Nos dias de hoje se proteger contra os mais diversos tipos de violência é muito importante para todos. Até pouco tempo atrás, a falta de segurança era tida somente nas ruas das cidades, mas hoje nem mesmo dentro de nossas casas temos como nos proteger de assaltos ou agressões piores. Para evitar certos transtornos existem os mais diferentes tipos de alarmes e saber escolher o melhor para seu imóvel é muito importante.
Se você busca equipar a sua casa com um alarme novo, vamos conhecer algumas dicas indispensáveis na hora de escolher esse item de segurança e como se manter alerta para evitar invasões desagradáveis.
Saiba o Tipo Certo de Alarme Para Você
Com a quantidade de alarmes que você vai encontrar no comércio, essa dúvida pode muito mais comum do que você imagina. Muitas pessoas acabam sempre comprando aquele mais caro e por fim gastam dinheiro desnecessariamente. Conhecer alguns tipos mais populares de alarmes vai fazer com que você gaste somente aquilo que precisa e mantenha sua casa protegida.
Os Tipos Mais Populares de Alarme São:
• Alarme de porta: como geralmente a primeira tentativa de arrombamento será feita pelas portas, colocar um alarme desses é bem eficiente. Você pode escolher um alarme que identifique um arrombamento ou o simples ato de abrir a porta enquanto ele estiver ligado. Alguns modelos emitem sons altos e outros alertam apenas em algum vão da casa onde o dono programar, por celular ou em uma central policial.
• Alarme de Janela: Do mesmo jeito que acontece com os alarmes de portas, eles também podem ser instalados apenas em janelas. Muitas vezes existem grades ou outros meios que dificultam o ladrão de entrar pela porta de casa e a segunda opção vai ser sempre a janela mais fácil. Esses alarmes também alertam quando ela é quebrada ou aberta pelo lado de fora.
• Alarme de sensor de movimento: Imagina que mesmo com a segurança da sua casa o ladrão conseguiu atravessa a janela ou a porta e então invadiu seu lar. Os alarmes de sensores de movimento estão cada vez mais populares porque tornam o local muito mais seguro, principalmente porque ladrões já buscam uma forma de desligar os alarmes colocados em portas e janelas antes de invadir a casa. Os movimentos mais bruscos feitos dentro de casa e em determinados locais acionam esse dispositivo. Os donos da casa não terão problemas porque consequentemente saberão onde o sensor está instalado e não precisarão ultrapassá-lo.
• Cerca elétrica residencial: Também é outro tipo de alarme muito comum e usado em casas de muro alto. Para esse tipo de alarme você precisa colocar um aviso no muro ou em qualquer lugar visível.
• Monitoramento CFTV: Com um pouco mais de investimento você pode instalar um circuito fechado de televisão em sua casa e a vigilância e monitoramento deste será feito por uma empresa de sua escolha.
Escolha o Local Certo para o seu Alarme
Procure instalar o alarme, se ele for externo, em um local onde o tempo de disparo e a proteção que você tomará para si seja coerente. Quanto mais longe do alvo, no caso a sua família, o ladrão for identificado, mais segura estará a sua casa. Se você tem uma área externa particular e tem como instalar alarmes nela, faça isso para evitar problemas no futuro.
Vai Viajar? Evite Comentários
Se você está programando uma viagem com sua família ou até mesmo passar um tempo menor fora de casa, evite fazer comentários com pessoas estranhas. Isso pode atrair a atenção de algum ladrão e mesmo com o alarme você pode ter problemas com arrombamento. Se no local onde você mora possui algum tipo de vigilante, peça-o para dar uma olhada com mais atenção na sua casa enquanto você estiver fora.
Guarde a Senha com a Família
O grande problema de alarmes com senha é que quando todo mundo da casa sabe, aqueles parentes e amigos mais próximos acabam sabendo também. Isso pode facilitar o acesso à sua residência por estranhos, então guarde a senha do alarme somente com você e deixe anotado em um lugar onde em caso emergencial um segundo membro da família tenha acesso. Caso queira compartilhar a senha com toda a família, explique os riscos que vocês correm ao divulgarem a senha do alarme mesmo para aqueles mais próximos. Esse segundo ponto deve ser alertado principalmente se você tiver crianças em casa.
Cuidado com os Animais
Já existem alarmes que não são disparados com o contado com animais. Você pode buscar essa saída caso tenha cachorros e gatos em casa. Esse detalhe é muito importante porque algumas empresas de vigilância cobram por visitas extras e você também não quer ter o incomodo de ficar desligando seu alarme porque seu gato ou seu cão cruzaram o caminho dele.
Procure uma Vigilância 24 horas
Claro que o índice de arrombamento de casas é bem maior à noite, mas isso não significa que durante o dia não aconteça assalto. Então ao contratar uma empresa para atendê-lo em caso do seu alarme disparar, busque por planos que ofereçam cobertura 24 horas por dia e todos os dias da semana, pois assim você se manterá seguro a todo momento.
Anote os Números Emergenciais
Alguns alarmes possuem contato online com as empresas de vigilância e quando eles são disparados, logo é avisado na central. Isso faz com que uma unidade móvel vá até a sua casa fazer a visita. Em outras empresas ou planos contratados de alarmes, essa visita não é feita a não ser que o proprietário da casa entre em contato pedindo auxílio.
Então sempre deixe todos os números emergenciais anotados em um lugar de fácil acesso para no caso de emergência eles serem encontrados mais rapidamente e por qualquer pessoa. Isso é importante principalmente se você tem crianças em casa e ensiná-las como agir em caso de invasão também é primordial.
Seguindo essas dicas com certeza você poderá ficar despreocupado sobre invasões em sua casa. E lembre-se de sempre chamar a polícia em caso de arrombamentos.