Dicas Para Mudança de Cidade

Muitas vezes temos a necessidade de mudarmos de cidade, seja por motivos profissionais (a pessoa consegue um emprego em outra cidade ou é transferido), por questões de estudo (a pessoa vai para outra cidade fazer faculdade), por questões afetivas (a pessoa rompe com a namorada, noiva ou esposa e quer se afastar) e as vezes a pessoa opta por mudar de cidade apenas pelo fato de desejar mudar de ares e respirar o ar de um novo ambiente.

No entanto, antes de mudar de cidade é preciso buscar o maior numero de informações sobre a nova cidade que você irá morar. Caso você já tenha algum conhecido, amigo ou parente na nova cidade procure obter o máximo de informações e dicas sobre a nova cidade que irá habitar, pois o processo de mudança não é algo fácil e simples.

O processo de mudar de cidade gera uma serie de mudanças na sua vida, pois a sua rotina será modificada, você irá se afastar dos seus amigos e irá para uma nova cidade e iniciar um novo ciclo de amizades e tudo isso gera a necessidade de adaptação por parte da pessoa a esse novo mundo que irá surgir na sua vida.

Por isso, antes de qualquer coisa você precisa estar com seu espírito disposto e aberto a novidades, com o intuito de ampliar os seus horizontes.

Os Objetivos da Mudança de Cidade

Quando a pessoa se muda de cidade tem um objetivo e uma razão. Por isso, é de fundamental importância que você tenha em sua mente de forma clara os seus objetivos com a sua mudança de cidade.

Com os objetivos de sua mudança estando claramente definidos, você irá conseguir com maior facilidade definir as suas maiores necessidades na nova cidade: acomodação, meios de transporte, lazer, alimentação e outros gastos.

A partir do momento em que você conhece a cidade onde irá morar, você irá saber onde encontrar as suas necessidades e saberá onde encontrar os produtos mais baratos, sem estourar o seu orçamento e respeitando o seu planejamento financeiro.

Procure Conhecer o Custo de Vida da Nova Cidade

É de grande importância que antes de concluir a sua mudança para a nova cidade, você faça uma pesquisa de todos os gastos que você irá ter na nova cidade. Procure conhecer o custo médio do aluguel, dos alimentos, combustíveis e outras despesas.

A realização da pesquisa da nova cidade em que você irá morar, irá deixar você mais seguro e mais confortável. Uma forma de conseguir algumas informações sobre o local, como  cultura, segurança e outras questões práticas, através da internet, através dos jornais da cidade e principalmente através do contato com as pessoas que moram na cidade.

É de grande importância que você avalie o custo de vida da sua futura cidade e compare com o custo de vida da atual cidade onde você mora. Coloque tudo na ponta do lápis para não ser surpreendido, pois o processo de mudança é bastante oneroso.

Outra coisa que você precisa conhecer é o clima da nova cidade, pois caso exista uma grande mudança térmica será necessário gastar com um novo guarda roupa, que seja adequado ao clima da nova cidade.

Dicas para Realizar a Mudança de Cidade

Antes de fazer a mudança propriamente dita, é necessário que você verifique uma série de detalhes e coisas importantes que influenciarão na sua mudança.

Entre os detalhes a serem verificados estão:

  1. A organização dos objetos – não deixe para arrumar as coisas da sua casa que irão ser transportados pela mudança de ultima hora. É importante que você se organize, guarde tudo em caixas e preferencialmente guarde logo as coisas menos usuais e que você não usa a um certo tempo, como por exemplo: cd’s, dvd’s, roupas e louças menos usuais e outros objetos;
  2. O Transporte dos Objetos – verifique como serão transportados os seus objetos, antes de mais nada, procure uma empresa especializada em mudanças para que tudo seja transportado com segurança. Quando for procurar a empresa para realizar sua mudança, verifique a idoneidade da empresa e leia detalhadamente o contrato para evitar problemas. Outro detalhe a ser visto é a questão da responsabilidade da empresa com relação aos seus bens;
  3. Objetos que Não Devem ser Transportados – quando for realizar a sua mudança, evite transportar alimentos e objetos que sejam líquidos (xampus, bebidas e outros), pois esses objetos podem acabar tendo o seu vasilhame ou sacos deteriorados e o produto acabar derramando e se estragando;
  4. Troque o Endereço das Correspondências – é importante que você realize a mudança de todas as suas correspondências (assinaturas de revistas, cartões de crédito, lojas comerciais), para que você não perca nenhum tipo de informação ou pague uma conta em atraso;
  5. Cancele ou Transfira os Contratos de Prestação de Serviços – é de fundamental importância pessoal e financeira que transfira e cancele as contas fixas e contratos de prestação de serviços, como por exemplo: energia, água e esgoto, internet, TV a cabo, plano de saúde e outras contas. O que for possível transferir e você tenha algum interesse em continuar com o mesmo prestador, verifique quais são as condições para evitar maiores gastos;
  6. Faça Amigos – quando chegar na nova cidade procure fazer novos amigos , pois é muito importante fazer amigos na nova cidade. As novas amizades são o inicio de uma nova rede de contatos e apoio. Esteja aberto as novas situações e novos hábitos que irão surgir com as mudanças. Procure estar em contato com pessoas, frequente a sua igreja e comece novos ciclos em sua vida;

O processo de mudança não é algo fácil e simples, mas conforme a sua atitude, vontade e a forma de encarar o processo como uma grande oportunidade de recomeço e crescimento. Verifique o que tem de novo na cidade, esteja aberto e crie novos hábitos.

Não crie resistência e obstáculos as mudanças, não seja uma pessoa comodista. Aproveite a chance, e torne a sua mudança uma oportunidade única de descobrir novas coisas e seja uma nova pessoa e caso bata a saudade, use a internet, as redes sociais e os programas de comunicação para entrar em contato com os familiares e antigos amigos. Para essa empreitada ter sucesso só depende de você.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *