?> Dicas Para Montar uma Horta com Pouco Espaço | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Montar uma Horta com Pouco Espaço

A seguir podemos dar algumas dicas bastante interessantes de como se criar uma horta que tenha uma medida de apenas um metro quadrado.

Existe uma grande dúvida por parte das pessoas quando o assunto é criar uma horta e ter pouco espaço em casa, e acabam até mesmo desistindo pois acham que não é possível se criar seus alimentos. Apesar disto paisagistas ensinam que até mesmo em ambientes considerados pequenos é sim possível se criar hortas caseiras.

Este tipo de cultivo é importante, já que estim-se que de 2011 para cá, se acordo com a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária mais de 28% dos vegetais que são consumidos no país contam com resíduos tóxicos e de agrotóxicos a níveis que são inaceitáveis. Uma alternativa interessante é cultivar os alimentos orgânicos mesmo que seu espaço possa ser considerado pequeno para isso.

Veja a Seguir Algumas Dicas Interessantes de Como se Criar uma Horta com Pouco Espaço

As hortas medidas por metro quadrado são uma excelente alternativa e está cada vez mais popular entre todos os jardineiros urbanos. Este tipo de plantação é algo bastante suficiente para que aconteça o abastecimento diário dos legumes de uma pessoa pelo menos mensalmente.

Para que ocupe um pequeno espaço, as hortas permitem que os cultivadores alcancem toda ela para realizar uma plantação, assim como também regar e colher, sem que necessite de muitos esforços. Outra peculiaridade interessante deste tipo de plantação é que é possível se realizar o cultivo das hortas ao nível da cintura, o que deverá facilitar bastante o cultivo por deficientes físicos.

Este tipo de cultivo funciona da seguinte forma, ele é dividido entre quadrados e também retângulos de tamanhos menores. Cada um dos espaços possuem um legume específico ou ainda uma erva diferenciada. Veja a seguir alguns alimentos que você poderá cultivar e também as suas categorias específicas.

As plantas pequenas por exemplo, como o rabanete, cenoura, cebola, espinafre, beterraba, alface e também salsa são interessantes de ser plantadas pois seu cultivo acontece de forma rápida, e por isso é uma boa alternativa de cultivo dentro de casa ou pátios menores.

Para quem quiser ter uma terapia um pouco diferenciada e plantar itens que demorem um pouco mais para que seja realizada a colheita, uma boa alternativa é o repolho, o brócolis, a couve flor, a berinjela e até mesmo as pimentas.

Se você quiser realizar uma plantação um pouco mais longa quanto ao tempo de colheita e ainda decorativa, uma ótima alternativa é se abusar das plantas verticais, como tomate, pepino, vagem, ervilhas e ainda feijão. Estas são plantas que durante o seu cultivo ficam muito bonitas e dão um resultado muito positivo na hora da alimentação por não contarem com agrotóxicos.

Dicas Para a Estrutura do Jardim de Cultivo

Para se construir um local ideal é interessante se colocar alguns rodízios embaixo dele, esta é uma idéia bastante interessante, desta forma fica fácil se mover para trocar de lugar, ou mesmo limpar o chão, etc. cada uma das rodas você poderá encontrar pelo valor de R$ 4. E para que possa as colocar antes você poderá ter uma leve martelada nos parafusos para que ele possa entrar um pouco na madeira e depois fica mais fácil de se prender utilizando uma chave de fenda. Em pouquíssimo tempo você deverá ter uma horta móvel e também repleta de estilo.

Como recipiente para utilizar é interessante se escolher as floreiras, que tem um bom tamanho e já vem com furos. Você ainda poderá utilizar vasos, latas, caixas de madeira, entre outros problemas. Vale lembrar que é importante se ter furos embaixo para que se possa drenar a água. Se não tiver você mesmo poderá os fazer de forma simples e prática. É interessante se utilizar como dica deixar os furos embaixo das divisões da madeira para que o material não apodreça com o tempo, deixando a água cair apenas nos espaços.

A Utilização de Argila Expandida

A utilização de argila expandida deverá servir para drenar a água, do contrário a terra fica muito encharcada , e as raízes de suas plantas poderão ficar apodrecidas. É interessante se utilizar uma camada ao fundo. Você pode encontrar este tipo de material por valores em torno de R$ 5 o que é possível se utilizar em mais ou menos 4 floreiras.

Os Compostos Orgânicos

Este tipo de material nada mais é do que uma terra que é preparada com nutrientes que as plantas necessitam. Você deverá utilizar de acordo com as recomendações da planta que você cultivar. Para que tenha um cultivo mais preciso e também correto é interessante questionar aos vendedores onde você comprar as mudas como deve ser feito este tipo de cultivo e controle para que tenha um bom resultado.

As Mudas e Sementes

Tudo isto deverá depender diretamente de seu gosto. É interessante realizar uma pesquisa ou ainda se informar no lugar onde for as comprar para saber se a planta é possível ser adaptada para uma horta doméstica. Uma boa alternativa para este tipo de plantação é a utilização de rúcula, couve, alface, e também espinafre.

A manta de bedin também é algo importante a ser utilizado, é um tipo de tecido que lhe ajuda a manter a sua umidade na medida certa. Este tipo de tecido deverá ficar entre a terra e também a argila expandida.

Assim que você tiver os locais escolhidos, os pallets prontos, e também seus materiais a postos. Seu próximo passo é começar a criar uma horta propriamente dita.

Este processo é muito simples, procure pegar primeiramente as floreiras ou o que você tiver escolhido. Caso não existam furos procure os fazer.

Em seguida procure aplicar a argila estendida, não é necessário se utilizar muito do material, procure somente cobrir o fundo com estas pedras.

Em seguida aplique a manta de bediin. Esta manta irá lhe ajudar a conservar a sua umidade na medida certa. E em seguida procure colocar um pouco de terra na floreira. Este processo deverá mudar de muda para muda, antes de mais nada procure pegar um saco de composto orgânico e o utilize. Em seguida basta dispor as sementes e a terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *