Devemos sempre adquirir produtos biodegradáveis, além de utilizar, sempre que possível, papeis recicláveis, pois evitamos assim a derrubada de muitas arvores e a natureza se pudesse diria a você “muito obrigado”. Evitar comprar aerossóis com gás CFC, que contribuem para o aumento do buraco na camada de ozônio é outra forma de contribuir.

Os responsáveis pelo lar sabem, mas nunca é demais lembrar, utilizar a máquina de lavar  para uma pequena quantidade de roupa, além de desperdiçar muita água consume energia e, consequente, há prejuízo no bolso e à natureza. Ferro de passar roupa também se ligado várias vezes ao dia consume mais energia, aumenta a demanda e causa impactos, melhor é juntar e passar mais vezes, escutar uma música durante o trabalho pode manter você bem alegre e ainda motivado a enfrentar a penumbra de encarar um grande monte de roupas.

Sacolas de supermercados, por exemplo, que consumimos muito, é outro que devemos e podemos racionalizar, se compramos uma ecobag, podemos contribuir para tirar de circulação toneladas de lixo plástico, que mesmo sendo biodegradável demora muito para se acabar na natureza.

Onde Mais Podemos Colaborar Para Ter Um Lar Ecologicamente Correto?

Onde Mais Podemos Colaborar Para Ter Um Lar Ecologicamente Correto?

Na hora de cozinhar, o desperdício deve ser evitado, pois as sobras geram lixo e causam impacto na natureza, o Brasil é um dos campeões em jogar no lixo produtos cozidos, sejam em restaurantes ou mesmo em casa, reaproveitar em receitas ou tentar cozinhar de forma racional também colabora com a natureza.

Aqui vai uma dica legal, além de plantas alegrarem o ambiente, ter um cantinho com uma horta orgânica ainda irá contribuir com o meio ambiente. Você poderá utilizar sua horta para a reutilização de restos de alimentos que se transformam em compostagem e enriquecem a terra. Você certamente terá muita satisfação durante o cultivo e manutenção da horta na hora de colher e preparar o alimento para você e toda a família e ainda colaborar com o meio ambiente e sua saúde, pois, está evitando comer produtos com alta concentração de agrotóxicos, necessários, infelizmente, para o controle de pragas nas lavouras.

Reciclar é outra forma de fazer um lar ecológico, e devemos fazer desde a decisão de compra do saco de lixo biodegradável de cores claras ou o uso de recipientes que incitam e nos lembram a todo o momento que devemos fazer o descarte de forma racional e correta. Reciclar é um ato de amor, e os exemplos podem até demorar, mas acabam sempre sendo seguidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *