?> Dicas Para Manter o Closet Organizado | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Manter o Closet Organizado

A bagunça não serve para nada útil, pelo contrário, ela acaba nos criando problemas. No caso de um closet com tudo fora do lugar se corre o risco de perder um compromisso importante, por exemplo.

Porém, nem sempre dá para ficar arrumando e arrumando o armário ou closet. Vale ressaltar que as dicas servem também para quem tem um armário e não só necessariamente para quem é dona de um closet.

A organização é a palavra certa para quem quer manter cada coisa no seu lugar e sabe que com isso, além de criar um ambiente agradável não corre o risco de ficar “perdida” dentro do próprio closet.

É importante lembrar também que um closet organizado significa manter as roupas, sapatos e acessórios guardados como se deve e isso influi no “tempo de vida” deles.

Não é preciso ser um gênio para manter o closet organizado, simples dicas quando colocadas em prática resolverão o seu problema. Veja a seguir!

1– Cada coisa em seu lugar.

Para se manter um closet organizado é fundamental que todas as coisas que são guardadas dentro dele possuam um lugar previamente escolhido. De forma é bem mais simples na hora de recolocar o que foi tirado no lugar. Não se perde tempo e depois é fácil saber onde está.

Ainda falando de cada coisa em seu lugar, quando o closet não é enorme que dá para dispor de tudo bem à vista, fazer a seleção verão e inverno é uma boa maneira de organizar. Isto é, na época de frio  deixe as roupas de verão nos lugares de “difícil acesso” e vice-versa. Quando você não tem uma sapateira à mostra muito grande pode colocar os sapatos de verão durante o inverno em caixas e colocá-las na parte mais alta das prateleiras e deixar os sapatos de inverno na sapateira. Quando a estação mudar é só mudar a arrumação.

2– Não hora de escolher a roupa não crie uma montanha e deixe para depois a arrumação.

Se você é daquelas pessoas indecisas, que só depois de tirar metade do guarda-roupa para fora decidi o que vai vestir é hora de mudar.

Nada de ir tirando e jogando em cima da cadeira e o pior ainda, saindo de casa e deixando para recolocar tudo no lugar no dia seguinte. Errado. Retire, experimente e se não for usar, coloque no lugar antes de pegar a próxima peça. Pode parecer chato no início, mas pode ter certeza que é bem melhor do que recolher e guardar tudo junto depois.

3– As roupas não devem durar para a vida toda e nem os sapatos.

Se você adora renovar o guarda-roupa, mas não costuma se desfaze de nada, chegará uma hora que será impossível organizar qualquer coisa.

Um closet para ser organizado e eficiente deve ter a quantidade de roupas, sapatos e acessórios que ele “suporta”. Comprar, comprar e comprar mais, fará parecer tudo um amontoado de coisas.

Então, de vez em quando retire um momento para a “faxina” do seu closet e separe todas as roupas e sapatos que você não está usando. É fácil entender que aquela roupa já “passou do ponto”. São aquelas peças que você nem lembra qual foi a última vez que usou.

4– Organize as roupas por “tema”.

Tema é uma brincadeira, claro, mas organizar as roupas é um modo de deixar tudo no lugar e facilitar a sua vida. As roupas de trabalho, por exemplo, podem ficar em uma parte separadas e melhor ainda se já feitas as combinações. No fim de semana é só fazer aquela organização e definir 5 looks para os dias da semana.

Se você frequenta academia também vale a pena ter as roupas de ginástica todas no mesmo lugar.

5– Organização metódica.

Organizar muito pode parecer um exagero, mas não é, e dá para descobrir isso quando você não perde a hora procurando aquela blusa azul que combina com a “calça eleita do dia”.

Colocar as roupas no cabide respeitando as cores e o mesmo na prateleira é uma maravilha. Assim quando você quiser uma blusa branca sabe onde encontrá-la, o mesmo se ela for colorida. É uma organização simples e rápida e que te poupa tempo depois.

6– A dica agora é mais de conservação do que de organização. Dentro de um closet é bom manter as roupas mais delicadas e claras dentro de protetores, porém, não use o plástico que vem da lavanderia. O correto é usar as capas de algodão que são próprias para isso.

7– Lugar de roupa suja não é dentro do closet.

O mesmo serve para os sapatos. Tudo antes de voltar para o closet deve ser devidamente lavado e está completamente seco. As roupas devem estar passadas. Até porque dessa forma elas ocupam menos espaço.

8– Abuse dos organizadores de closet, eles ajudam a manter a organização.

É fácil entender porque os organizadores são tão úteis, porque eles criam divisões. Quando cada coisa tem o seu lugar, como falamos anteriormente, fica muito mais fácil de manter tudo organizado.

Então aposte em ganchos para bijuterias e para cintos, caixas com etiquetas, cabides padronizados, latas para pequenos acessórios, etc.

No caso dos sapatos quando você não tem a sapateira que deixa todos eles expostos dentro do closet, a melhor aposta é a caixa transparente.

9– Faz parte da organização a limpeza.

O mofo é o grande inimigo das roupas, por isso, use sempre produtos para combatê-lo dentro do seu closet. E não guarde nunca roupas úmidas.

10– Se você ainda não tem um closet e está montando, faça isso de olho nas suas necessidades.

Antes de definir quantas prateleiras serão necessárias, lugar para colocar sapatos, gavetas e etc. Dê uma olhada nas suas roupas. Dependendo do seu estilo, as gavetas podem ser mais úteis do que a arara para pendurar as peças, por exemplo.

Os homens que usam camisa para trabalhar precisam ter uma arara muito maior do que prateleiras.

É importante que os espaços sejam bem pensados para que as roupas fiquem guardadas e não se amarrotem logo após serem colocadas dentro do closet.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *