?> Dicas Para Quem Vai Morar Sozinho | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Quem Vai Morar Sozinho

Depois de uma certa idade algumas pessoas passam da fase de morar com os pais e resolvem ter seu próprio espaço e decidem morar só. Não são todas as pessoas que conseguem se estabilizar e morar só, mas muitos desses casos são somente por falta de estruturação. Não planejar como será sua vida morando sozinho é um erro muito grande principalmente se você não tem a responsabilidade direta pelo pagamento de contas.

Dicas Para Quem Vai Morar Sozinho

Dicas Para Quem Vai Morar Sozinho

Saber se organizar para morar só vai além também das responsabilidades com contas, vai levar você a ter responsabilidade por uma casa inteira e isso inclui cuidados, gastos, decoração e até mesmo a escolha certa do lugar onde você vai morar. Por isso, se você está pensando em dar esse passo na sua vida, vai gostar das dicas que vai encontrar mais abaixo. Você não encontrará nenhum segredo infalível ou mágica que vai ensinar de um dia para o outro, como resolver problemas domésticos. Cuidar de uma casa é uma atividade diária e surpresas aparecerão mesmo você sabendo basicamente o que se passa no seu dia a dia.

Então fique ligado nas nossas dicas e anote todas para colocar em prática assim que estiver com seu espaço todo montado.

Programe-se!

Nada que é feito sem uma programação bem feita, sai sem nenhum problema. Você deve para e analisar todos os possíveis gastos antes de sair comprando a decoração da sua casa e principalmente, alugando um apartamento ou casa sem calcular se está exatamente dentro das suas condições financeiras. Comece calculando os seus gastos com aluguel, luz, água, telefone, internet e gastos mensais do tipo.

Se você ainda não tem nenhuma estrutura em termos de móveis e eletrodomésticos e vai então começar do zero mesmo, os gastos acima tem que ser mais que elaborados para você não ficar sem nenhuma dessas necessidades substanciais e principalmente, para não acumular dívidas e acabar tendo que voltar para a casa dos pais.

O ideal é que você comece a se programar com pelo menos 1 ano antes de mudar de verdade, juntando uma grana extra, comprando móveis e itens que são de necessidade básica como fogão, geladeira, panelas, copos, pratos, entre outros. Visite também imóveis em bairros que você tem como foco para mudar-se para conhecer melhor as estruturas e também analisar as condições de aluguel e condomínio, em caso de apartamentos. Pesquise também o valor de gasto com luz, água, telefone, gás e outros gastos do tipo.

A melhor opção para nunca perder o controle, é fazer uma planilha com todos os gastos incluindo os mais fundamentais até aqueles que você julga mais simples.

Consulte Amigos e Parentes

Nada melhor para pegar experiência sobre morar só, do que conversar com que já passou por essa situação. Veja com amigos e parentes, quem já morou sozinho e leve em conta todas as dias.  O ideal é você analisar mais as dicas de quem foi morar só com as mesmas condições financeiras que as suas, pois isso vai abrir muito a sua mente para os possíveis problemas que você também vai enfrentar.

Consulte Amigos e Parentes

Consulte Amigos e Parentes

A Palavra Da Vez é Reaproveitar

Somente o fator “morar só” já leva você a pensar em alguns gastos e com certeza você raramente terá um dinheiro em reserva para cobrir todas as necessidades para essa nova fase, sem se preocupar com gastos. Mas se você parar para ver o que você já tem em casa e pode usar na sua nova residência, você vai se espantar com tanta coisa aparentemente sem importância, mas que dará uma economia incrível aos seus bolsos.

Veja o que você tem no seu quarto como cabides, armários, quadros, eletrônicos e qualquer coisa que você pode aproveitar em diversos ambientes da sua nova casa. Veja com seus pais, amigos e outros parentes também, o que pode ser doado e você complementar o seu novo lar. Com toda certeza, quando você for comprar de fato seus móveis e eletrodomésticos, verá que reduziu os gastos em quase ou mais de 50%.

Pesquise também em lojas e feira que comercializam artigos usados, pois dessa forma você vai encontrar móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e tudo o que você vai precisar para a sua casa nova e por um valor muito abaixo do que você encontra em lojas. Você deve atentar-se apenas para as condições dos objetos que você vai comprar nesses lugares, para não comprar nada com defeito.

Procure Uma Renda Extra

Principalmente no começo da sua vida morando sozinho, qualquer economia que você tiver vai ser importante, assim como qualquer dinheirinho extra também. Se você tem um dom que pode lhe render uma graninha extra no final do mês, use um pouco do seu tempo livre para realizar essas atividades e dessa forma, ajudar a melhorar os gastos no final do mês. Além de ganhar um dinheirinho a mais, você ainda ocupará a sua mente e se dedicará a uma atividade de passatempo bem divertida.

Cuidados Com a Alimentação

Uma pessoa que mora sozinha comete milhares de erros quanto à sua alimentação. O erro começa quando você não se preocupa com o que come e acaba por comer muita comida enlatada, pré-cozida ou qualquer besteirinha como guloseimas, pastéis, pizzas, etc. Esse tipo de alimentação vai prejudicar e muito o seu organismo, fazendo você ganhar peso e até mesmo, adquirir algum problema de saúde. Mantenha uma dieta com uma alimentação sadia, mesmo que você não faça uma dieta, procure comer bem e os alimentos corretos.

Outro problema quanto a alimentação de quem mora sozinho e sobre o armazenamento de comidas. Evite comprar alimentos demais do tipo que se estragam facilmente como frutas e verduras, além de deixar também, alimentos cozidos por muito tempo dentro da geladeira. Você pode acabar perdendo essas porções e além de ter mais gastos, ainda pode acabar comendo algum produto estragado. O ideal é que você mantenha uma frequência de compras semanais, pois dessa forma você evita ter alimentos demais e consequentemente, perdê-los.

Cuidado também com o gasto que você terá com alimentos, principalmente se você gosta de comer fora ou pedir comida por delivery. Se você não anotar e ter um controle sobre quanto você pode gastar com tudo isso, suas contas podem se descontrolar e você acabar com algum débito no final do mês que não esperava.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *