Dicas Para Realizar Um Casamento em Casa

O casamento é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa e por que não fazer desse momento ainda mais bonito se casando num local cheio de simbolismo como a sua casa? Além de ser uma excelente economia casar em casa (já que não precisa alugar um salão) é uma forma de incluir na cerimônia o lugar que fará parte da vida do casal.

A casa é um espaço que fala um pouco sobre a trajetória do casal, de sua história de amor enfim que tem tudo a ver com a história de amor que está avançando num passo tão importante. Porém, vale lembrar que realizar o casamento em casa não é tão fácil como parece e para te ajudar vamos dar algumas dicas.

Preocupações Extras

Se ao escolher usar a sua casa para o evento você economiza em dinheiro ganha mais preocupações, que não existiriam num espaço alugado. A seguir vamos listar algumas dessas preocupações para que você esteja pronto para enfrentar essa situação e ter um belo casamento.

O Espaço e a Quantidade de Convidados

Assim como seria feito num salão alugado é importante saber que existe um limite de pessoas para o espaço que você tem disponível. Não é pelo fato de ser na sua casa que é permitido colocar 400 pessoas onde só cabem 100. Leve em consideração que é necessário que haja espaço para circulação dos convidados, dos garçons, fotógrafos enfim para que a festa possa fluir se maneira elegante e sem complicações.

Pense nos Banheiros

Numa festa os banheiros têm uma influência muito grande no sucesso, pois um evento mais de 50 pessoas exige mais do que o lavabo. Se terá muitas pessoas em sua festa considere abrir os demais banheiros da casa, de preferência sinalize um banheiro como masculino e outro como feminino. Aproveite para pensar sobre uma possível reforma que acarrete na construção de um novo banheiro, se isso já estava em seus plano mãos a obra.

Estacionamento Para Convidados

Não deixe de fora da sua organização o vallet, pois não é legal ser convidado para uma festa, chegar todo arrumado e ter que dar muitas voltas para estacionar bem como pode ser difícil encontrar lugar para estacionar na rua se tiverem muitos convidados.

O Buffet

Se a festa será na sua casa então o buffet precisará ser feito na sua cozinha e para servir uma grande quantidade de pessoas as empresas desse ramo costumam montar uma cozinha industrial no local. Informe-se bem com a empresa se a sua cozinha tem espaço para a montagem da cozinha ou se existe a possibilidade de a comida chegar pronta e ser boa.

Decorando a Festa

As festas de casamento estão ganhando decorações cada vez mais simples e com um toque caseiro, algo que pode ser ainda mais trabalhado numa festa realizada em casa. Mas, lembre-se que pelo fato de ser um casamento realizado em casa é necessário caprichar ainda mais nos detalhes. Flores e artigos decorativos variados são sempre muito bem-vindos.

Respeite a Vizinhança

Boa parte das festas realizadas em casa acaba mais cedo e de um jeito ruim quando não existe respeito com os vizinhos. Isso quer dizer que se você pretende realizar um grande evento em sua casa deve avisar os seus vizinhos com antecedência e se for possível convidá-los para a festa. Além disso, é de bom tom mandar um vasinho de flores ou uma garrafa de uma boa bebida como presente para quem mora no entorno como uma forma de se desculpar pelo incômodo.

Gerador – Cuidado Extra Nunca é Demais

Ninguém sabe quando pode acabar a energia, não é mesmo? Já pensou se bem no dia do seu casamento você fica sem energia elétrica para a música, iluminação e afins? Para que isso não se torne uma ameaça pode ser bom contratar um gerador. Tenha atenção para o local em que o aparelho irá ficar já que ele não é pequeno além de pensar em como fará a ligação dos equipamentos no gerador.

Os cabos para fazer essa ligação costumam ser bem grandes, para ter certeza de que nada irá dar errado é bom fazer uma reunião com o DJ, pessoal da iluminação e outros envolvidos para acertar todos os detalhes para que nada dê errado caso seja necessário usar o gerador.

Limpeza

O casamento realizado em casa deve ser uma festa que deixe apenas alegria de recordação e não somente dor de cabeça com a sujeira. Dessa forma é válido e importante que seja contratada uma equipe de limpeza para atuar durante o evento evitando assim o acúmulo de sujeira bem como para dar aquele jeito nos banheiros.

Tenha Ajuda

Realizar uma festa de casamento em casa demanda alguns cuidados e necessita de atenção aos menores detalhes. Dessa forma a dica é contar com a ajuda de pessoas próximas para fazer a organização. Se estiver no seu orçamento pode contratar uma assessoria especializada nesse tipo de eventos.

No caso de quem não tem muito dinheiro disponível vale chamar os familiares e amigos para ajudar a resolver as pendências que vão aparecendo. Divida as tarefas para cada pessoa se responsabilize por uma determinada atividade de forma que tudo seja resolvido antes da festa. Como a festa é sua é bom ficar de olho a quantas anda cada pequena coisinha do evento para evitar surpresas desagradáveis.

Pista de Dança

O piso e a cobertura do chão são essenciais para o sucesso do evento em especial se houver uma pista de dança. Observe se o local é adequado para pessoas com salto alto, nos casos de quem fará a festa na área externa com grama vale avisar no convite para que principalmente as mulheres levem uma sandália sem salto ou chinelo. Obviamente se você pretende utilizar uma área externa para a festa deve contratar uma cobertura ou toldo para evitar problemas em caso de chuva.

Simplicidade

Quem está apenas querendo celebrar a união, mas não tem muito dinheiro para investir numa megafesta pode fazer as coisas de maneira mais simples, ou seja, apenas convidar os familiares e amigos e oferecer um buffet com música improvisada. O que importa mesmo é estar feliz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *