Quando recebemos uma visita em casa queremos oferecer a ela o melhor, não falamos “sinta-se em casa” da boca para fora, é o nosso desejo. Mas, será mesmo que conseguimos receber bem os nossos convidados? Veja algumas dicas para receber visitas, incluindo temas que são um pouquinho controversos, mas que dá para achar um meio termo!
- Você está esperando as suas visitas, mas tem aquele hábito de que dentro da sua casa todo mundo sem calçado que vem da rua. O que fazer? Pedir para visita tirar ou não o sapato?Esse é um ponto muito polêmico, porque de um lado tem o hábito da família de não usar os sapatos que vieram da rua dentro de casa e do outro, a visita, que pode detestar andar descalça. A dica para receber bem os amigos, nesse caso, é achar um jeito divertido e que o seu convidado vai ver que você pensou nele, mesmo seguindo as regras da sua família. Tenha em casa chinelos para emprestar para as pessoas que vão te visitar. A forma mais higiênica é ter modelinhos simples e descartáveis, assim a pessoa calça uma coisa nova, limpinha e não terá problema de deixar os sapatos na porta de entrada. Algumas pessoas criam um cesto com vários chinelos descartáveis, coloridos e divertidos.
- Alguns pontos não são polêmicos como tirar o sapato, mas fazem uma grande diferença para quem recebe uma visita em casa. Nem sempre os nossos amigos se preparam e quando vem nos visitar acabam esquecendo uma coisa ou outra. Muitas pessoas, por timidez ou por não quererem incomodar não falam nada e acabam passando momentos “difíceis”. Estamos falando das visitas que vem para dormir e é bom ter em casa um “kit emergência”, que possa atender as necessidades individuais delas.A dica é: faça uma caixa, pode ser de papel decorado ou use um cesto de palha, uma coisa bonita e agradável de se ver. Anote o que deverá ser colocado dentro: escova de dentes (pode ser um modelo básico), fio dental, sabonete líquido, um pente simples, um desodorante, um pacote de absorvente (quando é uma mulher), um pequeno kit para barba (quando é um homem), pasta de dente, shampoo, creme de cabelo, kit unha (quando é mulher), kit costura, pijama e claro, toalhas.
- Não deixe a farmacinha faltar na sua casa, serve tanto para sua família, mas também para receber bem as suas visitas. Ter uma caixa com gaze, antisséptico, pomada para queimaduras, esparadrapo, além de remédios básicos, como aqueles para dores musculares, analgésico, antiácido, entre outros. Nunca se sabe o que pode acontecer e não teria nada mais desagradável do que um convidado na sua casa passar mal e você não ter absolutamente nada para oferecer.
- A nossa dica de número quatro serve para receber a visita que vem para um jantar quanto para aquela que ficará hospedada na nossa casa. Saber os hábitos alimentares faz uma grande diferença para deixar uma pessoa mais a vontade ou não quando está visitando uma família. Não tem nada mais desagradável do que ser obrigado a comer uma coisa que não está habituado. Sem falar, nas pessoas que possuem alergia a determinados alimentos, fato muito comum hoje em dia.Por isso, se você marcar um jantar com amigos, pergunte a cada um deles se tem alguma coisa que ele não come de jeito nenhum ou algum alimento que ele seja alérgico. O mesmo serve para quando você está se preparando para hospedar uma visita em casa. Procure saber o que ela não come e o que ela está acostumada a comer no café da manhã. Essa refeição é aquela que, normalmente, as pessoas repetem todos os dias, por isso é muito importante ter os itens alimentares que o seu convidado costuma comer no café da manhã.
- Vamos a outro tema polêmico quando o assunto é receber visitas em casa, os filhos dos nossos amigos. Fica mais complicado ainda quando na sua casa todo mundo é bem crescidinho e você tem espalhado pela casa vários objetos que podem quebrar na mão de uma criança bagunceira.Você convida os seus amigos, mas sabe que o filho deles é impossível e não é que eles tenham muita consciência de que é preciso colocar um freio na criança. O que fazer? Deixar que o filho da visita destrua a sua casa para não desagradar os amigos. Não é bem por aí.Se a presença da família com a criança agitada é para um jantar ou almoço de domingo é melhor prevenir para não chorar e ficar zangada depois, então, é inevitável, retire o que representa maior risco do alcance do pequeno convidado. Um outro método muito eficaz é ter alguma coisa para distrair o filho dos seus amigos. Vamos combinar que não é anormal que uma criança fique agitada em uma casa que não conhece e ela não tenha nada para fazer. O resultado será com certeza: bagunça. Então, depois de retirar todos os seus vasos preferidos, colocar uma manta sobre o sofá, colocar no alto os livros que ficam sobre a mesa de centro, tenha alguma coisa para distrair, como por exemplo um DVD infantil. Sendo filho dos seus amigos não será difícil descobrir qual o personagem preferido dele. Além disso, livros infantis, daqueles para colorir, gibis e até mesmo um joguinho. Você vai ver como isso ajudará a controlar a bagunça!
- As regras para receber bem uma visita não ficam só na parte do que ter em casa ou não ter, também conta a conversa e o modo como as pessoas são tratadas. Para um hóspede ou para alguém que vem jantar com a sua família é importante dar atenção a pessoa ou as pessoas. Escutar quando elas falam, não iniciar nenhum assunto polêmico, como política, por exemplo, assim como evitar falar de outros amigos em comum.Se você convidou um amigo para jantar, deixe quase tudo pronto, para poder dar atenção a ele. Não pense em pratos que exijam a sua presença na cozinha por um longo tempo. Prefira alimentos que possam ser pré-preparados e quando o seu amigo chegar você terá mais tempo para finalizar e conversar.
Categoria(s) do artigo:
Dicas