Repúblicas são locais em que estudantes se unem para morar próximo da universidade. No Estados Unidos são mais populares e possuem status social, em que um estudante em uma república mais popular é considerado melhor e mais bacana. Um exemplo são as repúblicas Alfa, Beta e Gama da Universidade de Harward, nos Estados Unidos, as mais famosas do mundo.
No Brasil as repúblicas ainda são poucas, mas são bem conhecidas e antigas. Em Minas Gerais, por exemplo, já existem há mais de cinquenta anos e são geridas e organizadas pelos próprios estudantes de ensino superior. Geralmente ficam vazias no período de férias, mas podem ficar ocupadas pelo tempo necessário.
E como todo convívio social de um grupo de pessoas, as repúblicas precisam de regras para se manter funcionando. As regras é que deixam o ambiente mais harmônica, que deixam a convivência mais brando e fazem tornam o ambiente mais agradável. Por isso é importante uma organização em uma república, o que não é difícil de fazer.
Tenha Horários
Os estudantes adoram a liberdade de fazer o que querem e quando querem, mas ter horários é de extrema importância para uma república, pois podem atrapalhar os outros em seu processo de aprendizado ou horário de trabalho. Estipule horários em que a música pode ficar alta, os dias em que festas podem ser realizadas e até que horas ou um limite de volume caso a festa ultrapasse as expectativas para não atrapalhar os que não desejam fazer parte da festa.
Horários para entrada e saída ou exigência de uma identificação é uma forma de segurança também. Os estudantes podem criar as regras em conjunto, mas elas precisam ser mantidas para segurança dos próprios alunos. Nem todas as pessoas que te conhecem na rua são honestas ou não possuem intenções maldosas, por isso é importante ter regras de entrada e saída. Um assalto dentro de uma república pode ferir muitas pessoas, por isso todo cuidado é pouco.
Privacidade é Importante
Na maior parte das vezes os quartos são coletivos e deve haver regras de privacidade. Chaves em armários individuais podem resolver o problema, mas há formas mais saudáveis de evitar problemas também como impondo regras de entrada nos quartos e mexer nas coisas de outras pessoas. Uma boa dica é eleger um conselho e punições sobre tais problemas como furto e quebra de objetos, podendo ir desde a reposição do objeto roubado com investigação via inquérito entre os estudantes até a expulsão do aluno da república, caso o assunto seja de tamanha importância para tal ato drástico.
Regras De Limpeza Para Manter Um Ambiente Agradável
Limpeza em qualquer ambiente coletivo é importante, principalmente em uma república, onde os estudantes tendem a não ser tão limpos como de costume. Como nem todo mundo gosta de fazer mas todos querem um local limpo, uma boa pedida é montar uma tabela de revesamento. Cada pessoa fica responsável por um dia de limpeza dos banheiros e ambientes comuns. Locais mais privados como quarto e banheiro devem ter sua limpeza revesada entre os usuários para uma melhor manutenção do espaço. Contudo, esta limpeza deve ser constante pelo próprio bem dos republicanos.
Meninos Com Meninos e Meninas Com Meninas
Não que homens não possam dormir com mulheres em um mesmo quarto, mas é mais bacana organizar desta forma pela própria natureza das espécies. As mulheres possuem certos hábitos na intimidade que gostam de compartilhar apenas com as mulheres. Os homens não costumam se importar com isso, mas elas sim e por isso esta separação é importante.
A forma mais tranquila é estipulando um setor ou um andar para cada sexo. Um andar para meninos e um para meninas e assim por diante. Fica mais organizado e, caso sejam banheiros coletivos, elas vão se sentir mais a vontade para circular pelos corredores após um banho.
Organize Os Objetos Pessoais Com Etiquetas
Ambientes comuns como cozinha são um grande problema porque cada um compra suas coisas, mas na hora de consumir nem sempre se restringe ao que é seu. Uma boa pedida é marcar com etiquetas tudo o que é seu para assim poder organizar melhor as coisas. Caso haja espaço coloque um espaço do armário para cada pessoa, com placas dos seus donos na parte externa. Você não quer que alguém pegue o que é seu, mas também não deve pegar nada dos outros.
O mesmo deve ser feito em áreas coletivas como o quarto compartilhado, com armário individual para cada um ou prateleiras individuais. O importante é resguardar os bens de cada um para que assim se possa andar em harmonia e ninguém invadir o espaço de ninguém.
Quem Toma Conta De Uma República?
Como as repúblicas são espaços privados, são os próprios estudantes que devem tomar conta do espaço. Para isso é preciso que se tenha uma concordância entre as partes, havendo um acordo dos eleitos. Uma pequena presidência deve ser eleita para as decisões mais drásticas. É importante para manter a ordem tem uma organização maior, um responsável mor e assim manter as coisas funcionando.
Tenha Regras Em Papel
Sabe aqueles locais em que você entra e te entregam logo um livro? Bom, este é o caso de uma república. As pessoas só vão saber que estão desrespeitando uma regra se elas souberem quais elas são, por isso um código de conduta com todas as regras escritas é importante. Ele deve ser dado a todo novo morador e a cada punição deve haver uma menção ao código de regras da república de estudantes.
Em igual importância, um conselho de ética para julgar quando uma punição deve chegar em expulsão é importante. Pode ser formado por duas ou três pessoas, para assim deixar claro que a decisão não é de um presidente e de uma pessoa contra outra.
Votação Em Grandes Mudanças
Para cada grande decisão siga o modelo de um condomínio fechado: uma assembleia a qual a maioria prevalece. Convoque todos em um dia que a maioria ou todos possam estar, alguém deve expor o problema e assim todos votam de forma aberta ou fechada. O melhor é que seja um horário em que todos possam estar, assim a decisão poderá ser de comum acordo.